domingo, 26 de junho de 2011

Dormidas nas Flores crescem 167%

No mês de Abril, o arquipélago dos Açores registou uma quebra de 0,6% ao nível das dormidas, face a igual período de 2010.

Segundo dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), em Abril de 2011 a hotelaria açoriana registou um total de 76,9 mil dormidas, um valor 0,6% inferior ao verificado em igual período de 2010. Para este resultado contribuiu, sobretudo, o desempenho negativo dos [visitantes] nacionais, que registaram um decréscimo homólogo de 5,8%, embora os estrangeiros tenham assinalado um crescimento de 6,7%. Neste período registaram-se mais de 26 mil hóspedes, uma variação homóloga negativa de 3,4%.

De Janeiro a Março de 2011, a hotelaria açoriana registou cerca de 198,9 mil dormidas, um valor 2,4% inferior ao verificado em igual período de 2010. Para este resultado contribuiu sobretudo o desempenho negativo dos não-residentes, que assinalaram quebras de 8,8%, embora os residentes tenham registado um aumento nas dormidas de 1,7% no período em questão. Já os hóspedes registaram cerca de 73,9 mil dormidas neste período, uma variação homóloga negativa de 1,5%.

No que concerne aos principais mercados emissores, os Portugueses atingiram cerca de 125 mil dormidas, enquanto os estrangeiros representaram um total acumulado de 73,2 mil dormidas, uma quebra de 8,8% face ao mesmo período. A destacar o mercado espanhol, que neste período, apresentou um crescimento homólogo de 110,7% ao nível das dormidas. Os mercados finlandês e alemão destacaram-se pela negativa, ambos a registar decréscimos de -27,2% e -24,2% respectivamente.

Na análise das dormidas por ilha, no acumulado de Janeiro a Abril, as ilhas das Flores, Graciosa e São Jorge apresentaram resultados positivos, com as Flores a registar um crescimento bastante significativo de 167%. A ilha do Faial registou o desempenho mais negativo neste período (-19%), seguida por Santa Maria (-9,7%). Neste indicador, a ilha de São Miguel registou o maior número de dormidas no período acumulado (mais de 78 mil).

No que diz respeito à taxa de ocupação-cama no mês de Abril, o arquipélago atingiu os 30,2%, um valor ligeiramente inferior ao registado no mesmo mês de 2010 (31,7%). Este indicador foi mais elevado na ilha de São Miguel (35,8%), a única ilha com valor superior à média nacional.

Por sua vez, os proveitos totais, no período de Janeiro a Abril de 2011, atingiram os 8,4 milhões de euros, o que corresponde a uma variação homóloga negativa de 8,5%. Já os proveitos de aposento chegaram aos 5,9 milhões de euros, o que representa uma quebra homóloga de 5,3%. Entre os meses de Janeiro e Abril, as ilhas de São Miguel (5,5 milhões de euros) e da Terceira (1,2 milhões de euros) foram as que tiveram maior peso nos proveitos totais. Neste indicador, destaque para a ilha das Flores que registou uma taxa de variação homóloga de 139%, ao nível dos proveitos totais. No mês de Abril, os proveitos totais registaram uma variação homóloga negativa de 8,5%, enquanto os proveitos de aposento tiveram uma quebra de 5,3%.

Quanto ao RevPar (rendimento médio por quarto), no acumulado de Janeiro a Abril, este indicador ficou-se nos 12,7 euros, uma variação homóloga negativa de 5,9%.


Notícia: Observatório do Turismo dos Açores.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

O boom turistico nas Flores mete-se pelos olhos dentro.
Há contudo, por deficiencia do foro psiquico, quem viva infeliz e nunca se mostra contente.

E que tal, face a esta noticia, pedir um comentário à deputação da oposição?

Anónimo disse...

A ilha em si é bonita!o problemaé de quem a representa.