sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Convento de São Boaventura... 2011!

Entretanto, no FaceBook foi já criado por alguns florentin@s o grupo «Atentado ao Património da ilha das Flores - Atrocidade!!!!».
Saudações florentinas!!

38 comentários:

Anónimo disse...

Quanto a mim acho muito bonito mas não se pode discutir gostos,aquela cor é linda.

Anónimo disse...

consola a ver

Coelho ao Poleiro disse...

Finalmente a luz e a cor chegam à Ilha.

Já estava farto de ver casas e edifícios pintados de cal branco com barras pretas ou cinza.

Ou meus parabéns ao Sr. Arquitecto, sem esquecer Sua Excelência, o Sr. Presidente da Câmara, pessoa a quem os Florentinos muito devem.

Anónimo disse...

Este é um dos prédios mais emblemáticos e bonitos da capital das Flores.

Corre-se pelas Lages que vão fazer uma praceta de toiros ao pé da tal «piscina aquecida», que tanta bada deu nas eleições.

Anónimo disse...

Eu depois de andar a investigar descobri que a cor é mesmo de merda . Aquilo só pode ter sido pintado com merda de bezerro novo diluida com água e sulfatada depois . O Santo também mudou de cor ? Isto é mesmo uma aberração. Era por os responsáveis pendurados pelas bolas um em cada sineira . lol

Anónimo disse...

é para condizer com os paralelos que o pereira botou nos passeios

Anónimo disse...

Se a tinta foi comprada na castanheira dentro de dias fica cor -de rosa pois o pereira quer candidatar-se a deputado e já mandou comprar a tinta, ehehehehhehhehe A Camara de santa cruz é a entidade responsavel por esta cor, eu adoro o amarelo principalemte nos dias que nao consigo ver o sol, agora ja sei para onde ir....eheheheheeheheh

Anónimo disse...

Quem não gosta daquela cor não precisa olhar para ela,está mesmo bonito com aquela cor.

amsf disse...

EStais fartos de politicos ladrões e corruptos?

Estais fartos de pagar impostos que vão rapidamente para as mãos de corruptos, burlões, falsários, agiotas e mandriões?

Estais fartos de ser alvo de gozo, escárnio e humilhação mpor parte duma classe governante e politica que não respeita o vosso suor e esforço do vosso trabalho?

Estais fartos de pagar impostos para tudo e para nada como estivéssemos numa república fiscal e mafiosa?

Se estais fartos, deveis sair da cama e lavrar o Vosso VOTO de PROTESTO contra o saque e a roubalheira.

Anónimo disse...

voces ai por santa cruz não merecem melhor, e alguem com inveja fala na praça de touros mas ainda há mais um centro comercial, e um campo de golfe.cá na capital das flores faz-se de tude e temos um presidente da camara que é das LAJES só tenho pena ele ser PSD.

Anónimo disse...

Meus Senhores: Porque tanta polemica?Foi convocada, por edital publico uma reunião para discutir unicamente este assunto com os arquitectos e governo.
Quem lá apareceu?
Porquê agora levantar tanta polemica, se ninguem se deu ao trabalho de dar a cara e a sua opinião sobre o assunto?
Agora so há que aceitar, quer se goste ou não.
Sabemos todos falar mas quando toca a dar a cara todos metem o rabo entre as pernas.

Anónimo disse...

mais uma das asneiradas dos nossos queridos políticos,qual será a seguinte...

Anónimo disse...

O Sr. Deputado Rosa não acerta uma.
Não percebe que se as cantarias foram pintadas, é porque são de má qualidade.
A pintura, que tanta confusão lhe faz, serve para proteger.

Anónimo disse...

Enviei um comentario a dar uma informação, que talvez não interessa a muita gente principalmente aos administradores do blogue.
Por essa razão talvez não fosse publicada, mas enfin ja sabemos como é. Bem hajam.

Anónimo disse...

se era para proteger a pedra e tivessem de usar tinta ,deveria ter sido ao menos cinza da cor aproximada da pedra natural...não?ou não haveria outro método de preservação???

Anónimo disse...

concordo plenamente com tudo isto.

H.Morião

Fiel de Armazém disse...

A tinta ocre é sempre aquela cor que está em stock....

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa:

- Pintura de cantaria em monumento histórico da ilha das Flores é contestada pelo deputado regional florentino do CDS/PP, Paulo Rosa [in «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida];

- Direcção Regional da Cultura esclarece pinturas das cantarias do Convento de São Boaventura [através do sempre inestimável "serviço informativo" do GACS (Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores)].

Fórum ilha das Flores disse...

Alguns extractos das notícias do «Açoriano Oriental» e da rádio Atlântida...

A pintura da pedra de cantaria do Convento de São Boaventura foi considerada pelo [deputado regional florentino, Paulo Rosa, do] CDS/PP como um “atentado arquitectónico”, mas o director do Museu das Flores defendeu ser necessária para “contrariar a erosão”.

Num requerimento enviado no [passado] sábado à Assembleia Legislativa Regional, Paulo Rosa contestou a pintura da pedra de cantaria, considerando que os residentes em Santa Cruz ficaram “surpreendidos” ao depararem-se “com a cantaria desse admirável e estimado edifício, um dos ex-libris arquitectónicos da ilha, pintada de um inusitado amarelo-ocre”. “Toda a arquitectura religiosa da ilha privilegia o branco e a pedra de cantaria”, recorda Paulo Rosa, sublinhando que o imóvel em questão “é o mais antigo do maior centro populacional da ilha e não há memória pública de outros cambiantes cromáticos, que não a cor própria da pedra de cantaria”.

Luís Vieira, director do Museu das Flores, assegurou que a tinta aplicada sobre a cantaria é facilmente removível, podendo ser substituída no futuro por outro produto que garanta a protecção contra os agentes erosivos. O director do Museu das Flores afirmou que a degradação da cantaria, provocada sobretudo por acção dos ventos marítimos, tornou “inevitável” esta opção. Luís Vieira, além de recordar que em meados do século XX a pedra de cantaria do Convento já tinha estado caiada de branco, referiu que a decisão de pintar a cantaria foi precedida de consulta pública à população da ilha das Flores.

Fórum ilha das Flores disse...

Alguns extractos do esclarecimento da Direcção Regional da Cultura...

A pintura das cantarias [do Convento de São Boaventura] foi discutida em reunião ocorrida em 28 de Outubro de 2010, na qual participei [Jorge Paulus Bruno, director regional da Cultura] e onde estiveram presentes diversas pessoas interessadas na matéria, onde se incluíam a provedora da Santa Casa da Misericórdia (entidade proprietária do imóvel), o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e o director do Museu das Flores.

Nessa reunião ficou claro que as cantarias, que tinham sido mantidas sem protecção nas últimas décadas, tinham vindo a sofrer o desgaste anormal provocado pela erosão salina, que já tinha obrigado a reparações significativas noutras áreas bastante alargadas, pelo que se tornava imperioso encontrar um meio de travar esse fenómeno. Recorrendo-se a fotografias antigas existentes no Museu das Flores e na Santa Casa da Misericórdia provou-se que este imóvel já tinha sido caiado na sua totalidade e que a erosão agora detectada poderia resultar desse interregno de protecção das mesmas.

Na mesma reunião foi explanado o processo a que esta Direcção Regional [da Cultura] tinha recorrido recentemente na Igreja do Recolhimento de Santa Bárbara, onde, em situação idêntica, se tinha optado pela aplicação de uma tinta apropriada e com características semelhantes à cal (“época ottocento” com primário “rialto isccal”), que, permitindo a permeabilidade ao ar, impede a entrada de sais e a consequente erosão daí resultante.

Ficou acordado com os presentes [nessa reunião] que seria efectuado teste de cor de diversas tonalidades de ocre (cor escolhida nessa reunião por consenso de todos) para posterior escolha. À presente data já se encontra parte do imóvel pintado e as informações que temos recebido são favoráveis à intervenção.

Anónimo disse...

eu acho que esta muito bonito...quem não concorda agora que tivesse ido à reunião e dado a sua opinião...agora criticar é muito facil...cambada de ....

Anónimo disse...

paulo rosa tem os dias contados

Anónimo disse...

ó cambada de anónimo(a) das 11h25,pouca gente soube da reunião.Houve pouca informaçao,que era para não haver muito alarido.

Anónimo disse...

Senhor Deputado Paulo Rosa, até se compreende o seu protagonismo, aliás tipico de quem inicia uma carreira e sente necessidade de mostrar serviço, mas a sua inexperiência a lidar com assuntos públicos tem vindo a demonstrar que por vezes ganhava mais em remetendo-se ao silêncio e aguardar por novos desenvolvimentos. Cá para nós - não se desgaste, e destrua a sua imagem com assuntos destes, só por causa do protagonismo. Ou será que não é um homem do povo. Existem outros assuntos muito mais pertinentes para discutir nas Flores, só que se calhar não são tão mediáticos...

Anónimo disse...

por mim gosto daquela cor e não vejo razão para estarem a reclamar,cada qual pinta a sua casa da cor que quer e o museu foi pintado a gosto de quem manda concerteza,portanto quero dizer que ninguem tem nada com isso,ninguem contribuiu para nada e agora é so reclamar,Luis Filipe,parabêns.

Anónimo disse...

temos a ver com isso porque o museu é do povo e se não for o povo a pagar com os seus impostos o museu feicha a porta.

Anónimo disse...

como exemplo das intervençoes do sr deputado neste tipo de coisa esta a Ponte da Fajã que ja mostrou que qualquer dia volta a cair!! Se calhar ele a té defende que as pessoas da fajazinha que têm as casas em risco deveriam voltar para as casas!

Anónimo disse...

gosto muito desta cor fica muito bem em santa cruz e bem merecem. alguns anos dizia-se que a casa amarela era a casa dos doidos mas ela agora é branca e bem branca...

MH disse...

"Só para introdução:PALÁCIO DOS CAPITÃES GENERAIS:Situado em pleno centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade."(procurem imagem na Internet).....
O que mais me admira é que ninguém, pelo menos tão publicamente, se indignou com as obras de "beneficição", que descaracterizaram de forma ignóbil a Casa Pimentel de Mesquita, e com a construção
lado a lado de uma bibilioteca com a tendência arquitectónica do sec XXI.

Anónimo disse...

e mais nada,se na ilha terceira essa cor é boa porque não aqui nesta ilha de so criticadores...

Anónimo disse...

Já dizia Fedrico qualquer badaméco que vem de fora é o S.or doutor.
Tenham vergonha é preciso defender o nosso património,não temos que copiar pinturas de edificios de outras ilhas.
Com barbaridades destas,qualquer dia nem a igreja matriz de santa cruz escapa.

Anónimo disse...

Onde andam os homens de barba rija de santa cruz,naturalmente já morreram, os presentes não estam acautelando o futuro..

Anónimo disse...

quem será nomeado o novo FRADE da casa AMARELA de santa Cruz.

Anónimo disse...

Qual casa amarela ? Agora há muitas!

Anónimo disse...

mas esta é a casa amarela principal.

Anónimo disse...

a camara vai dar a cada familia 5000 euros para pintarem as suas casas de amarelo. <Viva esta cambada

Anónimo disse...

então venha o dinheiro que eu já pinto hoje.

Anónimo disse...

Esta cambada de corruptos mentirosos deviam estar na cadeia