sábado, 28 de abril de 2012

Ilha dos pequenos paraísos do verde, das flores, das cascatas e das lagoas

A ilha das Flores é uma das mais bonitas ilhas dos Açores, tendo sido integrada na rede mundial de Reservas da Biosfera pela UNESCO. Famosa pelas suas cascatas e lagoas, a ilha das Flores é detentora de pequenos paraísos escondidos por entre a floresta da laurissilva e flores de muitas cores e aromas. Ilha onde se situam grutas acariciadas pelas ondas do mar desde há milhões de anos, um museu vivo em pleno Oceano Atlântico, na parte mais ocidental da Europa.

Para quem puder, uma das maneiras de conhecer a ilha das Flores poderá ser a pé, pelos caminhos que as pessoas faziam na sua labuta diária e os romeiros percorriam a caminho das festas.

Por lá, encontram-se cascatas de água que caiem de grandes alturas. Algumas directamente no mar, outras alimentam ribeiros que movem os moinhos de água.

A Rocha dos Bordões, Pedras do Frade e da Freira e Gruta do Galo, formam monumentos geológicos e mostram a arte dos elementos da natureza.

O Morro Alto, o ponto mais alto da ilha das Flores, tem uma vista panorâmica sobre as lagoas, no meio de vegetação endémica com extensos maciços de floresta laurissilva, e as localidades de Ponta Delgada, Fajãzinha e Fajã Grande onde se encontra a zona balnear. As sete lagoas situadas no planalto central, são de grande encanto e contemplação.

Nas Lajes das Flores pode aproveitar para descansar e merendar no parque de merendas da Fajã de Lopo Vaz.

Vale a pena visitar o Parque Botânico na Fazenda de Santa Cruz onde se encontra ali perto a maior barragem dos Açores, o Museu Slavónia – em memória de um navio, com 600 pessoas a bordo, que deu à costa, e que foi acolhido pelos habitantes da ilha, ficando assim demonstrada a hospitalidade dos florentinos – a Igreja Matriz de Santa Cruz e a Igreja Matriz das Lajes.

Como pratos típicos a ilha das Flores tem a linguiça com inhames, a sopa de agrião e a abundância de peixes e mariscos acompanhados de queijo da ilha e vinho da Região.


Notícia: «Guia + Viagens».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Não compreendo que o Governo Socialista faz um Hotel em santa cruz e as maiores das belezas Naturais são no Concelho das Lajes.

MILHAFRE disse...

As nossas Ilhas Ocidentais são autênticas pérolas que devem ser preservadas e acarinhadas.

Desenvolver uma política de turismo sustentável, baseado na natureza selvagem que as Flores e o Corvo ainda revelam, acompanhado de estruturas de apoio e de animação locais, pode ser muito bem uma alternativa económica à actual situação.

Turismo de qualidade e para gente com qualidade.

Se não é barato chegar às Flores - a distância e as condições atmosféricas assim o determinam - também a oferta turística deve ser baseado num alto padrão e para segmentos de clientela que apreciam o que é bom.

Não pode ser o «toirismo» do Algarve nem o de Benidorme!

Anónimo disse...

porquê fazer um hotel numa freguesia daquelas????????????????????????????????????nem merece resposta

Anónimo disse...

Ò homem tu não vez que a camara de Santa Cruz é do P.S. e a das Lajes é do P:S.D.assim nunca poderia ser feito o Hotel nas Lajes eles puxam sempre para o seu lado e não para onde há o brilho da natureza que é o Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

Quem me confirma que a maior barragem dos Açores é nas Flores?

Anónimo disse...

Espero bem que o Governo anunci a tranferência da Capitania para as Lajes que não tem lògica nenhuma ela estar em Santa Cruz já que o Porto é nas Lajes.Um Sempre Atento.

Anónimo disse...

a maior barragem dos açores é nas furnas são miguel.

Anónimo disse...

E eu que pensava que havia hotel no concelho das lajes, pareceu-me ler em qualquer sitio que a Quada era tratada por hotel.