terça-feira, 26 de julho de 2011

PCP quer 3º ciclo do Básico nas Lajes

A representação parlamentar do PCP/Açores apresentou hoje um projecto de resolução na Assembleia Legislativa Regional tendo em vista a abertura de turmas do terceiro ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º anos de escolaridade) na escola das Lajes das Flores.

“É inadmissível que os alunos das Lajes sejam forçados a uma penosa e demorada deslocação diária para Santa Cruz, quando existe no seu próprio concelho uma escola com espaço para os acolher e quando a itinerância de docentes não representa qualquer despesa significativa”, considera Aníbal Pires. E continua: “Os habitantes do concelho das Lajes reclamam da Secretaria Regional da Educação que os seus educandos possam estudar perto de casa e o PCP, solidário com a sua justa pretensão, irá levar o assunto à Assembleia Legislativa”.

Para além da proposta para a extensão do 3º ciclo do ensino básico ao concelho das Lajes, o PCP Açores irá levar ao Parlamento Regional outras questões surgidas durante a visita à ilha das Flores [realizada na passada semana], tais como, indica o partido, o Lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores. “Importa recordar que foi o PCP Açores quem primeiro se bateu pela construção deste importantíssimo equipamento social, que agora é posto em causa pela situação financeira da instituição”, sublinha.

Outra proposta será sobre a igreja do Convento de São Boaventura considerando que a conservação do património deve prevalecer face às prioridades orçamentais do Governo Regional.


Notícia: jornal «A União», rádio Atlântida e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

13 comentários:

Anónimo disse...

O PCP deve dizer de quantos alunos se tratam

Anónimo disse...

Como já disse eu votava sempre P.S. mas como o P.C. P. defende o alargamento do insino nas Lajes terá aqui em angra o meu vote.

Anónimo disse...

já o senhor presidente da camara das Lajes tinha pedido ao governo. não se justifica irem para santa cruz se cá tem uma bela escola.

Anónimo disse...

já agora..porque não uma universidade..para gatos pingados
o que os comuns querem sei eu...Votos!!!! nem que sejam à base de barbaridades como esta
n.f

Anónimo disse...

Eu acho pouco o que o PCP quer. Entendo que devemos ser mais ambiciosos e exigir o 12ª nas Lajes, uma Universidade na Caveira, um instituto nos Cedros e um colégio interno, altamente especializadso na célebre Ponta da Fajã.
Defendo também escolas profissionais em todas as ruelas florentinas e um politécnico de engenharias para as gentes migrantes da Fajã de Lopo Vaz.

Anónimo disse...

Este individio de Santa Cruz das 16,46 deve doer-lhe as costas quando se fala na escola da Vila das Lajes. Eu também sou de acordo com o Presidente da Camara e com o P.C.P. Se esta escola tem condições para que gastar dinheiro dos contribuintes em transportes para Santa Cruz. E em tempo de crise temos que poupar.

Anónimo disse...

Pois mas é que se poupa mais transportar os meninos para santa cruz do que ter uma escola a funcionar... pagar agua, luz, funcionarios de limpeza, administrativos, professores, conselho directivo. Esta bom de ver pq é melhor transportar para Santa Cruz ( POUPA MILHARES DE EUROS ANO!)

jota disse...

Com a desertificação acelarada da ilha, mais os cortes orçamentais que estão "à porta",percebe-se logo que isto não passa de folclore...

Anónimo disse...

A escola das lajes tendo um alargamento do ensino regressam o pessoal da limpeza das escolas primárias e os professores ficava muitos mais barato do que ir para santa cruz só não ve quem é cego. só em transporte de alunos das lajes para santa cruz e da fagã grande para santa cruz poupava-se milhares de euros.

Anónimo disse...

Já está decidido,não divulgado:
Lajes das Flores vai ser freguesia a partir da próxima legislatura Regional.

Anónimo disse...

Lajes freguesia anónimo das 10h06???
isso queria o sr.
Nem está decidido nem está divulgado.
O que está na forja é extingir Santa Cruz e lajes e a Vila do Corvo é que vai mandar nisto tudo.

Anónimo disse...

Já está decidido e oficialmente que santa cruz passa a freguesia roral e Lajes das Flores mantem-se como Concelho, já era de esperar esta decisão.

Anónimo disse...

Pois...Pois... Lajes das Flores foi o primeiro Concelho da Ilha faz parte do Património Florentino, e respeitando antiguidade não poderia ser outro senão o Concelho das Lajes como Concelho Principal das Flores, além de antigo é o concelho mais rico das flores tanto em materiais para a costrução como rico em beleza e na agricultura.