quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Canais regionais da RTP vão passar a ter apenas 4 horas de emissão própria

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, disse [ontem] que as emissões da RTP Madeira e da RTP Açores vão ser reduzidas para [apenas] quatro horas por dia, das 19 horas às 23 horas.

O ministro Miguel Relvas, que falava na Comissão de Ética, Cidadania e Comunicação, declarou também que “não é possível” manter a RTP Madeira e a RTP Açores a funcionar custando 24,7 milhões de euros por ano.

De acordo com o governante, são gastos 11,7 milhões de euros por ano na RTP Madeira e 13 milhões de euros na televisão açoriana, valor que [para Miguel Relvas] não se justifica até porque os habitantes locais têm acesso às outras antenas da RTP “como os portugueses do Continente”.


Notícia: «Açoriano Oriental», RTP/Antena 1 Açores, «Jornal Diário», rádio Atlântida, semanário «Sol» e TSF - Rádio Notícias.
Saudações florentinas!!

18 comentários:

Anónimo disse...

Agradeçam ao PPD e ao CDS!

Vai haver dinheiro para submarinos, para os amigos banqueiros do BPN&Cª, para as borgas do Alberto João Jardim, para o Ministro da República e para as viagens do Presidente da República.

Para as ilhas dos Açores é que não há dinheiro!

Anónimo disse...

Votaram neles não foi? Agora
aguentem-se!

E ainda diziam que o Socrates era mentiroso...

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa...

- Partidos (com representação na Assembleia Legislativa Regional) contestam a redução das emissões da RTP Açores a quatro horas diárias [com som de Artur Lima (CSD/PP), Zuraida Soares (BE), Paulo Estêvão (PPM), Aníbal Pires (PCP) e Duarte Freitas (PSD)].

- Trabalhadores da RTP Açores pronunciaram-se contra a decisão de reduzir a emissão diária para quatro horas, considerando que está em causa a autonomia regional.

- Carlos César (presidente do Governo Regional) reafirma que compete ao Estado assegurar a existência da RTP Açores com emissão, programação e produção próprias.

Anónimo disse...

Na realidade, a RTP Açores vive praticamente de enlatados. Os açorianos pouco vêem dela a não ser os noticiários que são completamente manipulados. Temos de levar todos os dias com os membros do Governo, o precioso Sérgio Ávila que chama deficientes aos deputados da oposição e não é demitido (só mesmo nos Açores, que democracia!). Qualquer notícia que seja contra o Governo leva a seguir com o contraditório do Governo (jornalismo a favor da ideologia dominante, é o que é). Quando o Governo visita uma ilha, a televisão só mostra os discursos oficiais, não mostra nada, nem houve os habitantes.
Pagamento destes milhões que saem dos bolsos dos contribuintes para um serviço vergonhoso e totalmente manipulado. Quando é que as pessoas percebem que lhes sai do bolso e não do Senhor Governo?

Anónimo disse...

eu não sou de nenhum destes partidos mas a minha vontade era rtp fechar a porta as duas estações a gastar milhoes por ano para amostrarem reportagens directas com a rtp Internacional das cidades das tres ilhas e nada mostrarem diecto das outras 6 ilhas e no fim todos pagam igual.

Anónimo disse...

O PPD/PSD e o CDS-PP no lugar de protestarem, armados em beatas ultrajadas, deviam meter-se no avião e enteiriçarem-se, em Lisboa, com a escumalha que nos governa.

Anónimo disse...

Quando desmantelarem a Câmara das Lages e o Aeroporto eu quero ver estes sabujos que agora aplaudem a escumalha da Lisboa centralista e megera!

Anónimo disse...

Que boa noticia, quer dizer que não tenho de ver mais o Pedro Moura, yes! Começo a gostar deste governo, espero que a Sata também seja contemplada e que Carlos Cesar começe a entender que os dias dele, seu filhote e lambe cús estão contados, yes.

Anónimo disse...

gente preocupada com a camara das lajes é mais facil fechar a de santa cruz do que a das lajes primeira a camara das lajes foi o primeiro concelho da ilha faz parte do patrimonio e segundo é o concelho mais rico e mais lindo e vou ficar por aqui. saudaçoes do concelho das lajes das flores.

Anónimo disse...

As Lajes das Flores e as Lajes do Pico não passam de meros lugarejos, localizados sabe-se lá onde. É assim que Lisboa pensa.
Nos Açores, a camarilha que nos governa, só reconhece a base das Lajes, porque traz dividendos materiais e permite jogar no xadrez estratégico internacional, para beneficio de todos os portugueses.

É por isso que as camaras pequenas dos Açores, que não chegam a representar 2000 municipes, vão ser forçadas a fechar com este governo, que cegamente cumpre ordens dadas por estrangeiros.
Ainda ontem o governo que elegemos fez um apelo vergonhoso em Madrid, para os empresários espanhois comprarem empresas estratégicas portuguesas com capitais públicos.
Estamos a saldo no mercado internacional.

As opções dos Açorianos vão sendo cada vez mais claras. Ou tomamos o nosso destino nas mãos, e damos continuídade a Portugal aqui, ou vamos "viver em paz sujeitos" às ordens de estrangeiros.

Anónimo disse...

Eu, se fosse Carlos César, tinha mandado o outro do CDS dar uma volta ao continente, e falar com Paulo Portas.

Anónimo disse...

Com 4 horas apenas o ps não tem otempo necessario para manter a propaganda habitual á custa de todos nos

Anónimo disse...

este anónimo das 13,44 não sabe que os americanos já não dão dinheiro por estarem a servir-se da base á muitos anos vão é aguentando alguns trabalhadores portugueses e não sei por quanto tempo.

Anónimo disse...

as lajes das flores é conhecida a nivel mundial e ainda vai ser uma cidade mais ocidental da europa. as lajes por ser um belo concelho dá muita inveja a muitos.saudações do concelho das lajes para aqueles que andam sempre a falar das lajes.

Anónimo disse...

Em vêz de haver 4 horas de Emissão podem mesmo fechar a porta,assim os custos serão menos aínda e pelo bem que nos fazem,por aquilo que mostra da nossa Ilha...

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com uma extensa reportagem do «Correio dos Açores»: "A RTP Açores é uma gota no oceano".

Aconselha-se a leitura integral desta reportagem, abaixo apenas transcrevemos um seu excerto...

O canal regional açoriano custa [anualmente] menos do que 10 milhões de euros [enquanto o ministro Miguel Relvas referiu serem 13 milhões] e a RTP Açores tem vindo a reduzir os seus custos todos os anos (só no último ano foi [efectuada uma redução de custos no valor de] mais de 1 milhão de euros).

Os contactos do «Correio dos Açores» alertam para o facto de se invocarem os custos [da RTP Açores], mas não se falar das receitas [da televisão regional açoriana], nomeadamente as indemnizações compensatórias, as receitas das taxas do audiovisual e da publicidade, matéria de que todas as administrações [da RTP] em Lisboa fogem como o diabo da cruz.

A verdade é que ninguém conhece quanto é que o Estado atribui à RTP em indemnizações compensatórias pelo funcionamento da RTP Açores, não se sabe quanto é arrecadado pela RTP no que toca às taxas do audiovisual nos Açores e ninguém sabe quanto entra no bolo publicitário da RTP no que toca às receitas da antena açoriana.

Tudo isto é gerido por Lisboa e entra no orçamento global da empresa, sob desconhecimento da gestão açoriana. Era interessante decompor o bolo e saber o que cabe à RTP Açores por direito próprio. Talvez houvesse alguma surpresa.

Imaginemos que as indemnizações compensatórias pelo funcionamento do canal açoriano andam à volta dos 4 milhões de euros (uma pechincha comparados com os 121 milhões atribuídos na totalidade ao Grupo RTP), mais 2 milhões pela taxa do audiovisual cobrada nos Açores (estimativa pelas facturas da electricidade cobradas na Região, o que é outra pechincha comparados com os 110 milhões entregues ao Grupo RTP) e ainda meio milhão pela publicidade emitida no canal dos Açores (outra estimativa e outra pechincha comparados com os 50 milhões que o Grupo RTP arrecadou no ano passado), e temos aqui a RTP Açores praticamente paga.

Anónimo disse...

Prefiro ser americano do que português.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa...

- Plano de reestruturação da RTP 'está pronto' e será entregue amanhã [terça-feira, 20 de Setembro];

- Governo Regional dos Açores atribui [para o próximo ano] apoio de 400 mil euros à RTP/Açores;

- Guilherme Costa (presidente da RTP) garantiu que as reuniões com os órgãos regionais dos Açores da estação pública de televisão "não significam nenhuma alteração à decisão anunciada";

- Governo Regional diz ter recebido a garantia de que a RTP/Açores vai manter horário de emissão;

- Conselho Mundial das Casas dos Açores contra a redução da emissão diária da RTP/Açores;

- Governo Regional questiona os dados apresentados por Miguel Relvas sobre os custos da RTP/Açores.