quarta-feira, 11 de abril de 2012

Lajes faz recolha separada de resíduos

O resultado da campanha de informação/sensibilização porta a porta e das sessões de esclarecimento efectuadas nas freguesias do concelho das Lajes, demonstrou que os munícipes estavam atentos à matéria apresentada, estando empenhados na tarefa de separação dos resíduos, contribuindo assim para a melhoria do ambiente da nossa ilha património da Biosfera.

Com o início da Primavera, no passado dia 21 de Março depositou-se pela primeira vez na Central de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Lajes, as embalagens de plástico e de metal recolhidas nos ecopontos amarelos provenientes das freguesias da Lomba, Fazenda, Lajedo, Mosteiro e Fajãzinha, bem como do vidro depositado nos ecopontos verdes, seguindo-se a deposição do papel e do cartão limpo recolhidos dos ecopontos azuis.

A partir daquela data a deposição dos resíduos sólidos urbanos do concelho das Lajes deixou de ser na lixeira, passando a acontecer a separação correcta dos resíduos nos respectivos ecopontos e a sua posterior recolha selectiva.

A calendarização da recolha selectiva de resíduos nas freguesias do concelho das Lajes, é a seguinte:
  • segundas-feiras e sextas-feiras: indiferenciados/lixo orgânico - contentor cinzento;
  • quartas-feiras: plástico/metal e vidro – ecopontos AMARELO e VERDE;
  • quintas-feiras apenas quinzenalmente: papel/cartão limpos - ecoponto AZUL;
  • primeira quarta-feira do mês: electrodomésticos e outro “lixo grado”.
A separação dos resíduos é um dever de todos nós... e o ambiente agradece!


Notícia: [novo] "sítio" da Câmara Municipal das Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

Até que enfim!
Para se implementar uma exigencia ambiental dos dias que correm, foi um cabo de trabalhos.


O fim da deposição de resíduos sólidos urbanos em "lixeiras", uma vergonha para qualquer sociedade que se preze, é apresentada como uma "áfrica", como uma conquista sideral.... .

Muito bem..... (palmas).....

Anónimo disse...

somos sempre os primeiros.

Anónimo disse...

O anónimo esqueceu-se de dizer:
"os primeiros dos últimos".

Anónimo disse...

Finalmente que se vai acabar com a lixeira ao pé das Lagoas.

MILHAFRE disse...

Um excelente investimento, pois é pela preservação do nosso ambiente que podemos garantir o nosso Futuro.

Um ambiente são, é fundamental para a nossa indústria turística e bem assim para uma economia sustentável.

Fórum ilha das Flores disse...

Pequena adenda, através de algumas informações também publicadas no Boletim Municipal lajense (do primeiro trimestre de 2012).

Aproveitando esta oportunidade, deixamos aqui alguns exemplos das boas práticas para uma correcta separação dos resíduos nos respectivos ecopontos.

Os resíduos que não sejam embalagens, não deverão ser colocados no ecoponto amarelo; como por exemplo: copos, loiças ou utensílios de cozinha e caixas de madeira. Estes resíduos devem ser colocados no contentor dos INDIFERENCIADOS/ORGÂNICO (cor cinzento nalgumas freguesias).

Os electrodomésticos serão recolhidos juntamente com o “LIXO GRADO”, na primeira quarta-feira de cada mês.

As caixas e as carteiras dos medicamentos usados, bem como todos os medicamentos fora de prazo, deverão ser entregues nas FARMÁCIAS.

Existem alguns resíduos que devido à sua natureza suscitam algumas dúvidas, como por exemplo as embalagens denominadas por “Tetra Pak”, como os pacotes do leite, dos sumos, das natas e de outros produtos usados em culinária com embalagem semelhante, que são feitas de papel e plástico, em que apenas duas das seis camadas que as compõem são de papel, devendo por isso serem colocadas no ecoponto AMARELO.

Outra prática incorrecta que temos verificado neste primeiro mês de recolha selectiva nalgumas freguesias [do concelho das Lajes], é a deposição das embalagens de vidro ou do papel limpo dentro de sacos plásticos, devendo estes resíduos serem colocados soltos dentro dos respectivos ecopontos VERDE e AZUL, sendo que os plásticos irão sempre para o ecoponto AMARELO.

A deposição dos papéis sujos, tais como: papel de cozinha, guardanapos, toalhas e toalhetes, lenços, papel higiénico, caixas com gordura (de pizza, por exemplo), fraldas e pensos higiénicos, deverá ser feita nos ecopontos dos INDIFERENCIADOS/ORGÂNICO e nunca no ecoponto azul.

Anónimo disse...

Foi o ultimo concelho dos Açores a implementar estas práticas, próprias de gente civilizada.

Falta agora a água. Os resultados das análises previstas na lei, devem ser divulgados. Para as pessoas conhecerem a qualidade da água que lhe corre na torneira.

Anónimo disse...

paga bem pela agua para veres analizes ou julgas que as analizes são feitas gratuitamente ou ainda queres arranjar mais impostos para os contribintes.Quando o contador começar a trabalhar e chegar a conta da agua a casa todos os meses de 40 e 50 euros ai tens razão para reclamar.

Anónimo disse...

tira as mãos do bolso jorge que fica feio para a fotografia.

Anónimo disse...

Estive a ver o novo site da Camara das Lajes das Flores e pude reparar que lá existe excelentes fotografias desportivas organizada pela Pascoa.A todos organizadores e concorrentes quero aqui deixar os meus sinceros Parabéns. Assina um Lajense ausente.

Anónimo disse...

Lamento informar as pessoas das lajes mas a c.m.s.c. foi a primeira,e passo a explicar:não é que os senhores da cãmara de santa cruz a quando da vizita do secretario colocaram os contentores ao pé do hotel das flores e da assembleia e mal saiu da assembleia foram retirados não fosse alguem utiliza-los.lol sou de santa cruz mas ha certas coisas que ve-se que são importadas do continente e do corvo.