Integrar a rede europeia de GeoParques
O GeoParque Açores, único no Mundo por ter 121 geossítios espalhados por nove ilhas, deve ser integrado na rede europeia e mundial de geoparques durante a próxima conferência internacional.
“Os avaliadores ficaram visivelmente impressionados pela positiva com o que existe na Região e com o trabalho realizado”, afirmou o coordenador científico do GeoParque Açores.
João Carlos Nunes frisou que a delegação dos Açores vai para esta reunião internacional "com boas expectativas", salientando que a Região apresentou uma "candidatura forte". A candidatura do GeoParque Açores à Rede Europeia de GeoParques foi apresentada em Novembro de 2011, tendo a missão de avaliação estado no arquipélago em Julho deste ano.
O coordenador científico do GeoParque Açores destacou as suas "características inéditas" a nível mundial, com locais "ímpares" do ponto de vista da geologia, cuja preservação importa assegurar, como o vulcão dos Capelinhos, a montanha do Pico, o Algar do Carvão, a Furna do Enxofre, o Caldeirão do Corvo, as Fajãs de São Jorge ou a Rocha dos Bordões.
Nesse sentido, o GeoParque Açores, subordinado ao tema ‘Nove Ilhas - Um Geoparque’, pretende proporcionar uma viagem pelo património geológico do arquipélago, que possui uma paisagem marcada por rochas, relevos e estruturas originadas por erupções vulcânicas. Entre a imensa variedade geológica, que abrange um período que começou há milhões de anos e vem até à actualidade, estão locais como caldeiras, campos lávicos ou cordilheiras vulcânicas.
O GeoParque Açores tem uma valência de geoconservação e outra de educação para cidadania e respeito ambiental, frisando João Carlos Nunes que a integração nesta rede europeia implica "novas responsabilidades". Caso se confirme a adesão do GeoParque Açores à rede europeia, ela será válida por 4 anos, decorrendo uma nova avaliação ao fim desse período.
Os geoparques que integram a rede europeia fazem também parte de uma rede mundial de geoparques patrocinada pela UNESCO.
Notícia: «Açoriano Oriental», jornal «i» e RTP Açores.
Saudações florentinas!!
1 comentário:
Adenda informativa com notícia da secção Ecosfera do jornal «Público»: "Adiada candidatura de Açores a património geológico da Humanidade".
O Comité Coordenador da Rede Europeia de Geoparques adiou para Março [de 2013] a decisão quanto ao reconhecimento dos Açores como património geológico da Humanidade, foi revelado na [passada] quinta-feira [dia 20].
“A candidatura [dos Açores] não foi rejeitada. Mas é a primeira vez que a Rede de Geoparques tem um arquipélago a querer associa-se-lhe e isso tornou-se um problema para a própria estrutura”, disse José Leonardo Silva, coordenador da candidatura dos Açores.
O adiamento “não foi uma desilusão”, porque em causa está apenas “um pedido de informação adicional” sobre o território das nove ilhas. “Não podemos pensar que isto foi um problema. Temos que pensar que estamos a colocar-nos do lado da solução”, sublinhou José Leonardo Silva.
Em Portugal há actualmente dois geoparques: o de Arouca, cujos limites coincidem com aquele concelho, e o Naturtejo da Meseta Meridional, que abrange os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Segundo José Leonardo Silva, os Açores podem vir a ser o terceiro geoparque português e o primeiro do mundo na condição de arquipélago.
O Comité Coordenador da Rede de Geoparques “disse, e nós também achamos, que o Geoparque dos Açores é uma grande mais-valia para a Rede Europeia. Esperamos satisfazer todos os membros da Rede com as nossas respostas, para que consigamos entrar em Março próximo”, data da próxima reunião da estrutura, em Paris, acrescentou.
Enviar um comentário