domingo, 4 de agosto de 2013

Actividades do Clube Naval das Lajes integradas na Festa do Emigrante 2013


Por altura da Festa do Emigrante 2013, o Clube Naval de Lajes das Flores organizou várias iniciativas relacionadas com o mar, em parceria com outras entidades, nomeadamente: Grupo Atlântico Solidário, Associação Portuguesa de Pesca Submarina Apneia AzulInvade (Terceira), Clube Naval dos Oficiais e Cadetes da Armada, Clube Subaquático da Caparica, Clube PescaSub (Cascais) e revista Apneia Portugal.

Estas iniciativas tiveram várias finalidades/objectivos, desde a sensibilização, limpeza, desporto e até solidariedade. As imagens aqui difundidas referem-se à limpeza subaquática na Baía do Porto das Lajes; demonstração de vela com embarcações Optimist, L’ Équipe e 420; passeios de barco e pesca desportiva. Esta última actividade redundou na captura de 143 kilos de pescado, depois entregue ao Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia das Lajes. Por motivos operacionais não foi possível ter imagens da outra equipa, facto pelo qual se pede desculpa.

Sem sombra de dúvida um cartaz repleto de actividades, onde não faltaram voluntários e participantes e onde a boa disposição foi rainha durante todas as actividades.

Obrigado ao Clube Naval das Lajes, a todos os participantes e todos os intervenientes, à Luísa Silveira e todos os que, de uma forma ou de outra, tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos.
Parabéns a este espaço por divulgar alguma informação sobre o que se passa na ilha das Flores.
Parabéns ao clube Naval pelo trabalho que apresenta a todos os florentinos.
Parabéns ao Sr. José Agostinho pelo excelente trabalho de recolha e que a todos nós oferece, sem nada pedir em troca. Devo acrescentar que a maioria das pessoas nem sonha o trabalho e despesa que tem este tipo de trabalho.
José, continua, pois sem dúvida que alguém, com certeza fora da ilha, irá reconhecer o teu trabalho. No que depender de mim assim será feito.
Abraço a todos.

Anónimo disse...

só na capital das flores é que se fazem coisas destas.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com três vídeo-reportagens da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares, sobre a Festa do Emigrante 2013, o desfile de marchas e cortejo do Divino Espírito Santo e a iniciativa de pesca solidária, na ilha das Flores.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com vídeo-reportagem de José Agostinho Serpa sobre a actuação da Filarmónica Nossa Senhora das Vitórias nas Sopas da Festa do Emigrante 2013.

Por altura da XXVIII Festa do Emigrante que decorreu na vila das Lajes das Flores, a Filarmónica de Nª. Sª. das Vitórias, de Santa Bárbara da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, levou a cabo um monumental concerto em frente ao recinto escolhido para o almoço das Sopas de Espírito Santo.

Fundada a 31 de Agosto de 1986, o seu historial já com décadas, a boa organização, a condução musical pelas mãos do seu fundador e maestro o senhor Leonardo Cymbron e uma boa presidência/direcção faz desta banda/filarmónica uma/se não a mais jovem dos Açores.

Já com dois CD´s gravados e preparando-se para um novo trabalho discográfico, esta banda já tem um historial de deslocações às ilhas do Açores, Continente português bem como ao estrangeiro, nomeadamente às comunidades portuguesas. Já participou em festivais e fomenta intercâmbios sempre que há possibilidade para tal.

Actualmente, a Filarmónica Nossa Senhora das Vitórias é constituída por 50 elementos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e 30 anos, tratando-se portanto de uma Filarmónica constituída por jovens, desta freguesia e não só. Mantem uma escola de música em constante actividade para formar os "músicos do amanhã", sendo o seu regente (o seu fundador), o senhor Leonardo Medeiros Cymbron.

Assim a ilha das Flores agradece a esta Banda Filarmónica, a sua presença e brilhante actuação/concerto que tão cedo não entrará no esquecimento dos florentinos...

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com a vídeo-reportagem de José Agostinho Serpa sobre a Festa do Emigrante na sua XXVIII edição para o ano de 2013.

Este ano a Festa do Emigrante teve uma vertente muito virada para o mar e as suas valências.

Como pretensão de alguns dos intervenientes no programa artístico/cultural desta edição da Festa do Emigrante, separei algumas das actividaes em outros vídeos já publicados.

Assim este vídeo é um resumo, tendo algumas actividades mais em realce. A contenção nas despesas fez desta festa um palco de artistas locais e regionais, o que nem por isso desvalorizou o evento, antes pelo contrário foi uma mais valia no dar a conhecer o que é nosso.

De lamentar que neste vasto programa não tenha havido lugar para a Filarmónica de Nossa Senhora dos Remédios, única existente na ilha das Flores e umas das melhores no panorama regional do género.

Resta-me agradecer a todos os intervenientes, Luísa Silveira e os que tornaram possíveis estas imagens.

Um abraço para o Frank Serpa que de passagem por cá deixou a sua contribuição tocando uma chamarrita em homenagem aos emigrantes, desafio lançado por José Agostinho Serpa aquando da sua actuação.

Alguns pontos do programa não constam nestas imagens, ficando-se a dever a motivos humanos e operacionais, desde já as minhas desculpas que servem também pelo facto de só agora estar a ser publicado. Neste aspecto gostaria de dizer que um trabalho destes para ficar pronto a ser visualizado com alguma qualidade tem só de edição e todo o trabalho relacionado cerca de 15 longas horas, para já não falar na recolha de imagens.