quinta-feira, 8 de setembro de 2011

5 locais de caça submarina nos Açores destacados numa revista de referência

A conceituada revista «Pesca Submarina» destaca cinco "spots" nos Açores através de uma dupla de jovens terceirenses, referindo que as ilhas possuem “um dos melhores cenários de pesca” a nível nacional.
Ilhéu da Praia e Baixa do Ferreiro [ambos na costa da ilha Graciosa], ilhéu dos Fradinhos e ilhéu do Norte [ambos na costa da ilha Terceira] e Baixo dos Rosais [na costa da ilha de São Jorge] são os destinos mapeados pela publicação de referência na especialidade.

Tibério Barbeito e Zeferino Espínola são os dois jovens da ilha Terceira que, a convite da conceituada revista da especialidade «Pesca Submarina», traçam cinco "spots" nas ilhas açorianas consideradas como “um dos melhores cenários de pesca submarina” do país.

Ao jornal «A União», um dos membros da dupla que há cerca de uma década se dedica à actividade, refere que o convite da publicação nacional surgiu através das redes sociais uma vez que dispõe de um espaço de divulgação de pesca submarina, através dos quais surgiu o interesse para o artigo. Trata-se, reconhece, da capacidade, evolução e qualidade da caça que praticam como dupla há cinco anos.

Segundo estes “pescadores/autores”, as características geo-vulcânicas do fundo do mar açoriano transformam este desporto numa “óptima experiência” quer para caçadores experientes ou principiantes: “a caça nestes fundos torna-se muito característica devido ao fundo ser de origem vulcânica, proporcionando inúmeras fendas, baixas e arcadas. Deste modo, são óptimas zonas para praticar este desporto pois são nestas que os peixes se refugiam e gostam de estar. Este tipo de fundo [do mar] também possui outra grande vantagem, tem zonas mais fundas para o caçador que gosta de caçar mais fundo e está apto para tal, e tem zonas menos fundas para quem está menos à vontade, mas que são igualmente cheias de vida”.

“Os Açores com a sua diversidade de espécies permitem uma grande variedade de capturas, tornando o nosso enfião mais misto e colorido, ainda mais realçado com o aquecimento da temperatura da água que já se adivinha com a entrada dos pelágicos nas nossas baixas e ao longo das nossas costas, os troféus tão desejados; juntamente com eles e para nosso desagrado vêm as águas-vivas e caravelas, o que por vezes complicam um pouco as saídas”, destacam.


Notícia: jornal «A União».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Os Açores em geral possui capacidades que os próprios residentes desconhecem e tem tudo, tudo mesmo, para ser um destino de férias, aventuras, caça, etc etc etc ... Os Açores podem concorrer com qualquer outro destino mundialmente conhecido só que as politicas de transporte praticadas pelas companhias aereas Sata Açores e Sata internacional na região assim não o permitem, esta é a relalidade. Quem perde são os Açorianos! O governo de Carlos Cesar e as politicas socialistas só veem os lobis e tachos para os seus meninos (as) bonitos ou devidamente filiados no partido. Uma mudança de politicas e uma reforma de politicos vinha a calhar :)))O futuro dos Açores pertecem aos jovens!

Anónimo disse...

Este é o tipo de turismo que menos nos interessa.Por mais regras que, teóricamente existam,a ausência de fiscalização efectiva e os abusos,tornam esta prática depradadora dos nossos mares. Limitam-se as capturas para quem vive da pesca e facilita-se a CAÇA a quem apenas se diverte a matar recursos alimentares finitos.Enfim ... é o mundo que temos. E mesmo à beira do abismo,não emendamos a mão.

Anónimo disse...

Sim, vamos lá incentivar turistas predadores do mundo inteiro a praticar caça submarina intensiva pelo simples prazer de matar peixes durante uns escassos meses de verão, e assim comprometer nossos recursos já fragilizados.
Teremos hotéis cheios mas fundos submarinos vazios.
Nesta altura as revistas escolherão outros destinos por pilhar, se ainda existirem.

Anónimo disse...

Sois mesmo ignorantes, só vocês é que não vêem os barcos espanhois a apanhar o vosso peixe, as v. lapas...ondem andam vocês??? depois dizem que não querem, fiquem na m.... pois é o que vocês merecem!