terça-feira, 10 de abril de 2012

Cibernautas das Flores e Corvo lutam há 6 anos por internet acima dos 100 Kbps

Os habitantes das ilhas do Corvo e das Flores, numa carta aberta aos fornecedores de ligação à internet, pediram alternativas ao serviço actualmente prestado a estas duas ilhas onde a ligação se faz, normalmente, a 100 Kbps.

Esta é a terceira iniciativa levada a cabo pelo movimento informal dos utilizadores, que já em 2006 e 2011 tinham posto em marcha petições por um melhor acesso à rede. Das outras tentativas foram reunidas cerca de 500 assinaturas em poucas semanas, entregues na Assembleia Regional, mas o panorama manteve-se inalterado.

Nas ilhas das Flores e do Corvo o serviço de ligação à internet continua a ser assegurado apenas pela Portugal Telecom, por cerca de 35 euros mensais, somando os valores cobrados pelo acesso à internet (20 euros) e pela linha telefónica indispensável à ligação (15 euros).

À semelhança do que acontece nas outras ilhas da Região, os moradores apelam a que passem estar ligadas ao anel submarino de fibra óptica, algo que lhes vem sendo “prometido sem cumprimento há década e meia”.

Ainda no documento está explicado que “faz quase um ano que foi solenemente assinado o contrato para a empreitada dessa extensão da fibra óptica a estas ilhas ocidentais açorianas, mas não há quaisquer sinais da obra ser iniciada”.

Apelando ainda, em cartas enviadas à PT/Sapo, Optimus Clix, Vodafone e Zon, à disponibilização de uma nova oferta comercial nas ilhas das Flores e do Corvo, os moradores destacam que será “praticamente garantido que quem [naquelas ilhas] forneça ligação à internet a velocidades consideradas normais em qualquer sítio do nosso país, vá angariar e fidelizar sem dificuldade dois milhares de clientes”.


Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

22 comentários:

Anónimo disse...

é o que faz votar em pessoas incompetentes, que não vos sabem representar! Bem feito, deveria ser pior! Continuem a votar no partido do soco que continuaram na mesma... como a lesma!

Anónimo disse...

Mas o governo do P.S. disse que havia dinheiro para o cabo de fibra óptica e ainda não chegou nada. Está parecido com o porto de Recreio numa Ilha que é a rota dos iates não fizeram a Marina e então estão agora aumentar o Porto para compensar e ver se calha o voto mas de mim não há mais voto nenhum para este P.S.

Anónimo disse...

tenho uma sugestão para esta gente. ao presidente de Camara das Flores. Em vez de gastar milhoes a fazer um Museu e outras mariquices pegue nesses milhoes e invista vc e a outra Camara e instalem la o raio do cabo submarino. Porque raio é que nós no Continente temos de pagar para vcs poderem andar a brincar na Internet? Portugal esta em crise e nao ha dinheiro. Vao pedir aos socialistas que roubaram o dinheiro e que aí nos Açores estao no poleiro. Agora virem com petições para nos continentais pagarmos pra vcs terem net de 100 megas? Ha pessoas com fome nas ruas deste país. Haja paciencia para gentalha como voces que querem obrigar Portugal a gastar 20 milhoes para satisfazer os desejos de net de meninos e meninas mimadas. Disse. Desafio o dono deste blogue a publicar o meu comentario!!!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia do portal de tecnologias «TeK Sapo»: "Flores e Corvo lutam há 6 anos por Internet acima dos 100 Kbps".

"O único serviço existente de acesso à Internet [nas ilhas das Flores e do Corvo] é aquele prestado pela Portugal Telecom (através da Sapo e por ligação de satélite pela PT) mas que não tem a mínima relação com aquilo que é contratualizado pelas/os corvinas/os e florentinas/os: pacote Sapo 4 Megas", lê-se no documento.

Os moradores decidiram assim apelar, em cartas enviadas à PT/Sapo, Optimus Clix, Vodafone e Zon, pela disponibilização de uma nova oferta comercial naquelas ilhas. "Até à extensão do cabo de fibra óptica poderá esse serviço ser apenas possível através de ligação por satélite e posterior distribuição local do acesso à Internet", admitem, mas será "praticamente garantido que quem forneça ligação à Internet a velocidades consideradas normais em qualquer sítio do nosso país (o referido mínimo de 4 Megas), vá angariar e fidelizar sem dificuldade dois milhares de clientes", contrapõem.

Em conversa com o TeK, Nelson Fraga admitiu porém que duvida que o desafio seja aceite pelas operadoras, pois a justificação que lhes tem sido dada é recorrente: "não havendo [a extensão do cabo submarino de] fibra óptica, a única forma [de ligação à Internet] é através de satélite", uma solução que fica cara para qualquer dos ISP's.

Adiantou ainda ser difícil compreender que a velocidade habitual da ligação à Internet naquelas ilhas se situe nos 100 Kbps, quando durante a visita oficial do Presidente da República ao território a velocidade constante passou a ser de 1,5 Mbps, voltando a ser reduzida nos dias seguintes.

O internauta acrescenta que, de acordo com uma explicação "oficiosa" prestada pela PT na altura, tal se ficou a dever ao facto de a largura de banda normalmente alocada a instituições bancárias e outros clientes de grande dimensão ter sido reduzida para fazer face às necessidades da comitiva presidencial.

Isto porque nas ilhas das Flores e do Corvo a ligação é recebida por satélite e distribuída depois pelos vários clientes, tendo a operadora liberdade de alocar largura de banda consoante as necessidades e contratos que mantenha com estes. Este utilizador coloca, por isso, em causa a impossibilidade alegada pela empresa de prestar diariamente uma ligação mais rápida e sugere que a disponibilização de uma ligação mais célere durante a permanência de Cavaco Silva naquelas ilhas foi usada para fazer passar para a opinião pública uma imagem que não corresponde à realidade.

Anónimo disse...

Voces façam como eu não há marina não ha voto e no caso do cabo não há cabo não há votos, e eu tenho quase a certeza que desta vez não há maiorias.

Anónimo disse...

esse teu voto que vais guardar debaixo do teu colchão quem vai eleger para haver marina e o cabo de fibra ótica?

Anónimo disse...

será que a marina é mesmo importante? Não ha mais nada de importante que se possa fazer na ilha?
Para o esperto do continente que escreve que nao tem que pagar pela nossa net... - nos estamos a pagar as vossas auto estradas, os vossos aeroportos, metros etc etc!

Anónimo disse...

O fulano que ameaça, se não há marina não vota, tire o cavalinho da chuva.
Essa conversa acabou.
Vote se quiser se não quiser não vote.
Chegou a altura de termos juizo.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 11 de Abril de 2012 22:08 . Vc e os açorianos têm uma boa solução. Fiquem independent3es e sigam a vossa vidinha. Assim já não temos de andar a dar milhares de milhões de euros do nosso orçamento todos os anos para o Governo Regional dos Açores....

Anónimo disse...

Este Portugues das 18:43 meta-se lá com a sua vida que ela não está facil no seu Portugal e que não se meta a dar conselhos aos Açoreanos em especial os do Grupo Ocidental.

Anónimo disse...

não há votos mas deve ser para o p.s.ele é que está nos açores.

Anónimo disse...

Não se pode generalizar os portugueses continentais, tal como não se pode generalizar os portugueses Açorianos... no entanto é deveras interessante o que o senhor "continental" acima diz... apenas dá mais razão a nós Florentinos e Corvinos. Por que razão não podemos "brincar" a 100 megas na internet se pagamos o mesmo preço que eles? Mas para além disso é preciso que o senhor saiba que a internet não é só para brincar e muita gente usa a internet para trabalhar, se informar e como instrumento, hoje em dia, essencial para as mais diversas atividades, tais como telemedicina, videoconferências etc. Vamos a ver, EXPO 98, para os continentais brincarem a ricos... Euro e os estádios novos para os continentais brincarem à bola, cas da música para brincarem aos cantores, autoestradas, pontes e metro sub e sob-urbano com discrepâncias orçamentais enormes, submarinos para poderem brincar à guerra, e ainda queriam um novo aeroporto e um TGV para brincarem aos turistas... e nós apenas queremos ter aquilo que nós pagamos, ou seja 8 Megas...mas o que temos é 100 kbps ou seja, cerca de 1% por aquilo que pagamos... haja paciência para comentários destes continentais!

MILHAFRE disse...

É incompreensível a demora em chegar às Ilhas Ocidentais a fibra óptica e a melhoria das telecomunicações.

Por aqui se vê o abandono que o País tem votado a sua «fronteira mais ocidental».

Ainda me lembro, que só foi com os Franceses, que foi construida uma estrada de Sta Cruz a Ponta Delgada.

Ainda para muita gente, Portugal é Lisboa e o resto é paisagem.

Pois bem, que Lisboa fique com Portugal e o que trate melhor do que tem tratados os Açores.

Anónimo disse...

eu apoio o fulano que anda a lutar pela Marina nas Lajes e dou-lhe a garantia que há mais que não vão votar.

Anónimo disse...

Deixem de andar a pedir dinheiro aos Continentais pra fazer as vossas coisas. Dou-vos a independência e tratem da vossa vidinha. Sinceramente eu não quero pagar para os açorianos terem isto e aquilo. Voces por acaso pagaram o asfalto posto nas ruas da minha freguesia ? Sejam uma nação e deixem de pedinchar milhões aos continentais. Já chega. Estámos fartos.

Anónimo disse...

Em resposta ao Fulano das 7:41.
Primeiro. Informo que não lhe pedi opinião sobre a minha luta para uma Marina no Porto das Lajes das Flores.
Segundo. Dizes esta conversa acabou!
Quem és tu para me mandar calar?
Terceira.Chegou altura de termos juizo.
Se não o tens desenrasca-te que eu sempre tive.
Mais te vou dizer que continuarei com a minha luta.
Termino com um grande abraço a todos os lutadores desta causa.

MILHAFRE disse...

Anónimo das 22:03, presumo que continental e português:

Quem já estão fartos são os Açorianos.

Não confundimos todos os portugueses continentais - principalmente os das províncias do interior e da raia, abandonados pelo Poder Central, com a oligarquia politico-partidária e de interesses, sedidada no Eixo Lisboa-Cascais - com aqueles que preconizam várias classes de portugueses, como havia no tempo do fascismo e do colonialismo.

Eu que não tenho muito interesse em ser português, pelo menos reconheço que todos aqueles que querem ser portugueses, sejam do Corvo ou de Mirandela, devem ser tratados como iguais, coisa que não acontece.

Quando o comentador das 22:03 de 12 de Abril de 2012, refere que os Açores «pedem» dinheiro aos Açores, está implicitamente a raciocionar em termos coloniais.

Se não querem enviar (se é que enviam alguma coisa!), então que «desamparem a loja» e já agora que indemnizem o Povo Açoriano por 500 anos de abusos, exploração e rapina fiscal.

Só quem, como parece acontecer com o citado comentador português continental, não conheceu os Açores antes do 25 de Abril, é que arrota essas barbaridades.

Em todo o caso, há sempre a possibilidade do citado comentador conhecer a fundo a nossa História e Geografia.

Basta dirigir-se a uma biblioteca, escolher os livros ou consultar a vasta informação que está disponível na internet.

Saudações Açorianas.

Anónimo disse...

Como pensam que o Governo Regional tem dinheiro? Informem-se antes de falar. Vcs recebem todos os anos milahres de milhões de euros. É desse dinheiro que é transferido do Governo de Lisboa que vcs vivem! Eu sou a favor da independencia dos Açores. Assim já não temos de vos sustentar!!!!!

Açores Livres disse...

Vocês aí não sustentam nada.

Sempre viveram à custa das indías, dos brasis, das colónias africanas, dos fundos europeus e agora vivem da caridade da troika.

Tudo roubaram, saqueraram. mamaram.

Ao longo dos séculos os Açores deram mais a Portugal do que reberam.

Portugal tem uma dívida imenda para com os Açores e os Açorianos.

Nós temos condições para ser independente.

Vós, portugueses, há muito que perderam a independêmcia.

Associessem-se a Espanha ou a Marrocos.

Anónimo disse...

Não gosto nada destas lutas continente/ilhas porque, infelizmente, fazemos parte deste triste país chamado Portugal.....mas como açoreano e como florentino não posso deixar passar em claro o chorrilho de tolices que este anónimo português continental tem desfiado nos seus comentários....se o país está como está a culpa não é dos açores...será talvez da madeira, da expo98, do euro 2004, da segunda travessia sobre o tejo, das autoestradas e scuts, do metro do porto e todas as outras empresas de tranportes públicos que dão um prejuízo diário de milhões, etc......infelizmente nóes açoreanos, que estamos para aqui longe de tudo e de todos, que temos de pagar quase 400 euros para ir a portugal continental, não temos contribuído para a triste situação em que se encontra o país.

Anónimo disse...

os de lisboa van e matar a foma par as flores. a te mama as dolares da basa da USA das lajas

Anónimo disse...

Fora com os exploradores continentais. Viva a FLA e os Açores livres.