sábado, 13 de agosto de 2011

Sem abrigo morre na ilha das Flores

Um homem de 51 anos foi encontrado morto num parque de campismo improvisado em Santa Cruz das Flores. Joaquim Gaspar terá morrido à míngua e os vizinhos acusam a Segurança Social de nada fazer.

Joaquim Gaspar, pescador, natural de São Miguel, vivia na ilha das Flores há vários anos e ficou desempregado há um mês. Os vizinhos alertaram o Instituto de Acção Social para a situação e agora acusam os serviços de neglicência. Paula Ramos, responsável pela Segurança Social, diz que o homem não queria ser ajudado.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

66 comentários:

Anónimo disse...

Para os crentes: bem aventurados os pobres, os marginalizados, aqueles que todos desprezam. No ultimo dia, tavez encontremos este nosso irmão, crente como nós.

Para os da politica: a responsabilidade é de todos. Dos partidos e dos politicos, que só fazem fita com aquilo que lhes garante o voto e o ordenado.

Anónimo disse...

agora o homem não responde men sabe que estamos a falar dele. é triste nas eras de hoje ainda morrer gente á mingua.

Anónimo disse...

NÂO QUERIA AJUDA! disem elas agora para não se sentirem culpadas não fasem nada de jeito a que tem falta

Que Deus o receba em sua Casa! disse...

Toda a gente fala de crise, etc. e tal.

Mas crise, verdadeira crise, é esta triste história.

Nem família, nem a Igreja, nem a Segurança Social, nem a Santa Casa da Misericórdia, fizeram o que devia ser feito.

Todos, inclusivé os padres, estão à espera do ordenado ao fim do mês!

Anónimo disse...

Bem sei como funciona este instituto bem como todas as outras instituições de caracter social na ilha das Flores por isso fiz questão de enviar um artigo para a RDP antena 1 e para duas estações televisivas privadas na esperança que os culpados se sintam ridicularizados pela sua incompetencia e que sejam apuradas responsabilidades pois é triste ver alguém morrer nestas condições numa ilha onde todas as pessoas se conhecem. Gostava de saber onde estão os valores desta gente? Gastaram uma fortuna nas festas do cais das poças e emigrante e pagam um vereador um pelouro da ação social para quê? Fazem regulamentos e mais regulamentos e leis e mais leis para quê? Eu tenho vergonha, em primeiro lugar, de ser portuguesa e mnais vergonha sinto em ter nascido na ilha das Flores. Acho que chegou a hora de partir desta terra que me viu nascer!

Pato Bravo disse...

Há muita incompetência dos serviços sociais nessa situação.
Não queria ajuda?Pelo Santo Amor de Deus!Não há psicologos?Se o senhor estava perturbado,algo teria de ser feito por quem de direito,neste caso os serviços sociais.

Eu disse...

A gora é facil apontar responsabilidades!
Mas os que agora apontam a seg. Social, que se dizem de visinhos e que tinham algum contacto de proximidade com o senhor tambem sao responsaveis pois tambem tinham o dever de ter fei algo. Nao basta agora falar!!
Os primeiros a intervir deverao ser sempre os familiares, os amigos, os vizinhos, os que o trouxeram para a ilha!!

Alguns que vivem da Seg. Social, que se dizem doentes e nada teem, que contribuem para a situação que o país vive hoje, deviam estar calados pois tambem teem grandes responsabilidades.
è crime ter atestados de doença falsos!!!!

Muita reza e benzedura, mas muita pouca fé e amor ao próximo! disse...

Onde está a Igreja e os «católicos» de Santa Cruz?

É só para procissões e encher o bucho nas festas e nos impérios?

Não leram a Bíblia?

Ou estão sempre à espera que o «São Estado» resolva tudo, incluindo a decência duma comunidade?!!!!!

Anónimo disse...

em primeiro lugar nunca vi ninguem recusar ajuda da segurança social como diz essa senhora paula pois toda gente sabe muito bem que ela se encontra a mentir .pois nao ha ninguem que viva nesta ilha que nao adore dormir numa caminha e ter uma casa de banho pra se lavar ,digam la com este calor que tem feito nao ter dinheiro nem um pouco de comida ate talvez nem nada pra beber pra li sozinho numa tenda sem saber que fazer coitado ja vi que a segurança soçial so pode dar ajuda a senhoras que tem maridinhos em casa com a garrafa na mao ha espera de mais no fim do mes , e ainda muitos que vao ao hospital o senhor medico doime aqui ,doime ali e la se fica em casa 1 ano ou dois a receber aquele dinheirinho pra comer , beber e nao trabalhar .abaixo com a segurança soçial

Anónimo disse...

Numa ilha onde todos sabem a vida de todos ate admira esta pobre alma ter ficado despercebida, ate mesmo pelos que estao sempre a meter o nariz na vida dos outros e a ver como podem menos prezar este ou aquele. Meus amigos a culpa e' de todos, portanto nao vale a pena arranjar um bode expiatorio!!!

Anónimo disse...

Interessante.

Muitos dos que apontam o dedo à segurança social, sabiam desta situação e pouco ou nada fizeram.

Muitos dos que apontam o dedo à Segurança Social vivem à conta dos impostos dos outros, recebendo subsidios, prestações e pensões sem nunca na vida terem descontado um escudo.


Muitos dos que falam, quando lhes convém, dizem que estão doentes e ficam em casa, a serem sustentados pelos outros.

Querem mais?

Hipócritas, sepulcros caiados de branco.

Anónimo disse...

ainda bem que a segurança social não é nas lajes.

A nossa sociedade está doente. Não vale a pena arranjar desculpas de fariseu ou de não pagador! disse...

Em Santa Cruz, a Igreja está aberta e as pessoas vão à missa, para quê?

Para mostrarem a roupa nova e para baterem no peito?

São «católicos» e «cristãos» e mesmo assim estão à espera que o Estado laico e republicano faça aquilo que eles próprios deviam fazer?

Anónimo disse...

Será que existe mais alguem responsvel pela morte do senhor sem ser a segurança social?
Este senhor teve uma altura que trablahou para alguem bem proximo do seu acampamento.
Coitado quem e triste, isto e uma vergonha para os Florentinos .
Deus o tenha num bom lugar com boa comida e uma boa caminha que descanse e Paz.

Anónimo disse...

sociedade doente e bem doente este mundo está perdido.

Anónimo disse...

anónimo de 15 de Agosto das 18h52 não é uma vergonha para os Florentinos (as), vós sois a propria vergonha!

Anónimo disse...

florentinos, voces sao uma vergonha, mas ja de há muito tempo......nao ha gente igual em lado nenhum....

catia gaspar disse...

para que todos saibam a informaçao transmitida pela rtp açores foi incorrecta o meu pai tinha 48 anos de idade e era natural de leiria e nao de ponta delgada... ja nao sabiamos dele a 10 anos, o tribunal encontra os filhos para dar esta noticia triste enfim mas o mais triste é para alem desta tristeza toda a agencia funeraria foi incompetente enterrou meu pai como se fosse um cao perguntem-lhe ao sr rui como foi.... foi um enterro de 3 minutos, foi para a sua sepultura nu... o senhor padre nao esteve presente... nao levou a bençao e nem avisaram as pessoas mais proximas dele e triste era pobre mas era um ser humano era meu pai chegei as flores as 10h15m pois ainda nem tinha saido do aeroporto ja estava o sr da agencia a telefonar me ke o tribunal estava a fazer pressao para fazer o enterro kando chego la ja estava o meu pai fechado na carrinha onde o sr da agencia sabia prefeitamente que queriamos estar um pouco com ele neste momento dificil chegamos fomos po cemiterio nao havia la niguem agarraram no caixao e puseram na sua sepultura depois fomos a policia saber se tinham dado roupa ao sr da agencia para meu pai vestir, disseram ke nao e fomos ao tribunal tambem perguntar e tambem disseram ke nao o mais grave e ke o sr da agencia funeraria disse ke ele foi vestido com a sua roupa e tudo consta que o sr da agencia funeraria mente porque??? depois falamos com o tribunal e é mentira ninguem fez pressao para fazer o enterro
falamos com o padre e nao tinha conhecimento de nenhum enterro e tudo isto porque o sr da agencia funeraria estava mais preocupado com a sua vida pessoal em viajar para a treceira e entao fez o ke quiz mas acreditem isto nao vai ficar assim vou fazer justiça para ke meu pai descanse em paz é um ser humano nao e um animal... mas algem vai ter que dar a cara e explicar o que se passou aqui e ha mais uns pontos para esclarecer mas ja esta a ser resolvido

Anónimo disse...

apresento os meus sentimentos ao anónimo de 18 de Agosto de 2011 das 00:00h supostamente filho do senhor que infelizmente morreu nestas condições. Espero que tenham forças de levar este caso até ao final e consiga fazer justiça para que o seu pai tenha um eterno descanso. Mais lhe digo que nas Flores a culpa costuma morrer solteira pois os Florentinos falam, falam, falam mas na realidade tem medo de tudo, nunca fazem valer os seus direitos. Força, muita força neste momento dificil e vá em frente até às ultimas consequencias pois só assim se sentirá em paz consigo mesmo.

Anónimo disse...

Sentidas condolências pelo triste acontecimento.

É uma tristeza a gente desta terra. Força minha senhora... mas nunca esqueça que os actos pertencem a quem os pratica, são um problema de consciência...

Anónimo disse...

a rsponsabilidade toda e da incompetencia do instituto de accao social ,mais concretamente da dra isabel e da sua assistente paula martins que sabiam de tudo e simlplesmente cagaram;se para o problema, e mais facil encontra as senhoras na rua a passear ou quando va se vai estam a tomar conta da filha com a escola mesmo ao lado

Anónimo disse...

e preciso subtituir a dra isabel fitas e colocar alguem que se interrese para os problemas sociais .a familia muita forca e facam valer os seus direitos e colocam o instituto de accao social no seu devido lucar.

Anónimo disse...

Onde estava o padre?

Estava de férias? Ou no calhau a apanhar sol?

E a comunidade de Santa Cruz que sabia do problema? Onde estava?

Quando é para organizar festas onde há sempre «comida e boida» aparecem todos!

Para ajudar uma pobre alma não aprece ninguém, e ainda dizem que a culpa é do Estado!

Cambada de hipócritas, fariseus e egoístas!

Anónimo disse...

e triste vir de ferias a esta ilha apos varios anos de ausencia e ve;la manchada por incompetencia do instituto de accao social relativamente ao deagraca que abateu sobre este nosso irmao joaquim gaspar.como poderam estas senhoras do instituto de accao social deixar morrer um ser humano asssim ,nao teem vergonha. porque nao falaram com a dora valadao para dar alimentacao a este ser humano ,ela teria dado e nem teria levado um centimo,porque nao o levaram ao centro de saude apra lhe serem prestados cuidados medicos, agora querem refigiarem;se em mentiras quando desde que aqui cheguei so me dissem que estas senhoras nao teem competencia e pelos vistos esta a mostra senao o senhor nao teria morrido a mingua.nao manchem mais a imagem desta linda ilha das flores por incompetencia voltem para as vossas rerras e deixam que gente seria tomem as redoas deste instituto. teem vergonha na cara .

Anónimo disse...

caros amigos niglegencia e pouco , quando o povo fala tem sempre razao estas senhoras deviam responder em tribunal pelo comportamento que tiveram apara com este senhor,mas tambem a agencia funeraria,todo o mundo tem direito a sua dignidade mesmo depois de morto.ex.mos senhores familiares metem em tribunal este instito e a agencia , o vosso pai tinha direitos ,os meus sentimentos,

Anónimo disse...

aos filhos do sr.joaquim gaspar faco o apelo apra terem forca e coragem de endereitar esta gente medrioco que esta a frente deste acontecimento.

Anónimo disse...

o padre nao tem culpa ,o sr. da agencia nem o contactou como diz a senhora que e filha do sr.joaquim senhora d.catia gaspar faca o que disse o anopnino levam a dr.isabel e o instituto de accao social para o tribunal ,facam valer os vossos direitos ..as pessoas das flores nao sao mas e se contactarm com elas tera todo o apoio.

Anónimo disse...

tudo o que dissem do instituto e tudo verdade estas senhoras sao umas irresponsaveis, e pena o dr.fabio medina nao estar a frente do instituto de accao social,com ele esta desgraca nao teria acontecido,ele e novo mas e muito competente e ja deu provas que e um bom assistente social.

Anónimo disse...

metam mas e o dr.fabio medina no instituto ele e competente e ja deu provas que e um bom assistente social com ele, nada disto teria acontecido.

Anónimo disse...

poem mas e o dr.fabio medina a frente deste instituto ele e competente e ja deu provas que e um bom assistente social,com ele esta desgraca nao teria acontecido.

Anónimo disse...

metam mas e o dr.fabio medina a frente deste instituto ele e competente e ja deu provas que e um bom assistente social,com ele a frente do instituto en ves desta senhoras esta desgracz nao teria acontecido.

Anónimo disse...

estas velhacas do instituto nao teem mesmo vergonha nenhuma na cara. e ainda vao a igreja,nao vale a pena ja estam no inferno.

Anónimo disse...

aquelas velhacas nuncam pensaram queo o homem ia morrer

Anónimo disse...

e bom tambem nao esquecer que o senhor joaquim trabalhava para a noemia nica ja ha bastantes anos, e enquanto ele lhe serviu ela teve;o sempre em casa e ja ha muito tempo que ele bebia. ela e que o dejalojou,lo e o homem nao teve outro remedio senao ir morrar para o acampamento .enquanto serviu;se dele nao o pos na rua ,tambem moralmente tem garndes responsabilidades nesta desgraca.

Anónimo disse...

É assim, tenho visto aqui uma série de comentários de indignados, mas o facto é que também não vi nenhum dos seus autores a fazer alguma coisa pelo Quim.
A verdade é que nenhum civil podia mesmo ter feito alguma coisa.
Importa esclarecer aqui um dado que por estar errado pode suscitar algumas confusões e mesmo acusações injustas.
O Quim não estava, nem esteve nos últimos anos, desempregado, ele era pescador e há cerca de um mês passou a trabalhar para outro armador.
O Quim, tanto quanto me era dado aperceber, tinha vários problemas, entre eles:
1º Tinha uma dependência alcoólica que ultimamente se tinha agravado. (A venda de "vinho" ao "domicílio" a alguns "marginais" do nosso meio, também não ajuda nada essas pessoas, mas enfim…)
2º Talvez consequência do alcoolismo, deixou-se degradar como ser humano.
3º No seguimento das duas primeiras, não tinha nem fez por ter uma habitação minimamente condigna.
Na minha modesta opinião, e uma vez que nenhum civil tem autoridade para mandar quem quer que seja ter comportamentos que nós entendemos como adequados, a responsabilidade neste caso terá de ser mesmo do IAS, pois o que deveria ter sido feito era providenciar o internamento compulsivo do Quim.
Agora é tarde!
O Quim morreu!
Reflictamos sobre as causas do que aconteceu e adoptemos medidas para evitar outros! É o melhor que podemos fazer agora.

Anónimo disse...

triste e aquele que não olha para sua casa e vêm para aqui criticar a vida dos outros,tanham vergonha na p... da cara e parem de criticar a quem ajudou pouco ou muito o homem.
pensem e reflectem naquilo que dizem hoje foi com ele amanha pode ser com voces porque deus e grande e vê quem lhe deu a mão ,agora vocês so sabem falar mas na altura não soberam ajudar ...criticar é muito feio gente perversa só mesmo na ilha das flores ...

Anabela Teixeira disse...

antes demais,vou aqui escrever a todas as pessoas que escreveram em anonimo,e dizer que sao umas enormes cobardes,porque é tipico aqui da ilha,taparem a cara e falarem mal nas costas das pessoas,sem saberem o que realmente se passou neste caso,venho em defesa da minha familia,porque este senhor que foi encontrado morto,nao foi despedido,nem posto na rua,como alguns referem,saiu ca de casa,como outras vezes o fez,ninguem o mandou sair,nunca esperamos que fosse acampar,foi devido a amigos que tinha feito,uns motoqueiros que na altura estavam a acampar na altura,por sua propria e livre vontade,nao o podiamos obrigar a nada,tal como a ajuda que quando la chegou nao a aceitou,so que esta ajuda,obviamente,ja foi pouco tempo antes de morrer,ele ja estava debilitado demais,teve quem lhe levasse comida,inclusive o meu pai e um amigo,so que nao comia muito,provalmente,devido a doença que tinha,o alcoolismo,ja ca em casa alimentava-se pouco!Eu e a minha irma,ao segundo dia de ele se demitir,fomos pedir ajuda a varias pessoas,inclusive temos varias testemunhas a quem quiser dar a cara e ir ao tribunal e responder por falar falsos testemunhos,a Dra.Isabel nao se encontrava na ilha,quem estava responsavel na altura era a Dra.Paula,esposa do sr.Dionisio.pedimos abrigo para o Quim,nunca dinheiro,apenas abrigo e comida,falamos na residencial ao pe da escola,falamos no lar,falamos no hospital,pra poder ter ajuda com a doença inclusive,ela disse-nos que nao poderia fazer nada,porque teria de pedir ajuda para fora e levaria cerca de 2 semanas,haviam duas assistentes que estavam presentes na altura,a Silvana Medina,e a outra senhora,secretaria de oculos magrinha,que nao sei o seu nome,ouviram toda a nossa conversa e pedido de ajuda,a pedir por favor,que o sr.poderia morrer se continuasse ali,ela nao ajudou e por sua vez mandou nos ir ao hospital falar com a delegada de saude,a Dra.Emiliana,fomos la,disseram-nos ao balcao que nao estava na ilha,que de momento so estaria o dr.Sidonio,dissemos que tinhamos urgencia em falar com ele,pra ele passar algo antes da segurança social fechar,devido ao que estava acontecendo,pois com algum tipo de declaraçao talvez o Quim obtivesse ajuda mais rapidamente,foi o que nos disseram na seg.soc,enfim,a sra. ao balcao,nora do sr.Pavao,ligou de imediato ao doutor ao consultorio,explicando a situaçao,e o medico nao nos quis atender,disse-lhe para nos irmos a PSP,viemos embora destroçadas,porque andavam a mandar nos de um lado para o outro,com um sentido de inutilidade,dirigimo-nos ao posto policial da ilha e falamos com o sub chefe,pedimos mais uma vez ajuda,o sr.agente,disse que iria enviar ao tribunal uma participaçao,mas nao poderia fazer nada,porque o Quim,nao estava a infringir lei alguma,temos todas estas testemunhas de que tentamos ajudar,e quem convivia com o Quim no dia a dia,neste caso,nós,nao era facil o convivio,que realmente nao foi pouco tempo,ele trabalhou para outros pescadores enquanto esteve ca,que podem dizer que nao era facil quando no estado de embriaguez,e so quem passa por estas situaçoes e que sente na pele,os outros de fora pensam que podem julgar,mas o julgamento vem de Deus,e serao julgadas,por nao saberem o que dizem,ao menos parem para olharem a sua propria vida e o erros que cometem,ao inves de julgarem o proximo,porque fica muito feio,deviam ter vergonha e mostrar a cara quando querem dizer algo a alguem,aqui estou eu a dar a cara,e todos sabem onde trabalho,se alguem tiver algo a acrescentar,estou la e nao viro costas a nada,nem a ninguem,muito pelo contrario!!!!Quanto ao funeral,obviamente ficamos ca em cas tambem indigandos,porque nao soubemos quando seria,tentamos saber,mas em vao,quanto a um funeral sem um padre,tambem acho indignante,sem uma oraçao,agora so peço aqui,a todos os quantos estao julgando sem saberem ao certo do que se trata,nao falem sem saber das coisas,porque é do mais feio que existe,e muito menos de cara tapada!!!!!!!anabela teixeia ou nica como quiserem chamar...

Anabela Teixeira disse...

esqueci de referir o facto,de que o sr.Dias ia frequentemente a tenda do Quim levar caixas de 5 litros de vinho,sabendo da situaçao,e mesmo assim por uns euros,nao se importava mas continuava,obviamente bebendo vinho quente,sabemos que o estado dele nao iria melhorar,nao sei se quando a policia deu os pertences a filha,se lhe entregou os rebibos do vinho que vendia,sera que o sr.que vende o vinho ao domicilio,passa recibos??!!!???nao sei,penso que isto sera fugir ao fisco,ainda por cima alimentado os vicios de pessoas doentes,na minha opiniao,muitos foram os culpados,houve muita negligencia,em varias pessoas,nao aqui em casa,e quanto a quem disse que o mandamos chamar,e mentira,ele veio das lages de onde trabalhava,bater-nos a porta porque se tinha demitido da mesma forma,que o fez aqui em casa,ja nao sendo a primeira vez!!!mais uma vez,me identifico aqui,porque nao me considero uma pessoa cobarde:anabela teixeira ou nica como quiserem,looool

Anónimo disse...

muito mal se fala das pessoas ai pelo lados de santa cruz, queria chamar atenção a um anónimo que ataca o pessoal das flores. quero que saiba quando falar sobre pessoal das flores, lembre-se primeiro antes de vir cá dizer asneiras que as flores tem dois concelhos.

MILHAFRE disse...

Toda a gente já inventariou as «culpas» e os «responsáveis» por esta tragédia humana.

Na verdade,a sociedade florentina e as suas instituições falharam redondamente.

Até na hora do enterro houve negligência de quem de direito.

Mas, pergunto, enquanto o senhor estava vivo, a respectiva família interessou-se pela sua situação?

Não o contactavam ou não tinham ninguém nas Flores para que dessem informações sobre o estado lastimável do senhor?

E a ex-entidade patronal? E o sindicato dos pescadores?

Numa terra pequena onde toda a gente conhece todos, onde se mexerica tudo e mais alguma coisa, ninguém deu por nada?

Agora é fácil arranjar bodes expiatórios!...

Anónimo disse...

Vergonhoso

Anónimo disse...

mas que tristeja agora todos querem figir com o rabo a geringa, temham mas e vergonha na cara ....

Anónimo disse...

ilha das flores terra de pessoas má! já tive em muitos lugares maiores ate mesmo menores mas como esse lugar nunca vi igual ...pessoas ruim que só olha pra si propria e quando olha pra alguém é porque tem algum interesse , a verdade é que ninguém nunca esteve preocupado com esse senhor ,essa senhora que diz que ele não quis ajuda.... ela não esta nenhum pouco preocupada nunca esteve pra ela é menos um pobre pra chatear no trabalho os florentinos só gosta mesmo é de um mexirico e de falar mal de alguém seja lá quem for ...ilha de santa cruz das flores terra bonita! mas é podre pela sua pouca população. bem esta esse senhor que já não faz parte desse lugar ...

Anónimo disse...

Muita gente incompetente a frente destas instituiçoes na ilha das Flores.
Toda a minha vida sempre houvi dizer que a merda e que vinha para ca porque eram fraquinhos de espirito não conseguiam imprego noutro citio.
Exemplos a vista mas ainda a mais fica para a proxima

Anónimo disse...

e par informar a todos os pais que teem filhos e nao os possam ter no girrasol ou alquem a quem deixa;los quando forem a trabalhar que esta aberto em santa cruz um local para os deixar. local instituto de accao social, educadora infantil dra. isabel ,auxiliares de accao educativa ,paula martinse fatima da faja grande .e gratuito .ja teem la uma utente a filha da dra isabel.

Anónimo disse...

bom todos dizem para ai que a paula nao fez nada quando forem falar com ela pelo mesnos e o que diz a d.anabela teixeira ,se calhar nao ouvio bem ,poderia de estar de ressaca, tivessem levados umas bebidas alcoolicas que passava a ressaca e ela teria encanminhado logo tudo e teria tudo corrido de forma diferente.

Anónimo disse...

essa dra isabel e mesmo uma tantan, mas nao admira ela nao ter feito nada com o sr.joaquim gaspar,porque ela tambem tem aqui no continente um irmao alcoolico e nunca fez nada por ele a nao ser ajudar a tirar os sobrinhos a cunhada para ficarem a conta dos pais. o mundo e pequeno isabel e foste para os acores e pareces que continuas a mesma saloia de sempre.

Anónimo disse...

Anabela Teixeira sempre te tive em consideração e agradeço os teus dois comentários pois acredito em ti, bem sei como funcionam as pessoas e as instituições nas Flores. A verdade é que o senhor Quim faleceu por incompetencias das instituições e das pessoas que as representam, esta é a verdade. Anabela fizeste o que podias, infelizmente quem te poderia ajudar não o fez, esta é a realidade. Tenho vergonha de contribuir para pagar o vencimento a esta gente, tenham vergonha!!!

luis cunha disse...

venho aqui comentar o artigo que saiu no jornal a uniao da autoria so denhor renato moura.em primeiro lucar o senhor renato refere que a rdp perde tempo em publicar noticias do teor daquela que foi publicada pela morte deste senhor,queria dizer que nas telivisoes publicas e privadas e raro o dia que nao venha na grelha de informacao das mesmas noticias com igual teor,em segundo lucar o senhor renato defende ferozmente o instituto de accao social, poeque a responsavel por ele e sua familiar e uma medina como ele,mao se referindo numa linha nem numparagrafo a situacao do senhor que esteve durante um mes e meio ,sem intervencao adequada do instituto de accao social, morrendo a mingua devido a incompetencia da sua familiar dra isabel medina. ou seja o objectivo desse artigo foi simplesmente defender a sua propria familia.em quarto lucar quro salientar que o senhor renato faz parte da direccao dos escoteiros e que banden pouwell tinha como lema um por todos ,todos por um. em quinto lucar quero referir que o senhor renato recebe uma reforma avistosa por ter sido deputado pela ilha das flores,nesta altura os florentinos elegeram para ele defender os interreses da ilha ,mas ele ia para a horta fazer uma vida de adulterio, facto pelo qual nunca mais foi eleito, tendo os flotrentinos optado pelo dr,paulo valadao e o sr.dias .ainda me lembro de ver um debate moderado pelo senhor machado aquando da campanha eleitoral dessa altura, no qual o senhor dias ,estava sempre a relembrar os florentinos da vida adulteta que ele faziz no faial. em quinho lucar o senhor renato agira anda muito na igreja, mas nao opta por ter comportamentos que a mesma igrej deseja ou seja amor pelo proximo ,caridade,ajuda ao proximo etc etc,se calhar vai la e nem sequer ouve bem a homilia que o padre profere.porque se ouvisse e praticasse o que ele disse teria escrito um artigo para o jornal uniao e teria comentado a forma desumana que o senhor joaquim morreu ,so que em vez disto vem defender a dra isabel medina ,familiar do proprio.a isto chamase insencao de informacao ou acultacao, ja agora senhor renato pense melhor quando tornar a escrever outro artigo e ja agora quero lembrar que cristao como o senhor esta o inferno cheio.

Anónimo disse...

cunha que a boca nunca te doa.

Anónimo disse...

tambem,e bem feita para a pessoa que ele quer atingir nesse artigo.estava sempre a dizer o renato e bom ,percebe muito bem de politica,quando se mete numa coisa leva sempre para a frente,agora levaste com o teu queridinho renato para aprenderes a nao ser tolo.

augusto vargas disse...

muito bem cunha ,e verdade que o renato so quis mesmo defender a honra da familia, mas ja ha tempo que ela esta desonrada,e no artigo do jornal uniao ele so quer mesmo e defender a familiar e deitar abaixo os desgracados que disseram a verdade. tambem e verdade que ele so se reformou depois de nao ter sido eleito palo ciclo das flores, e toda agente sabia naquela altura que ia mesmo para a horta ter com a amante.

dulce goncalves disse...

o sr.jose renato medina moura devia ter vergonha na cara e nao atacar gente no jornal a uniao mais frageis que ele so para defender a dra.isabel medina,pelo que disse o cunha ele anda religioso nunca o foi .

Anónimo disse...

e verdade mesmo o renato so quis mesmo foi defender a familiar dele e por em baixo pessoas que simplesmente dizem a verdade ,ele devia rea ser mais honesto ao escrever e escrever tudo como se passou e deixar de por em baixo pessoas que por serem mais pobres que ele ,isto nao e de cristao ,

Augusto Moedas disse...

Muito bem Cunha.Ele fala nesse artigo so mesmo a defender a Isabel Medina e nem fala da desumanidade como o Sr.Joaquim foi tratado .Nao admira e mesmo verdade que sao familiares.Tambem e verdade que foi apos nao ter sido eleito que foi para a reforma ,porque o Dr.Paulo Valadao ainda trabalha e sempre trabalhou melhor que ele na Assembleia e ainda continua a trabalhar e na esta na reforma.O objectivo do Renato foi mesmo defender a honra da incompetencia da familia dele.

Anónimo disse...

deus disse bem aventurados os que dizem a verdade .nao e o caso do renato ,se agora anda na igreja deve reconciliarse melhor com deus e deixar de por a credebilidade de gente que por serem mais humildes dizem a verdade e a intencao dele e de serem tiradas o pao que comem.ate parece que lhe faz falta ,parece que ja nao tem uma reforma elevada e ainda critica quem vive com ums miseros euros .so para defender a prima ou sobrinha que agora naem sei bem o que sao um ao outro .deus nao quer isto renato .reconsiliate com deus e se tiveres de dizer ou ajudar ajuda a tua parente para ela ser mais competente.e noa critiques os filhos do senhor porque na realadade nao sabes nada do que se passa. reja um pai nossso e cinco ave marias e pede perdao a deus ,e lembrate que ele nao dorme e nao e injusto como tu.ele fara justica por ele.

Anónimo disse...

já reparei quando é para dizer mal das pessoas aparesem aqui comentarios ás dezenas quando é um artigo para o entresse das flores como o cabo de fibra é só dois ou tres comentarios.

Ambrósio disse...

Se o Renato é «cristão» eu sou budista...

Anónimo disse...

deviam estar todos metidos num barco rôto a 100 milhas da costa a apanhar caracoís

Anónimo disse...

a incompetencia dos serviços publicos e de certos politicos e dirigentes nesta ilha, é rainha nas flores, essa é a realidade! Viva aos pobres e aqueles que trabalham para o bem do serviço publico, melhor exemplo pela negativa, ISS, igreja, policia, centro de saude, camara municipal, instituições de caracter social.... sem comentários!!!

Anónimo disse...

boas a todos a filha da nica tem uma certa razão já vi um caso identico mais au menos á um ano com um senhor de côr que agora está no lar de idosos tambem cliente do sr dias vendedor ambulante de vinhos carrascoens que foi preciso aparecer estendido no jardim do centro de saúde em coma alcoólico para resolverem a situação não morreu porque não calhou agora quanto ao dito sr dias deviam fazer algo ou entrenalo ou fecharem-lhe o negocio pois começa todos os dias ou quase ás 7.00h manhã e só pára ás tantas da noite quem quiser vêr é só andar na vila e lá vai o sr dias de porta em porta vendendo vinho na sua carripana nissan verde dormitorios da firma castanheira etc etc aos restaurantes deve passar facturas e aos anónimos? cadê as autoridades

Anónimo disse...

´´a quem viva com as desgraças dos outros são uns grandes oportunistas neste csao o sr em questão se não desse o vinho fiado talvês o sr joaquim ainda estive-se vivo como o sr joaquim á muitos nesta ilha em que este sr é fornecedor abram os olhos amigos

Anónimo disse...

para quem possa entereçar, a medina do instituto não tem nenhum parentesco com o renato

Anónimo disse...

Estao todos a dar os sentimentos mas nao pensam que os filhos nao sabiam dele a 10 anos porque nao queriam!! tavam a lixar-se para o pai. por isso ele estava sozinho., a culpa e dos filhos que nao lhe meteram a mao. e so vieram a ilha para fazer barulho e saber se tinham alguma coisa para mamar. porque enquanto ele andava ai como um mendigo os filhos nao queriam saber dele. agora depois de morto querem ir para tribunal ver o que têm "direito" e tentar pedir indemenizaçoes.... gente assim quer e mamar!!!

Anónimo disse...

Verdade na Segurança Social!?
Antes de mais quero esclarecer que uma pensão de aposentação paga pelo Estado, como por exemplo a do Renato, é uma contribuição financiada pelos descontos de quem está no activo, atribuída pelo Estado, para permitir um nível de vida com as condições mínimas de dignidade humana a quem, por motivos de incapacidade (limite de idade, doença), deixe de poder trabalhar.
Os descontos que quem trabalha faz para a segurança social, são para pagar as pensões de quem está aposentado, não são nenhum depósito a prazo, plano poupança reforma, ou, fundo privado de pensões.
Feito este esclarecimento,
Eu convidava o Renato Moura, aposentado, a comentar a sua aposentação e assim a contribuir para esclarecer um pouco melhor a “Verdade na Segurança Social”.
Para ajudá-lo, deixo aqui os tópicos, que na minha opinião, contribuirão para um bom comentário:
- Com que idade começou a trabalhar e a descontar para a segurança social?
- Com que idade deixou de trabalhar e de descontar para a segurança social?
- Com que idade deixou de trabalhar como empregado/funcionário e passou a ser “politico”?
- Qual foi o valor da sua última remuneração mensal como empregado/funcionário?
- Quanto e durante quanto tempo recebeu como “politico”?
- Quando é que recebeu e qual o valor da sua primeira pensão de aposentação?
- Qual o valor actual da sua pensão de aposentação?

Anónimo disse...

Ao triste atrás que parece não morar neste pais - com aspecto de texto de quem deve viver à custa dos que trabalham, a inveja faz mal a muita gente e é um grande pecado, se o homem recebe é porque descontou, tal terra ´de gente triste e estúpida, tenho pena de ter cá nascido. Quantos reformados como ele há no pais, porque é que só ele incomoda tanto?????? Cambada de ignorantes....