quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Doze forças políticas nas Regionais'12

Um total de 12 forças políticas apresentaram listas candidatas às eleições legislativas regionais nos Açores, agendadas para 14 de Outubro, onde 225.211 eleitores vão eleger 57 deputados para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma.

A lista divulgada pelo Tribunal Constitucional inclui PS (que venceu as eleições regionais de 2008), PSD, CDS/PP, PCP, BE e PPM - que estão actualmente representados no Parlamento regional, mas também o PCTP/MRPP, PDA, MPT, PTP, PAN e Plataforma de Cidadania (que foi constituída pelo PPM e pelo PND).

Estas eleições legislativas regionais açorianas ficam marcadas pelo facto de, pela primeira vez, o PSD não concorrer aos nove círculos eleitorais de ilha, já que no Corvo apoia o candidato do PPM.

Os dados divulgados pelo Tribunal Constitucional indicam que o PS é o partido com o orçamento de campanha mais elevado, com quase 996 mil euros, seguido do PSD com 651 mil euros, enquanto o PPM é o partido que menos vai gastar, já que dispõe apenas de um orçamento de 3 mil euros.

Ao nível das despesas com promoção e comunicação impressa e digital, o PS prevê gastar 261 mil euros, seguido pela CDU com 65 mil euros e pelo CDS/PP com 61 mil euros, prevendo o PPM gastar com esta rubrica apenas 1.450 euros.

A Plataforma de Cidadania, com um orçamento global de 48 mil euros, dedica a maior fatia à despesa referente à concepção da campanha, agências de comunicação e estudos de mercado, onde gastará 26 mil euros.

Para o PSD, que recebeu 350.633 euros de subvenção estatal, a rubrica de despesa mais elevada, com 180 mil euros, é dedicada à aquisição de brindes e outras ofertas.

Por seu lado, o Partido Democrático do Atlântico (PDA), único partido nacional com sede nos Açores, prevê um orçamento de 8 mil euros, que inclui 5 mil euros em cartazes e panfletos para tentar eleger pela primeira vez um deputado para o Parlamento açoriano.

De acordo com o mapa publicado pela Comissão Nacional de Eleições, a ilha de São Miguel elege 19 deputados regionais, seguindo-se a Terceira com 10 deputados. Os círculos eleitorais do Faial, Pico e São Jorge elegem quatro deputados cada, enquanto nas Flores, Graciosa e Santa Maria os eleitores vão escolher três deputados em cada ilha. O Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, elege dois deputados regionais.


Notícia: «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Metade destes deputados era mais que suficiente atendendo há inrresponsabilidade da divida da região,e os gastos exorbitantes do funcionamento da assenbleia regional.Para estes parasitas a troik passou ao lado.

Anónimo disse...

A lista do PSD da gosto ver. Bruno & sua équipa merecem vencer!

Anónimo disse...

O pior destas Listas não é serem muito extensas, que também o são. É a forma como são constituídas e o modo como irão funcionar os deputados e seus grupos parlamentares.Ou seja; os Partidos (todos)impõe quem irá representar o povo.E não me venham dizer que ninguém é obrigado a votar neles, porque basta que eles votem em si próprios para serem eleitos,o que conta são os votos válidos!Depois já se sabe como é; os da situação apoiam incondicionalmente (ai desles se não)as propostas do Governo mesmo que as achem horríveis,e regeitam liminarmente as da oposiçao, mesmo que as considerem excelentes e válidas.Os da oposição fazem exactamente o contrário. É esta a democracia que temos!