quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Criados fundos de emergência social

O desemprego e a crise vão levar em 2014 à criação de fundos municipais de emergência social em várias autarquias açorianas, um instrumento para atender a situações de precariedade das famílias, apoiando-as nas despesas com água, luz ou géneros alimentares.

No concelho de Santa Cruz das Flores o desemprego tem afetado as famílias, tendo o presidente da autarquia, José Carlos Mendes, alertado para a situação de "muitos jovens licenciados que até pretendem regressar" à sua terra natal, mas "as alternativas são poucas". Por isso, o orçamento camarário terá verba inscrita para o fundo de emergência e para criar um apoio para comparticipação de medicamentos dos idosos.

No concelho vizinho, Lajes das Flores, o autarca Luís Maciel adiantou que "chegou a existir a proposta para criar o fundo de emergência social", mas optou-se por um protocolo com a Cáritas local que "vai gerir e criar" este instrumento, enquanto a Câmara Municipal "vai disponibilizar alguma verba e instalações".

A maioria das Câmaras Municipais açorianas dispõe também de vários instrumentos para apoiar famílias carenciadas em termos de habitação degradada, aquisição de medicamentos, vestuário e rendas que complementam com os mecanismos sociais disponibilizados pelo Governo Regional.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

e bom para de pagar o espreita

Anónimo disse...

para darem mais tachos

Anónimo disse...

Quem é o espreita ?