quinta-feira, 17 de setembro de 2009

40 milhões de litros de água por dia...

O consumo diário de água nas ilhas dos Açores ascende a cerca de 40 milhões de litros, estimativa que exclui, por impossibilidade de cálculo, a água consumida na limpeza das explorações agrícolas. Só o consumo diário dos bovinos é mais do dobro da água consumida pela população humana residente.

Os valores recolhidos pela Agência Lusa indicam que os cerca de 245 mil habitantes do arquipélago consomem seis milhões de litros de água por dia, que é menos de metade do consumo diário dos bovinos existentes no arquipélago, que ascendem a 13 milhões de litros. O sector empresarial tem um consumo diário de 14 milhões de litros, enquanto o sector público gasta seis milhões de litros da água por dia.

No que se refere ao consumo particular, em média, os que gastam menos água são os 484 habitantes do Corvo, com 130 litros por pessoa/dia, enquanto os mais gastadores são os 2.492 habitantes de Santa Cruz das Flores, com 560 litros por pessoa/dia. Este elevado consumo talvez seja explicado porque na ilha das Flores, que possui água com certa abundância, não existem contadores e os residentes pagam apenas uma taxa de 3,50 euros trimestralmente.

Na agro-pecuária, exceptuando a limpeza das explorações, são gastos diariamente 13 milhões de litros de água para matar a sede a 217 mil bovinos, dos quais 86.720 são vacas leiteiras, estimando-se que cada um beba cerca de 60 litros por dia.

As estimativas apresentadas referem-se a dados recolhidos pela Agência Lusa junto da maioria dos municípios dos Açores e fornecidos pelo Serviço Regional de Estatística, no caso dos concelhos de Nordeste, Povoação e Vila Franca do Campo (São Miguel), Velas (São Jorge), Madalena (Pico) e Santa Cruz (Graciosa). O concelho das Lajes, na ilha das Flores, foi o único que não disponibilizou as suas estatísticas relativas ao consumo de água por particulares e pelos sectores empresarial e público.


Notícia: «Diário de Notícias», «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e «A União».
Saudações florentinas!!

13 comentários:

FDM (boneco virtual preocupado com a nossa politica de águas)... disse...

É impressionante o nível de consumo de água nos Açores.
E certamente não será menos impressionante o nível de desperdício.

Para racionalizar e moderar o consumo a água fornecida pelos serviços municipalizados das Flores deve ser paga.

(Há a conviccção tola que água é coisa que nunca faltará nas nossas Ilhas.
Pois bem, com as alterações climáticas em curso e que estão a ser muito severas, a água - esse precioso líquido tão desperdiçado! - vai começar a escassear.
Uma politica integrada de água, saneamento básico,tratamento de resíduos sólidos, protecção das fontes e descontaminação dos solos adjacentes aos aquíferos, é imprescindível para que num futuro próximo não sejamos confrontados com a escassez de água como já acontece nalgumas ilhas, tais como Terceira e Sta.Maria.
Não esquecer que as próximas guerras serão para os povos terem acesso à agua e não ao petróleo...)

Anónimo disse...

Serviços Municipalizados das Flores, este FDM não conhece nada das Flores, aqui esta uma prova que ele não é das Flores. ehehehe

FDM (boneco virtual, esclarecendo um comentário dum cepo)... disse...

Anónimo das 19H43:

Quando digo "serviços municipalizados" quero dizer que o abastecimento de água às populações é efectuada e garantida por serviços pagos pelas respectivas Câmaras Municipais (Lajes e Sta.Cruz).

Ou nas Flores, existe alguma "empresa municipal de águas" ou a EPAL tem alguma sucursal, aqui na Ilha?

Anónimo disse...

Caro FDM,não existe nenhuma "empresa municipal de aguas" nem a EPAL tem nenhuma sucursal ai na ilha, ja agora sabe me dizer Santa Cruz, é abastecida com agua de que nascentes?

Anónimo disse...

- 540 litros por dia por pessoa.
- 16 m3 por mês por pessoa.

- Uma casa com quatro pessoas gasta 64 m3!

É obra!

Não deixa de ser curioso o facto de numa parte da nossa ilha não existirem dados de consumo. E existirão porventura dados de qualidade da água?

Como é que se percebe que não existam contadores quando se apregoa a sustentabilidade na exploração de recursos?

Anónimo disse...

FDM supõe que o abastecimento de água nas Flores se faz por garrafão.

Anónimo disse...

este anónimo de santa cruz fez uma pergunta a farto de mamar com o nome actual fdm que ele ficou todo roto. a pergunta é de que nascente é abastecida santa cruz e eu aproveitanda a boleia pergunto de que nascente é abastecida as lajes mais uma para este japones ficar todo roto.

Anónimo disse...

Pelo vistos o FDM não vai responder,das duas uma; ou ele não conseguiu contacto de alguem das Flores para lhe dar essa informação sobre as nascentes, ou então quem ele contactou tambem não sabia.

FDM (boneco virtual, respondendo aos «agueiros de serviço»)... disse...

O Prof.Engº.FDM sabe muito bem que o abastecimento de água na Ilha das Flores é efectuado através de nascentes.
Aliás as Flores, conjuntamente com o Corvo, são as únicas ilhas dos Açores, onde a captação de água para a rede pública é proveniente exclusivamente de nascentes.

Estou tão bem informado sobre as nascentes e a rede de abastecimento de águas na nossa ilha que até tenho em "arquivo" um mapa sobre o assunto:

###Clickar no nick FDM###

(Ainda hoje passei perto dalguns dos reservatórios e zonas onde passam as adutoras que abastecem a vila de Sta Cruz.
Nas Lages - e como não há análises conhecidas - continuo a beber Évian e Perrier....)

Josè Andrade disse...

O Prof. Engº. FDM, pensa que engana quem? Ele diz estar tão bem informado sobre as nascentes e a rede de abastecimento de águas da nossa ""não a dele" Ilha,que até tem em arquivo um mapa sobre o assunto.Se o Sr Prof. Engº.FDM soubesse realmente onde nascem as nascentes tinha dito, como não sabe limitou-se a ir ao Google pesquisar por Sistemas de Abastecimento de Àgua e de Drenagem e Tratamento de Àguas Residuais e colar ao nick dele o ficheiro em formato PDF/Adobe Acrobat e lá está o tal mapa.Espertinho o Professorzeco, mas existem outros talves com menos estudos tão espertos como ele. Eu não preciso de recorrer ao mapa pois conheço todas as nascentes e sua localização e toda a rede de distribuição que abastece todo o Concelho de Santa Cruz, foram alguns anos a dar o meu melhor no Serviço de Àgua desse Concelho.

Anónimo disse...

eu já sabia que este farto de mamar não sabia ficou todo roto lá para a ilha dele um dos nascentes que abastece a cidade de ponta delgada fica para fagã de cima.

FDM (boneco virtual e vítima duma nova tentativa de «afogamento») disse...

Sr.José Andrade:

O Prof.Engº FDM respondeu com rigor científico ao facultar em pdf o mapa das nascentes.

O seu comentário é simpatático mas não deixa de ser provocatório.

Era o mesmo que lhe perguntar - e para testar a sua "autenticidade" florentina -, quantos campeonatos o "Boavista" e o "Minhocas" venceram; em que ano foi introduzida a electricidade nas Flores; qual foi o último ano que o "Monte Brasil" operou nas Flores; qual é a estrutura geológica do Ilhéu do Monchique; qual a flora predominante no Morro Alto ou em que ano foi construido o farol da Ponta do Albarnaz,etc.

Também é natural que V.Exª conheça melhor as nascentes, uma vez que trabalhou no Serviço de Águas do concelho de Sta Cruz, segundo afirmação sua.

Conheço muitas das nascentes (mesmo depois de anos de ausência em dois continentes) mas não lhe vou satisfazer a curiosidade, pois abriria um precedente , até por que não tenho a certeza se estou a debater com o verdadeiro "José Andrade".

Anónimo disse...

não se preocupem que água é o que mais há nas flores e na lista a camara municipal de santa cruz.