sexta-feira, 6 de abril de 2012

Pescadores querem mares protegidos

Representantes dos pescadores açorianos vão, na próxima semana, pedir ao Governo da República mais protecção para a Zona Económica Exclusiva dos Açores.

Num encontro com a ministra da Agricultura, Pescas e Ambiente, Assunção Cristas, os sindicatos açorianos vão dizer que na reforma da política comum [europeia] de pescas é preciso salvaguardar o acesso aos mares dos Açores para além das 100 milhas.

Os representantes dos pescadores também querem que o Governo da República retire o recurso judicial que o Estado interpôs num processo movido pelos pescadores açorianos a propósito da falta de fiscalização dos mares. Nesse processo, em 2004, os pescadores dos Açores acusaram o Estado de negligência na fiscalização do mar em redor das ilhas e viram o Tribunal adminsitrativo de Ponta Delgada dar-lhes razão. O Estado recorreu dessa decisão.


Notícia: «Telejornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

MILHAFRE disse...

O Mar dos Açores é e deve ser dos Açorianos.

Há que renegociar com a União Europeia os acordos que foram negligentemente firmados pelo Estado Português, aquando da adesão à politica comum de pescas.

Se nós não temos acesso aos recursos naturais dos outros países europeus (minas, jazidas de petróleo e gáz natural, florestas,etc.) com que raio os estrangeiros vêm para aqui roubar, rapinar e explorar os nossos recursos?

E que faz o Estado Português, que durante décadas, não tem visto um boi e não tem feito uma adequada fiscalização da nossa ZEE?

Afinal os Açores é moeda de troca ou de troika, para quem e para quê?