sábado, 24 de agosto de 2013

Retrato político autárquico florentino

Candidatos à Câmara Municipal de Lajes das Flores: Alice Ramos (PSD) e Luís Maciel (PS)

O município de Lajes das Flores é governado desde 1985 por autarcas sociais-democratas, sendo este concelho um dos bastiões do PSD nos Açores, uma Região em que este partido perdeu muitas Câmaras Municipais em 2009 ficando apenas à frente de sete dos 19 concelhos do arquipélago.

Por ter atingido o limite de mandatos estabelecido por lei, o actual presidente João Lourenço não pode recandidatar-se ao cargo, mas não deixa de ser este ano um dos protagonistas na disputa eleitoral no concelho mais ocidental do país e da Europa. Assim, João Lourenço avança como primeiro candidato à Assembleia Municipal pelo PSD, fazendo dupla com Alice Ramos, a engenheira zootécnica escolhida pelos sociais-democratas para se candidatar à presidência da Câmara Municipal de Lajes das Flores.

Quanto ao PS repete o mesmo candidato perdedor há quatro e oito anos atrás, Luís Maciel, veterinário e deputado na Assembleia Regional, que em 2009 e 2005 perdeu a eleição autárquica para o PSD neste município da ilha das Flores.


Candidatos à Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores: José Carlos Mendes (PS) e William Braga (PSD+CDS/PP)

As autárquicas deste ano voltam a ser uma disputa entre apenas dois candidatos em Santa Cruz das Flores, depois de em 2009 quatro forças políticas terem entrado na corrida eleitoral mas apenas PS e PSD terem eleito vereadores: quatro socialistas e um social-democrata.

Manuel Pereira, eleito presidente há doze anos, passou no ano passado o cargo a José Carlos Mendes, a quem cabe agora a missão de tentar manter a autarquia nas mãos dos socialistas.

O outro candidato à presidência deste concelho, um dos dois municípios da ilha das Flores, é o independente William Braga, que é apoiado por uma coligação PSD+CDS/PP. Cabe a William Braga tentar retirar aos socialistas uma Câmara Municipal que o PS governa consecutivamente desde 2001. Antes, o município tinha sido governado pelo PSD durante mais de vinte anos consecutivos.


Notícia: jornal «Açores 24 Horas».
Saudações florentinas!!

23 comentários:

Anónimo disse...

O retrato é naturalmente pobre.
Não por causa dos candidatos, gente conhecida, mas pelo enquadramento negro, de desastre eminente.

A credibilidade dos partidos e dos seus dirigentes é reduzidíssima.
As pessoas fartaram-se de conversa fiada e de brigas tolas, que em nada contribuem para o bem público.

No lugar de se esboçarem projectos, para melhor o nosso viver colectivo, opta-se por desancar nos adversários, como se isso fosse alguma coisa.
Já não há pachorra para líderes partidários destes.

No lugar de termos uma campanha serena, onde se sugere, propõe e discute, fazem-se obras à pressa, com medo de descontentamentos.
Esta gente julga que engana quem?

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "A CDU entregou lista única à Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores".

Anónimo disse...

As Flores têm gentes capazes de governar esta ilha como deve ser. Primeiro nem sequer precisava-se de 2 municípios um bastava...
Em Santa Cruz está a ser tudo tranquilo oposição não existe, há muito que o PSD deixou de existir em Santa Cruz.
Nas Lajes já está a ser uma parodia não tanto pelos candidatos em questão mas pelos interesses que algumas pessoas têm por de traz deles que dão muito na vista e só mancham a credibilidade de quem concorre...!

Anónimo disse...

Basta de chulos como José Carlos e companhiasque nunca fizeram nada na vida senão viver a custa da pulitica, não tem obra feita,abrão os olhos.

Anónimo disse...

Última Hora.
Acaba de chegar à minha redação um Fax em que informa que já estão a preparar terreno para entrada do Cabo de Fibra Óptica. Segundo informa que na zona da antiga Fabrica da Baleia lugar de muita pedra e que levo a pensar como é possivel ser por este lugar já que nas outras Ilhas ele entra em zonas de areia para ficar mais protegido. Será que estão a pensar ficar o barco permanente nas Flores para acudir a todas as vezes que ele rebentar.Um Florentino preocupado.

Anónimo disse...

O PSD aqui nas Lajes está a comprar tudo e todos. É triste ver que uma pessoa como a Eng.ª Alice, que é uma pessoa de valor, tem uma lista fraca, muito fraca. Tem em seu redor pessoas que apenas querem garantir a sua vidinha. Agora fazem e dão tudo a toda gente, dão materiais, pintam casas, arranjam emprego para toda a gente e até empregam crianças (isto é crime). No entanto, estes empregos após a eleições desaparecem. Depois de esta gente garantir os votos e a sua vidinha mandam este pessoal pra casa novamente.

Anónimo disse...

É com grande tristeza que vejo que o meu Partido PPD/PSD em Santa Cruz das Flores de fato não apresenta uma candidatura forte o suficiente para captar votos! E os socialistas aproveitam para captar ex-social demoratas para concorrer! O Sr. José Carlos Mendes é óbviamente uma pessoa séria e dedicou toda a sua vida ao Concelho de Santa Cruz ora como funcionário do Antigo BCA ora como membro de outros orgãos como o caso do Grupo Desportivo ¨Os Minhocas¨ e portanto é de facto um grande candidato à vitória por falta de alternativa! Quanto ao candidato do PSD óbviamente jovem, sério, honesto mas não lhe reconheço grandes qualidades políticas, nem provas dadas! Julgo que o PSD em Santa Cruz falhou de novo, lamentavelmente já que aceitou um candidato independente poderia ter convidado outros com maiores conhecimentos e condiçoes de lutar pela eleição! É lógico que é dificil mas lembro-me de pessoas como o Orlando Rosário, José Mateus, José Costa, entre muitos outros que poderiam ter sido talvez convidados e incentivados a concorrer! Julgo em minha opinião que os eleitores do Concelho de Santa Cruz não estejam dispostos a votar em tanta juventude! Mas enfim ambos os candidatos são pessoas válidas e o poder soberano do voto ditará o vencedor! Como social democrata de ideologia gostaria que fosse a coligação PSD/PP.

Anónimo disse...

Temos as mesmas opiniões anonimo das 04,18 só que em Partidos diferentes. O PSD nas Lajes já deu provas que é um Partido que trabalha e quer continuar a fazer obra. Quanto ao PS muito jovens e deixaram fugir as grandes oportunidades de obra feita como a Marina, Centro de Saúde, Pousada da Juventude, o Ensino Obrigatório, tude isso tinha criado mais emprego e desenvolvimento na Vila, mas tude se foi por aguas abaixo.

Anónimo disse...

agora votem no ps caras de tolos.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 30/08/2013, 10:26:00, realmente o PSD tem muita obra feita nas Lajes, no entanto, também existem muitas obras por acabar. E quem está de fora não sabe como estão as contas da Câmara. Quem lá está, sempre disse que quando chegasse a hora de sair da presidência que as contas iriam ficar a zero, que iria gastar tudo até à última. Ele não se importa se a seguir vem PS ou PSD. Neste caso, e como temos um Governo Regional PS, seria muito mais vantajoso termos uma Câmara PS...Pensem nisso...

Anónimo disse...

uma camara ps deves tare a sonhar ou fazes que diz este anónimo de cima em dizer que voces deixaram fugir as oportunidades com um governo das mesma cor. eu mesmo que tive-se doidinho da minha cabeça nunca votava neste ps.

Anónimo disse...

vejam só o que diz o ps apoio os lavradores, os pescadores que tem recebido subsidios da ue e que agora aqueles que não mamaram nada o governo lhe está a tirar nos subsio de ferias nos ordenados dos reformados e da função publica para pagar tantos subsidios que deram. e falam que a obra está feita querendo dizer que o psd já fez tude o que era para fazer nas lajes.

Anónimo disse...

Caros anónimos anteriores, uma coisa é certa, o PSD nas Lajes já demonstrou que nada se importa com as pessoas. Não podemos passar a vida a fazer estradas e a permitir que quem lá está ganhe a sua vida às custas da Câmara e de nós todos. É só ver a dimensão daquilo que o presidente tinha antes de ir para a Câmara e aquilo que tem hoje. Concordo que a Alice seja uma boa candidata, mas com a lista que leva atrás perde a credibilidade toda. Basta ver pelo que estão a fazer na campanha, estão a comprar as pessoas com dinheiro/materiais da Câmara. Estão a empregar pessoas pra depois das eleições despedirem (como já aconteceu em outras eleições neste concelho). O empreteiro que ganha todas as obras que vão a concurso na Câmara, está a contratar mais pessoal para acabar as obras a tempo e continua a comprar todos os materiais na loja de sempre. Isto é de mais, pra mim é de mais...não quero mais o PSD nesta Câmara...

Anónimo disse...

Caros anónimos anteriores, uma coisa é certa, o PS nas Lajes já demonstrou que nada se importa com as pessoas e com o Concelho. Votaram contra o Ensino Obrigatório nas Lajes, deixaram fugir uma grande oportunidade de se fazer uma grande Marina em vez de um Porto de Recreio,nunca ouvi falar em eles lutarem para um Centro da Saúde nas Lajes, e a Pousada da Juventude nem se fala.

Anónimo disse...

tude o que o anónimo das 10.24 escreve teria dado mais emprego ns lajes e os nossos jovens não precisavam sair do concelho.

Anónimo disse...

Pessoal, tenham lá calma...a Grande Marina nas Lajes devia ter sido feita há muitos anos quando a mesma foi feita na Horta, isso sim, agora é a quem temos e há que saber dinamizar aquilo que temos. Sou das Lajes e, em relação ao Ensino Obrigatório e Centro de Saúde, tenham lá juizo. Uma ilha que nem tem 4 mil habitantes, ter 2 escolas com ensino obrigatório e 2 centros de saúde??? Pessoal, não há necessidade disso...o pessoal de Santa Cruz também achou que a ilha tinha condições pra ter 2 equipas na Série Açores e acabaram com o futebol de 11 nas Flores...Temos que adequar as nossas exigencias à realidade em que vivemos. E sim, também sou de acordo que devemos dar uma oportunidade ao PS de mostrar o que vale na Camara, depois logo se ve, se daqui 4 anos tivermos outra opinião voltamos ao PSD ou a quem mostrar que tem valor...

Anónimo disse...

eles só falam em apoiar os lavradores fazer palheiros e depois todos os contribuintes que não beneficaram em nada ficam para pagar a despesas.

Anónimo disse...

O anónimo das 10,04 que é de santa cruz é muito discreto em vir com a conversa dizer que é das Lajes e é contra tude o que alguem já aqui disse. no fim da conversa este mesmo anónimo espalha-se em dizer que santa cruz teve duas iquipas de futebol para desfarçar a coisa. cá nas lajes pode haver algum tolo mas não são todos.

Anónimo disse...

Um verdadeiro Lajense é aquele que se orgulha de o ser, faz obra e está sempre com vontade de fazer mais.
O não verdadeiro Lajense é aquele que para ele não ter não faz falta e não dá valor aquele que quer o melhor para a sua Vila.
É este o não verdadeiro Lajense o anónimo das 10-04 não tem orgulho pelo o seu Concelho.

Anónimo disse...

Eu sou o anónimo das 02/09/2013 10:04:00 e não existe Lajense mais verdadeiro do que eu...eu relação ao que disse é mesmo assim, é a realidade...No entanto, o que temos deviamos ter com qualidade, falo do Ensino, falo da Saúde, falo da Segurança Social entre outros...podemos ter melhor, mas pra isso temos de trabalhar e claro, criar condições para que todos na ilha tenham acesso a estes serviços...e é aqui que entram as Camaras Municipais, por isso digo e acho que devemos dar oportunidade ao PS na Camara...e ainda por cima com o Governo Regional PS, só ganhamos em ter uma Camara PS...

Anónimo disse...

o que será que este palhaço das 23,52 de santa cruz quer meter a colher nas lajes. preocupate com a palhaçada deste rali que uma pequena coisa contenta uma criança.

Anónimo disse...

anonimo das 23,52 nao tens bem a nocao do que diz o ps lajes nunca votou a favor de nada nao so o das lajes sim os unicos que fizeram foréa para o ensino ficar nas lajes foi os do ps como dizia um anonimo (ate o ze da musica votou contra)tristeza essa sendo ele professor

Anónimo disse...

A todos os que usam escrever neste espaço e noutros, muito obrigado em especial aqueles que colocam nas suas palavras dignidade, humanismo, seriedade, querência entre outras coisas.
Estou presente nesta pequena escrita, para alertar os munícipes, mas em especial os futuros, já eleitos, responsáveis pela Câmara das Lajes das Flores.
É informação corrente e divulgada entre os funcionários da referida autarquia, que está a ser levado acabo uma estratégia de vingança por parte dos poder cessante, para deixar o parque de máquinas o mais destruído possível, bem como a viabilidade de as reparar.
Seria muito urgente que este assunto fosse tornado público, bem como uma estratégica para impedir que esse plano, já em execução, avance mais para limites insustentáveis.
Ainda neste assunto, da vingança politica, é de informar que, as placas de identificação de obras, neste caso estradas e caminhos levadas acabo no mandato do Sr. João Lourenço e companhia, estão a ser arrancadas entenda-se placas e respativas lápides onde se encontram.
A saber, estas lápides são de todos nós, e quando falo em nós refiro-me a todos os florentinos, açorianos, portugueses e europeus, sim porque estas obras foram co-financiadas a 85% pela CE.
Se dúvidas suscitarem e se alguém ler este alerta, que vá à ilha das Flores, concretamente ao concelho das Lajes e que veja ou mande investigar da situação degradante e vingativa que lá existe. Certos grupos de pessoas estão num desespero tal que até as boas maneira, boa educação, civismo, dignidade, humanismo foram abandonados, ao ponto de se comportarem como autênticos animais. Ou será que sempre o foram e só agora se estão a manifestar?