quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Barco da fibra óptica... está na Noruega


As ilhas das Flores e Corvo estão quase(?) com telecomunicações de alta velocidade. Este é o "IT Interceptor", o barco que vem levar o cabo de fibra óptica até às ilhas ocidentais açorianas. O navio já se encontra a carregar os cabos na Noruega e o início do lançamento do cabo está agendado para sexta-feira dia 13 de Setembro.

Notícia: blogue «Porto da Madalena».
Saudações florentinas!!

31 comentários:

Anónimo disse...

como é que o cabo vem da noruega se ele já está nos açores à muito tempo. está bem mal servido os açores se não tivesem cabo cá com tantos mihares já passado neste mar e ainda falta passar graciosa terceira e faial. a ligação para o corvo deve ser feita a uma milha das flores.

Anónimo disse...

agora é um tal fazer propaganda eleitoral.

Anónimo disse...

O anónimo 29/08/2013, 21:23:00, não deve saber do que se está a falar. Todas as ilhas, excluindo as Flores e Corvo, já estão ligadas por fibra óptica (cabo submarino à ilha), as telecomunicações no grupo ocidental ainda são realizadas via satélite, o que torna as nossas comunicações muito más, até digo ridiculas (nem dá para ver um video no youtube, nem fazer telemedicina, e dificulta todos o Serviços públicos, tais como Finanças, Agrícolas, Florestais etc). Um coisa é ter fibra óptica dentro de casa, outra coisa é ter uma ligação através do cabo submarino à ilha, e é disto que o grupo ocidental está à espera. Este braco que está na Noruega está é a preparar-se com o cabo submarino para de uma vez por todas as nossas ilhas ficarem, finalmente, ligados por este cabo, ou seja, ficar em pé de igualdade com os outros portugueses todos... pois não podemos ser considerados portugueses de quinta, que neste momento é o que somos!

Anónimo disse...

Escolheram um dia perfeito para iniciar as obras... sexta feira 13...
oxalá que não vamos ter azar !!

Anónimo disse...

esta ligação é da maior importância para o Grupo Ocidental.
Estamos todos de parabéns.

Anónimo disse...

Será o fim de 14 anos de burla da parte da PT, burla apoiada pela passividade das entidades supostamente fiscalizadoras ?

Anónimo disse...

Este novo cabo vai acima de tudo proporcionar mais momentos de lazer ao pessoal do grupo ocidental.

Anónimo disse...

Já temos empreendedores, já temos mão de obra altamente qualificada e com muita vontade de trabalhar, agora só falta mesmo é o cabo de fibra ótica para o grupo ocidental dar definitivamente o salto à tanto tempo esperado.

Anónimo disse...

estou achar muita propaganda eleitoral.

Anónimo disse...

Este cabo de fibra óptica é que nos vai salvar a tolos.

Anónimo disse...

Já ruma os Açores !

Anónimo disse...

Vai ser desta???
Eu cá ja estou escaldado.
Nao vou em folclore eleitoral.
So acredito quando tiver a usufruir.

Anónimo disse...

Ò voces ainda não perceberam que isto é campanha eleitoral, se fosse para passar o cabo era no verão e já estava passado eu dou um mes para passalo do faial às flores e é para andar devagar, eu sei o que estou dizendo.

Anónimo disse...

Pergunta que fica no ar.
Será que já começaram abrir vala na Praia da Calheta nas Lajes para entrada do cabo.

Anónimo disse...

Há comentários aqui que acho ridiculos...
- o Cabo vai entrar é em Santa Cruz e já está quase pronto os trabalhos para "receber" o cabo;
- isto pode ter sido campanha eleitoral no ano passado e/ou em outros anos...agora já não pode ser, não vi nenhum candidato a falar disso
- se não acreditam que é desta vez porque é que o navio já está a navegar rumo a Ponta Delgada com a estimativa de chegada a 10-09-2013...e começar os trabalhos na sexta feira 13...
- Sexta Feira 13 é dia de azar apenas para aqueles que têm azar neste dia, para os outros é um dia normal

Acreditem que desta vez...se não houver nenhuma tempestade...é de vez!

Anónimo disse...

um senhor na terceira de alto gabarite disse-me que o cabo entrava nas lajes na praia da calheta agora pergunto como é que as coisas mudão de um momento para o outro. quem será que está a dizer a verdade.

Anónimo disse...

bla bla bla.... o navio leva uma semana a paxar o cabo faial flores... teixao calados se nao sabem o k dixem... i o anonimo 3/9/13 concordo cntgo ja vem a caminho a ponta dlgada...

Anónimo disse...

voces não vaiam na conversa do anonimo das 9.32 não vai haver cabo a não ser de algum sacho se algum quiser trabalhar.se fosse para haver era antes das eleiçoes e no verão.pensem bem.

Anónimo disse...

como é ondagora ali na doca aqui no faial disseram-me que o barco chegava amanhã ao faial para carregar o cabo e há um que diz que tambem chega a ponta delgada afinal parece que são dois barcos ou eu estou de acordo com o anonimo das 15,32 em que esta dizendo só se for cabo de algum sacho.

Anónimo disse...

pois...pois...viva a fartura dois barcos um começa das flores e o outro do faial e um é para ficar permanente nas flores para ir imendando o cabo que vai rebentar muitas vezes naquelas baixas ao pé da antiga fabrica da baleia. voces tomem nota disto que eu escrevo se algum dia chegar cabo às flores e entrar pelo o lugar que falam não vai durar muito tempo.por o que já me disseram o cabo entra sempre por lugares de areia.

Anónimo disse...

Mais uma noticia de última hora. O barco chega sabado da América do Norte ao Porto das Lajes das Flores e onde lá carregará algumas bobines de cabo que estão no contentor.

Anónimo disse...

ouvi dizer nas lajes que o barco que vem da américa não trás cabo para chegar mais depressa.

Anónimo disse...

será que este barco quando chegar às lajes precisa abastecer de combustivel naquele bomba que está prometida alguns anos no porto das lajes e ainda não chegou. será esta bomba de combustivél de cera e com o calor derreteu-se.

Anónimo disse...

Sou como S. Tomé ..... so vendo para cer.... ou ja se eskeceram k estamos em tempo de campanha eleitoral????

Anónimo disse...

eu já disse e continuo a dizer o cabo se fosse para chegar às flores era np verão e nem levava um mes para para ficar tude ligado.

Anónimo disse...

até já perdi a conta dos anos que o governo fala no cabo para as flores e corvo.

Anónimo disse...

Faltam 5 dias para o inicio do cabo Horta Flores e Corvo quero estar sexta feira para ver a saida do cabo no Faial e espero que não seja em vão é que vou gastar dinheiro do meu bolso de avião de São Miguel para a Horta e a estadia.

Anónimo disse...

telefonei para um amigo meu do faial às 12.30 e ele disse-me que barco por lá nem velo. portanto ao faial ainda não chegou nada.

Anónimo disse...

já só falta 4 dias para o inicio do cabo. já estão abrir vala na praia da calheta nas lajes para receber o mais esperado cabo de fibra ótica.

Anónimo disse...

Tal como disse nos primeiros comentários e para aqueles São Tomés que aqui comentam... o navio IT Interceptor atracou às 8:20 no porto de Ponta Delgada...o ETA era 8:00...assim atracou com 20 minutos de atraso. Os trabalhos estão previstos começar no dia 13 de Setembro, tal como anunciado neste post. Hoje deu-se um pequeno salto para Portugal mas um grande salto para os Florentinos e Corvinos. Para os incrédulos sugiro que acedam ao site Marinetraffic ou ao Shipspotting...se não sabem fazer isso...recomendo um curso de internet. Hoje ou nos próximos dias deve haver novas noticias sobre os trabalhos a desenvolver.

Anónimo disse...

é verdade que o cabo entra aqui nas lajes na praia da calheta, e sai em santa cruz para o corvo. e esta agora!!!