quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Assembleia Municipal de Santa Cruz rejeita extinção ou fusão de freguesias

Foi anteontem [dia 20] aprovada na Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores uma moção de rejeição ao Livro Verde do Governo para as Autarquias e o Poder Local, apresentada por Paulo Valadão, eleito pela CDU. A moção foi aprovada com os votos favoráveis da CDU, do PS e do PSD, e a abstenção do CDS/PP.

Na moção aprovada são rejeitadas quaisquer extinções ou fusões de freguesias do concelho, de acordo com a vontade e o interesse das suas populações. Assim, por iniciativa da CDU, deu-se em Santa Cruz das Flores um importante passo para defender o poder local democrático e aquela que é a forma mais participada de intervenção dos cidadãos na vida política do país e na resolução dos problemas locais.


Notícia: sítio da CDU Açores.
Saudações florentinas!!

13 comentários:

Anónimo disse...

E rejeita muito bem.

Espero que a Assembleia Legislativa dos Açores confirme isto e que defenda todas as nossas freguesias.

O Continente se quiser só ter uma freguesia, muito bem, isso é lá com aqueles bananas!

Anónimo disse...

A defenderem o tacho e a pança.. Só que esquecem.se de dizer que quem paga os salarios e toda a despesa das freguesias sao os nossos impostos. Ora está visto quer quantas mais freguesias houver mais impostos se terá de pagar. Extinguam esses comilões . Freguesias a mais só traz despesa e impostos a mais para todos

Anónimo disse...

A abstenção do CDS-PP diz tudo sobre a conduta deste partido.

Apoiam 57 deputados na Horta, que chupam só em ordenados mais de 200 000 euros por mês, e depois não querem saber das nossas freguesias, algumas com mais de 5 séculos de existencia, porque as acham dispendiosas.

Anónimo disse...

O comentador das 14:18 é um ignorante.

As freguesias praticamente não dão despesa, em comparação com o trabalho que fazem em prol dos seus cidadãos.

O custo anual de todas as freguesias de Portugal está orçado num quinto do que gasta a Presidência da República num ano fiscal!

Prefiro o trabalho das freguesias do que o «trabalho» que tam,bém é um dos responsáveis pelo acanalhamento de Portugal.

Anónimo disse...

Para que é que precisamos de 57 deputados na assembleia que nos custam os olhos da cara?

As nossas freguesias, pelo trabalho que prestam ao povo, valem muito mais que aquela cambada toda, em molho de vinha d`alhos.

Anónimo disse...

A Camara de Santa Cruz é pioneira nos Açores na defesa das freguesias!
Se a Camara e a Assembleia Municipal não o fizer, quem é que o irá fazer?

Numa terra como as Flores, onde a dispersão e o envelhecimento da população é grande, as freguesias são fundamentais, porque representam o poder, de uma forma próxima, concreta e prática, junto das pessoas.

Bem haja a Assembleia Municipal de Santa Cruz, pela justa posição que tomou, bem como a sua Camara, pelas preocupações que tem publicamente vindo a manifestar.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através duma notícia da rádio Atlântida: "Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores contra extinção ou agregação de freguesias no concelho".

A Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores aprovou uma moção, proposta pela CDU, em que rejeita a eventual extinção ou agregação de qualquer uma das quatro freguesias do concelho, anunciou hoje fonte autárquica.

“No concelho de Santa Cruz das Flores, as freguesias correspondem aos núcleos populacionais existentes desde praticamente o início do povoamento, e a importância da sua existência é sentida por toda a população que nelas vivem”, alega o texto aprovado em Assembleia Municipal com os votos a favor de 11 eleitos pelo PS, três do PSD, um da CDU e três abstenções do CDS/PP. A moção, proposta pela CDU em reação ao projecto de reforma administrativa do Governo da República, sublinha também que nos Açores a extinção e criação de freguesias é “competência exclusiva dos órgãos de próprio da Região”.

A ilha das Flores conta com dois concelhos: Lajes (1.503 residentes) e Santa Cruz (2.288).

Anónimo disse...

Também estou de acordo! Enquanto houver um habitante por freguesia não deve haver extinção, há que mantê-la. Menos que um, será um caso a pensar...

Anónimo disse...

Ainda bem que naquela Assembleia Municipal existe um Paulo Valadão se não estavamos desgraçados! Infelizmente os outros deputados estão sempre a dromir e muitos que lá estão é só para ganhar as senhas de presença! Na minha opinião pessoal alguns nem sabem o que estão a fazer ou a aprovar, a ignorancia reina na assembleia municipal de santa cruz. Força Paulo Valadão, ês da nossa ilha sabes a história da nossa terra ao contrario de muitos zés do corvo e zés provindos do mais distante e profundo norte de portugal continental!

Anónimo disse...

A decência não se coaduna com ataques pessoais.

Anónimo disse...

viva deixem ficar as nossas freguesias coisa que existem a anos e que nunca deviam deixar de existir sem o mundo acabar

Anónimo disse...

Há grande Paulo é o unico que defendes,e trabalhas e defendes os fracos com grande degnidade nunca votei enti nas proximas conta com o meu e demais alguns.

Anónimo disse...

O s.or doutor Paulo tem de voltar há sembleia regional