domingo, 3 de julho de 2011

As festas deste Verão na ilha das Flores

A Festa do Emigrante é uma das maiores festividades da ilha das Flores. A iniciativa apresenta-se como uma homenagem aos milhares de cidadãos que deixaram a ilha em busca de melhores condições de vida, e no Verão são muitos os naturais desta ilha que retornam, em busca do matar saudades e visitar as suas raízes.
Hoje, os jovens percebem a Festa do Emigramte como uma oportunidade de entretenimento e animação.

Na edição deste ano, a Festa do Emigrante contará com a presença de Rita Redshoes, uma jovem artista que tem feito sucesso na cena musical nacional. Apesar do nome peculiar e de se servir da língua inglesa para expressar a sua arte, a cantora nasceu e cresceu em Loures e teve o seu início de carreira nos Silence 4, grupo no qual ao lado de David Fonseca despertou a curiosidade dos fans da banda.

Outra presença já confirmada na Festa do Emigrante é a do grupo Canta Bahia. Os brasileiros levarão à ilha das Flores os ritmos quentes do samba, e muitos acreditam que esta é uma das mais promissoras bandas do género.

Por outro lado, realizar-se-á o também muito conhecido Cais das Poças. Na edição deste ano, marcarão presença nessa iniciativa os artistas Miguel Gameiro, Miguel Ângelo e Nu Soul Family.

Miguel Gameiro consagrou-se na cena musical nacional com a banda Pólo Norte, cujas músicas serviram de banda sonora a diversas produções nacionais. A banda teve o seu período mais profícuo em 1992, mas o verdadeiro sucesso chegou quatro anos depois, com o albúm "Aprender a ser feliz". Hoje, Miguel Gameiro actua a solo, com novas criações, letras e estilo.

Miguel Ângelo, por seu turno, é o líder da recentemente extinta banda Delfins. Este foi um dos grupos mais proeminentes da cena musical nacional nos ultimos 15 anos. Foi fundado em 1984 e os muitos albúns lançados garantiram um lugar estável na cena musical nacional. O grupo decidiu separar-se no final de 2009.

Os Nu Soul Family, um dos cabeças de cartaz, é outra das bandas que consta do programa do Cais das Poças, um evento que irá animar os florentinos, bem como todos aqueles que se encontrem de visita à ilha das Flores.


Diego Miranda na Festa da Praia

Outra iniciativa de sucesso na ilha das Flores é a Festa da Praia. Diego Miranda será o nome principal deste festival. A maioria pode conhecer este artista português através da música que abalou o Verão nos Açores, «Ibiza for Dreams». O estilo de excelência é o House, Techno e House Progressivo, que já fazem parte dos hábitos musicais dos jovens portugueses. Na página do Facebook de Diego Miranda pode ver-se as tendências que segue, as músicas que usa nos seus remixes e até a agenda de concertos para os próximos meses, em que costa a passagem pela ilha das Flores.

Notícia: semanário «Expresso das Nove».
Saudações florentinas!!

24 comentários:

Anónimo disse...

Em vez de poupar dinheiro e convidar apenas artistas açorianos que bem precisam de ser divulgados ... Eeste Presidente de Camara ladrao vigarista convida gentalha de fora dos açores que custam 3,4,5, 10 vezes mais.., É a vaidadezeca deste Presidente de Camara que adora gastar o nosso dinheiro ! Cadeia com ele ja!

Anónimo disse...

Festa do Emigrante "sui generis": cabeça de cartaz actua no último dia da Festa às 23h, brilhante ....só mesmo na cabecinha de uns "iluminados" das Lajes. O que poderia ter sido uma festa bastante razoável sem custos desmesurados, fica manchada por esta opção (as marchas às 23:00 também é uma "excelente" opção)...

Crise? Qual crise? disse...

E ainda dizem que há crise?

Eu troco o meu ordenado pela vossa crise...

Pato Bravo disse...

Desejo a todos, boas festas de verão,com uma excepção:

na festa das empresas privadas,sim,aquela no cais das poças...desejo que chova muito!

Anónimo disse...

Eu apoio ideia das marchas terem inicio ás 23,00 horas assima a festa torna-se mais viva pois as pessoas aguentam até tarde e sempre dão mais uns trocos nas tascas e a festa mais animada. as outras vezes ainda era de dia as marchas e cedo acabava e o pessoal ia para suas casas.

Anónimo disse...

A festa não pode ser grande coisa quando não há dinheiro,nem nas Lajes nem em Santa Cruz ou noutra parte qualquer,temos que nos aguentar-mos com o que chegar,este ano parece não haver sopas no Domingo do Emigrante,muito bem,sempre as pessoas vão ir ás tascas comprar algo para comerem ou comerem nos restaurantes,enteressa é estar bom tempo e pelo que me parece vai estar mesmo bom nessa altura,força pessoal,vamos todos ás nossas festas tanto nas Lajes como em Santa Cruz.

Anónimo disse...

Festa da Praia???

Anónimo disse...

Não seria melhor poupar um pouco nas festas e ajudar à grande divida da Santa Casa da Mesericordia?

Anónimo disse...

a divida da SC mesiricordia não é problema da CM, o que esta ilha precisa é de animação a ver se dinamiza o sector do turismo, que é uma das bases da economia regional.
é uma pena nao realizar uma festival de verão isso, sim era um bom investimento.
HS

Anónimo disse...

há sempre alguem de santa cruz que fala mal de senhor presidente da camara. eu sou das lajes e para mim é uma pessoa que admiro é um grande democrata sem revalidades com os concelhos. este homem da última vez pediu ao governo para que se melhora-se a ponta do molho do porto comercial das flores que serve toda a ilha. eu já tinha grande respeito pelo o homem, e com aquele pedido de melhorar as condiçoes do porto estou a ver um grande democrata.

Anónimo disse...

noticias do barco de passageiros. o titanic chega no dia 9 ao porto das lajes das flores pelas 8 horas e 15 minutos. boa viagem a todos os passageiros.

Anónimo disse...

a Santa Casa da Misericórdia das Lajes tinha bastanta falta de ser ajudada para pelo menos tentar saír do buraco fundo em que se encontra,o povo votou e escolhou o provedor que acharam melhor,esperamos que dê rezultado desta vêz,com estas eleições o Ex provedor deve estar a ver que para a próxima não precisa concorrer,ou irá tentar novamente???

Anónimo disse...

Eu tambem admiro muito o sr. presidente, pois ele é tanto generoso que até a semana passada, pelas eleições da santa casa, ele ajudou a transportar pessoal para votarem pelo seu partido.

CAM disse...

Parace que foi ontem a 1ª Festa do emigrante, o seu criador um grande Florentino Cristiano Albino Gomes, morre a pessoa e tudo se esquece.
Espero um dia que seja feita a devida homenagem a um homem que esteveja activo no desenvolvimento da LAges e da Grande ILha das Flores.
Descança em paz amigo.

Anónimo disse...

Os irmãos da Santa Casa fizeram uma boa escolha, pois seriam doidinhos se voltassem a por Santa Casa nas mãos de quem a meteu no buraco.

Anónimo disse...

Gostei de ler o atigo do anónimo das00.44 deve ser como eu defender sempre as Lajes em especial os mais necessitados que são os idosos, quero aqui te louvar e continua sempre em defesa do nosso concelho que eu lutarei sempre e defesa das Lajes e dos idosos. João F. S. Vieira.

Anónimo disse...

Atenção,o novo provedor já tomou posse,vão ver como a partir de agora vai andar tudo nos eixos como tem a junta de freguesia,queremos gente séria á frente das nossas instituições.

Anónimo disse...

Eu concordo com o anónimo das 23:24 Precisamos de gente séria, e que olhe pelos intereces dos idosos.
Já muito trabalho foi feito este ano e espero que vai continuar porque temos uma boa Mesa Administrativa para dirigir a Santa Casa.

Anónimo disse...

Oh festa palhaça essa! O melhor da festa está reservado para a segunda-feira, acho muito bem, o melhor guarda-se para o fim!
Onde já se viu disso!
Depois estes comentários por aqui falam do porto das Lajes como se fosse uma grande coisa, pois o pobre contenta-se com pouco. Essa gente das Lajes acha que o porto e essa mini marina que têm, que é o melhor que a ilha tem. Há gente com horizontes bem limitados!
Quanto à Santa Casa da Misericórdia acho que pode ser desta que endireite, com gente corrupta, como existe pelas Lajes, ela não chegava a lado nenhum. Agora com gente séria pode ser que endireite.

Anónimo disse...

Já está pricipiando a endireitar e eles só estão lá a uma semana.
Bom trabalho amigos, força!

Anónimo disse...

andei a ver as noticias da rtp açores para ver se mostrava alguma coisa da festa do imigrante na vila das lajes das flores e até á data nada o que tenho visto é das festas de são miguel.porque será que não mostrou nada da festa do imigrante.

Anónimo disse...

A marcha do Corvo foi exemplo de espetáculo!

Anónimo disse...

acredito que a marcha do corvo tenha cido um espectaculo mas como vivo fora da ilha estava á espera de ver na rtp são miguel e nada.

Anónimo disse...

Falei com Diego Miranda, disse que não houve convite nenhum para vir a ilha das flores.