sexta-feira, 3 de junho de 2011

Afinal... quem nos levou a esta crise?

Desde a entrada de Portugal na CEE (agora, União Europeia) já lá vão 25 anos. Entretanto, da Europa "choveram-nos rios de dinheiro"... os nossos sucessivos governantes sempre se gabavam que Portugal ia estar (muito em breve!) no "pelotão da frente"! Vinte e cinco anos passados e muitos milhares de milhões de euros desbaratados e... temos então o nosso país na actual desastrosa situação económica e social. Mesmo à beirinha da bancarrota!

Para que a culpa não "morra solteira" (como quase sempre nos acontece) será bastante útil (re)lembrarmo-nos de quem (des)governou Portugal então nestes últimos 25 anos de "mundos e fundos" europeus: o PSD durante 13 anos, o PS durante 12 anos e o CDS/PP ainda deu uma "ajudinha" ao PSD durante quase 3 anos. Foram os apelidados tempos das "vacas gordas": desde as milhentas auto-estradas "plantadas" por Cavaco Silva (PSD) até ao "choque tecnológico" dos mini-computadores Magalhães por José Sócrates (PS), passando ainda pelos "imprescindíveis" submarinos (de mil de milhões de euros) por Paulo Portas!

A bandalheira das contas públicas portuguesas neste último quartel de século tem a assinatura indelével daqueles três partidos: PSD, PS e CDS/PP! Os mesmos três partidos que assinaram/subscreveram os Memorandos da Troika.

Sem comentários: