Convento de São Boaventura... 2011!
Entretanto, no FaceBook foi já criado por alguns florentin@s o grupo «Atentado ao Património da ilha das Flores - Atrocidade!!!!».
Saudações florentinas!!
... por aqui se juntam @s florentin@s e outr@s demais amantes da ilha mais ocidental da Europa... para debater, discutir e trocar ideias, argumentos e opiniões sobre a "sua" ilha das Flores, com maior ou menor controvérsia mas sempre com o intuito de aumentar a consciência cívica e cidadã de tod@s e pelo melhor futuro da "nossa" ilha das Flores (nos Açores)!!!
Entretanto, no FaceBook foi já criado por alguns florentin@s o grupo «Atentado ao Património da ilha das Flores - Atrocidade!!!!».
Saudações florentinas!!
Publicado por Fórum ilha das Flores às 21:24
Etiquetas: Denúncia, Fotografia
38 comentários:
Quanto a mim acho muito bonito mas não se pode discutir gostos,aquela cor é linda.
consola a ver
Finalmente a luz e a cor chegam à Ilha.
Já estava farto de ver casas e edifícios pintados de cal branco com barras pretas ou cinza.
Ou meus parabéns ao Sr. Arquitecto, sem esquecer Sua Excelência, o Sr. Presidente da Câmara, pessoa a quem os Florentinos muito devem.
Este é um dos prédios mais emblemáticos e bonitos da capital das Flores.
Corre-se pelas Lages que vão fazer uma praceta de toiros ao pé da tal «piscina aquecida», que tanta bada deu nas eleições.
Eu depois de andar a investigar descobri que a cor é mesmo de merda . Aquilo só pode ter sido pintado com merda de bezerro novo diluida com água e sulfatada depois . O Santo também mudou de cor ? Isto é mesmo uma aberração. Era por os responsáveis pendurados pelas bolas um em cada sineira . lol
é para condizer com os paralelos que o pereira botou nos passeios
Se a tinta foi comprada na castanheira dentro de dias fica cor -de rosa pois o pereira quer candidatar-se a deputado e já mandou comprar a tinta, ehehehehhehhehe A Camara de santa cruz é a entidade responsavel por esta cor, eu adoro o amarelo principalemte nos dias que nao consigo ver o sol, agora ja sei para onde ir....eheheheheeheheh
Quem não gosta daquela cor não precisa olhar para ela,está mesmo bonito com aquela cor.
EStais fartos de politicos ladrões e corruptos?
Estais fartos de pagar impostos que vão rapidamente para as mãos de corruptos, burlões, falsários, agiotas e mandriões?
Estais fartos de ser alvo de gozo, escárnio e humilhação mpor parte duma classe governante e politica que não respeita o vosso suor e esforço do vosso trabalho?
Estais fartos de pagar impostos para tudo e para nada como estivéssemos numa república fiscal e mafiosa?
Se estais fartos, deveis sair da cama e lavrar o Vosso VOTO de PROTESTO contra o saque e a roubalheira.
voces ai por santa cruz não merecem melhor, e alguem com inveja fala na praça de touros mas ainda há mais um centro comercial, e um campo de golfe.cá na capital das flores faz-se de tude e temos um presidente da camara que é das LAJES só tenho pena ele ser PSD.
Meus Senhores: Porque tanta polemica?Foi convocada, por edital publico uma reunião para discutir unicamente este assunto com os arquitectos e governo.
Quem lá apareceu?
Porquê agora levantar tanta polemica, se ninguem se deu ao trabalho de dar a cara e a sua opinião sobre o assunto?
Agora so há que aceitar, quer se goste ou não.
Sabemos todos falar mas quando toca a dar a cara todos metem o rabo entre as pernas.
mais uma das asneiradas dos nossos queridos políticos,qual será a seguinte...
O Sr. Deputado Rosa não acerta uma.
Não percebe que se as cantarias foram pintadas, é porque são de má qualidade.
A pintura, que tanta confusão lhe faz, serve para proteger.
Enviei um comentario a dar uma informação, que talvez não interessa a muita gente principalmente aos administradores do blogue.
Por essa razão talvez não fosse publicada, mas enfin ja sabemos como é. Bem hajam.
se era para proteger a pedra e tivessem de usar tinta ,deveria ter sido ao menos cinza da cor aproximada da pedra natural...não?ou não haveria outro método de preservação???
concordo plenamente com tudo isto.
H.Morião
A tinta ocre é sempre aquela cor que está em stock....
Adenda informativa:
- Pintura de cantaria em monumento histórico da ilha das Flores é contestada pelo deputado regional florentino do CDS/PP, Paulo Rosa [in «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida];
- Direcção Regional da Cultura esclarece pinturas das cantarias do Convento de São Boaventura [através do sempre inestimável "serviço informativo" do GACS (Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores)].
Alguns extractos das notícias do «Açoriano Oriental» e da rádio Atlântida...
A pintura da pedra de cantaria do Convento de São Boaventura foi considerada pelo [deputado regional florentino, Paulo Rosa, do] CDS/PP como um “atentado arquitectónico”, mas o director do Museu das Flores defendeu ser necessária para “contrariar a erosão”.
Num requerimento enviado no [passado] sábado à Assembleia Legislativa Regional, Paulo Rosa contestou a pintura da pedra de cantaria, considerando que os residentes em Santa Cruz ficaram “surpreendidos” ao depararem-se “com a cantaria desse admirável e estimado edifício, um dos ex-libris arquitectónicos da ilha, pintada de um inusitado amarelo-ocre”. “Toda a arquitectura religiosa da ilha privilegia o branco e a pedra de cantaria”, recorda Paulo Rosa, sublinhando que o imóvel em questão “é o mais antigo do maior centro populacional da ilha e não há memória pública de outros cambiantes cromáticos, que não a cor própria da pedra de cantaria”.
Luís Vieira, director do Museu das Flores, assegurou que a tinta aplicada sobre a cantaria é facilmente removível, podendo ser substituída no futuro por outro produto que garanta a protecção contra os agentes erosivos. O director do Museu das Flores afirmou que a degradação da cantaria, provocada sobretudo por acção dos ventos marítimos, tornou “inevitável” esta opção. Luís Vieira, além de recordar que em meados do século XX a pedra de cantaria do Convento já tinha estado caiada de branco, referiu que a decisão de pintar a cantaria foi precedida de consulta pública à população da ilha das Flores.
Alguns extractos do esclarecimento da Direcção Regional da Cultura...
A pintura das cantarias [do Convento de São Boaventura] foi discutida em reunião ocorrida em 28 de Outubro de 2010, na qual participei [Jorge Paulus Bruno, director regional da Cultura] e onde estiveram presentes diversas pessoas interessadas na matéria, onde se incluíam a provedora da Santa Casa da Misericórdia (entidade proprietária do imóvel), o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e o director do Museu das Flores.
Nessa reunião ficou claro que as cantarias, que tinham sido mantidas sem protecção nas últimas décadas, tinham vindo a sofrer o desgaste anormal provocado pela erosão salina, que já tinha obrigado a reparações significativas noutras áreas bastante alargadas, pelo que se tornava imperioso encontrar um meio de travar esse fenómeno. Recorrendo-se a fotografias antigas existentes no Museu das Flores e na Santa Casa da Misericórdia provou-se que este imóvel já tinha sido caiado na sua totalidade e que a erosão agora detectada poderia resultar desse interregno de protecção das mesmas.
Na mesma reunião foi explanado o processo a que esta Direcção Regional [da Cultura] tinha recorrido recentemente na Igreja do Recolhimento de Santa Bárbara, onde, em situação idêntica, se tinha optado pela aplicação de uma tinta apropriada e com características semelhantes à cal (“época ottocento” com primário “rialto isccal”), que, permitindo a permeabilidade ao ar, impede a entrada de sais e a consequente erosão daí resultante.
Ficou acordado com os presentes [nessa reunião] que seria efectuado teste de cor de diversas tonalidades de ocre (cor escolhida nessa reunião por consenso de todos) para posterior escolha. À presente data já se encontra parte do imóvel pintado e as informações que temos recebido são favoráveis à intervenção.
eu acho que esta muito bonito...quem não concorda agora que tivesse ido à reunião e dado a sua opinião...agora criticar é muito facil...cambada de ....
paulo rosa tem os dias contados
ó cambada de anónimo(a) das 11h25,pouca gente soube da reunião.Houve pouca informaçao,que era para não haver muito alarido.
Senhor Deputado Paulo Rosa, até se compreende o seu protagonismo, aliás tipico de quem inicia uma carreira e sente necessidade de mostrar serviço, mas a sua inexperiência a lidar com assuntos públicos tem vindo a demonstrar que por vezes ganhava mais em remetendo-se ao silêncio e aguardar por novos desenvolvimentos. Cá para nós - não se desgaste, e destrua a sua imagem com assuntos destes, só por causa do protagonismo. Ou será que não é um homem do povo. Existem outros assuntos muito mais pertinentes para discutir nas Flores, só que se calhar não são tão mediáticos...
por mim gosto daquela cor e não vejo razão para estarem a reclamar,cada qual pinta a sua casa da cor que quer e o museu foi pintado a gosto de quem manda concerteza,portanto quero dizer que ninguem tem nada com isso,ninguem contribuiu para nada e agora é so reclamar,Luis Filipe,parabêns.
temos a ver com isso porque o museu é do povo e se não for o povo a pagar com os seus impostos o museu feicha a porta.
como exemplo das intervençoes do sr deputado neste tipo de coisa esta a Ponte da Fajã que ja mostrou que qualquer dia volta a cair!! Se calhar ele a té defende que as pessoas da fajazinha que têm as casas em risco deveriam voltar para as casas!
gosto muito desta cor fica muito bem em santa cruz e bem merecem. alguns anos dizia-se que a casa amarela era a casa dos doidos mas ela agora é branca e bem branca...
"Só para introdução:PALÁCIO DOS CAPITÃES GENERAIS:Situado em pleno centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade."(procurem imagem na Internet).....
O que mais me admira é que ninguém, pelo menos tão publicamente, se indignou com as obras de "beneficição", que descaracterizaram de forma ignóbil a Casa Pimentel de Mesquita, e com a construção
lado a lado de uma bibilioteca com a tendência arquitectónica do sec XXI.
e mais nada,se na ilha terceira essa cor é boa porque não aqui nesta ilha de so criticadores...
Já dizia Fedrico qualquer badaméco que vem de fora é o S.or doutor.
Tenham vergonha é preciso defender o nosso património,não temos que copiar pinturas de edificios de outras ilhas.
Com barbaridades destas,qualquer dia nem a igreja matriz de santa cruz escapa.
Onde andam os homens de barba rija de santa cruz,naturalmente já morreram, os presentes não estam acautelando o futuro..
quem será nomeado o novo FRADE da casa AMARELA de santa Cruz.
Qual casa amarela ? Agora há muitas!
mas esta é a casa amarela principal.
a camara vai dar a cada familia 5000 euros para pintarem as suas casas de amarelo. <Viva esta cambada
então venha o dinheiro que eu já pinto hoje.
Esta cambada de corruptos mentirosos deviam estar na cadeia
Enviar um comentário