terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Câmara das Lajes está sem dinheiro

O novo presidente da Câmara Municipal de Lajes das Flores anunciou que pode ter de adiar compromissos com o eleitorado por causa da muito difícil situação financeira da autarquia, nomeadamente o emprego dos trabalhadores da Câmara. Luís Maciel não fala à comunicação social mas diz que a situação financeira da autarquia é pior do que aquilo que pensava, com graves problemas de tesouraria. A Câmara das Lajes está sem dinheiro para novos investimentos. O novo autarca socialista mandou realizar auditorias às contas.

Confrontado com a herança que deixou, o anterior presidente João Lourenço culpa Luís Maciel por [no anterior mandato autárquico] não ter viabilizado a contração de um empréstimo na ordem dos 240 mil euros para beneficiar de fundos comunitários: "Que a verdade vai ser reposta, vai ser! E que a verdade é o que eu estou a dizer, é! A Câmara tem capacidade financeira, simplesmente teria que em 2013 ter contraído um empréstimo que não contraiu porque foi chumbado pelo PS. Estive um ano quase todo para tratar disso e no fim foi chumbado... que era só ser aprovado naquela reunião da Assembleia Municipal e era mandar esse documento para o Tribunal de Contas e ficava o dinheiro disponível em poucas semanas". João Lourenço diz não ter medo da auditoria às contas da Câmara das Lajes.

Hoje há Assembleia Municipal, Luís Maciel deverá dar mais explicações sobre o futuro da autarquia.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

62 comentários:

Anónimo disse...

tantas nos açores sem dinheiro.

Anónimo disse...

João Lourenço devia era ter vergonha na cara e não andar a atirar terra para os olhos dos outros. Toda a gente sabe o que ele andou por lá a fazer e ainda vem para o rádio dizer o que lhe apetece. Todos tem o seu Natal, e ele também há-de ter.

Anónimo disse...

jose das vacas tem bastante dih para vendera camara

Anónimo disse...

Há várias camaras dos Açores sem tusto para se governarem. Algumas tem as frotas encostadas à parede sem dinheiro para a inspeção.
E os ordenados das centenas de pessoas que lá trabalham?
E os calotes medonhos a fornecedores?
E a manutenção de obras faraónicas, que não trazem um escudo de retorno?
Pois é.
Vamos apontar o dedo a quem, quando fomos nós que livremente escolhemos?

Anónimo disse...

Vamos apontar o dedo ao ex-presidente João Lourenço e ao actual Presidente Luís Maciel que enquanto Vereador apoiou todas essas obras e todos esses empréstimos, é só ir ver as actas!
E agora queixa-se, mas já há muita gente a se queixar dele também.

Anónimo disse...

Com esta situacao se eu fosse o presidente da Camara comecava a despedir os funcionarios que foram cumplices na destruicao de documentos e computadores que tinham a verdadeira situacao financeira da Camara. Esses que fossem pedir emprego a empresa do Joao Lourenco. Cada presidenye por norma durante o seu mandato faz a sua propria casa. Quantas fez o Joao Lourenco nesta ilha fora as que comprou fora faqui? Qual e a "secretaria" dum presidente que conegue fazer uma vivenda e comprar o lote onde a fez se ganhasse um ordenado normal? Abram os olhos senhores lajenses

Anónimo disse...

o joão lourenço foi um grande presidente que deu desenvolvimento às lajes já que o partido socialista não queria fazer e até tinha o zé da musica para votar contra o ensino obrigatorio nas lajes. deve-mos é elogiar o joão lourençe que muito trabalho deu e desenvolvimento do concelho.

Anónimo disse...

Em matéria Autárquica eu voto em pessoas e não em partidos.Sem ser do Psd tenho que reconhecer que o João Lourenço levou este concelho ao maior nível de desenvolvimento que este alguma vez conheceu e transportou-o para e desenvolvimento turístico e acessibilidades para a agro-pecuária.O concelho está preparado para que,quem tiver unhas "tocar viola".
Agora o que me surpreende é o Paulo Maciel que foi vereador desta Câmara penso que pelo menos 8 anos desconhecer a situação financeira da Autarquia.O que é que ele andou a lá fazer durante esses 8 anos?,pergunto eu.
N.F.

Anónimo disse...

Os nossos dirigentes não são nomeados.
São eleitos.
Nós é que os escolhemos por nossa livre vontade quando em escassos segundos colocamos o voto na urna.
Se as coisas dão para o certo, as glórias não são só dos dirigentes. Foi a nossa decisão que também foi acertada. Se as coisas correm mal a responsabilidade é de todos.
Estas auditorias, encaradas com seriedade, são boas para quem sai e boas para quem entra.
Estar num cargo publico é como ser caixa de um banco. Os milhões dos outros, só lhe passam pela mão.
Quem sai interessa-lhe clareza de contas.
Quem entra quer conhecer os cantos da casa e as disponibilidades que tem.
Isto sempre foi assim nas comissões dos impérios, nas mordomias de Santo António e nas comissões de comes e bebes.
Mas atenção! Essa coisa de mandar bocas antes de se conhecerem os contornos das situações, não fica bem. Os julgamentos no terreiro e os apedrejamentos no adro, não se coadunam com a forma de estar na vida dos florentinos.
Procurar protagonismos só à custa de "presumíveis" erros dos outros, sem começar a fazer por si, é mau sinal.

Anónimo disse...

Está na hora de se convocar novas eleições para a camara das Lajes.

Anónimo disse...

Estou Fora, e as noticias que tenho da Ilha é as que chegam ou por meio familiar ou por internet, devo dizer que o Antigo Presidente, desenvolveu o concelho, mas tambem não nos podemos esquecer que foram mandatos sobre pressão onde muitos trabalhadores foram crucificados várias vezes com o seu posto de trabalho, estes acabaram por ter amnesia e tornaram aos seus postos de trabalho, por o orgulho não pagam dividas, João Lourenço teve mau perder, em vez de sair de cabeça erguida, fez uma serie de disparates, pondo em causa o futuro do concelho por dor de cotovela e questão de cor politica. João Lourenço teve a faca e o queijo na mão para ser o heroi dos lajenses, mas preferiu os caminhos do demo. Luis Maciel o atual presidente fará de tudo para reerguer uma camara falida e tem pela frente uma reestruturação negra, todos sabemos que enquanto o João esteve no poder ai de quem se atravessasse no seu caminho, a vingança tardava e vinha. agora os seus defensores estão com dor de corno pois a mama acabou e agora é mais facil derrubar a democracia e trazer instabilidade ao concelho. Deus queira que que se descubram maravilhas do antigo mandato. oxalá que quem tenha alguma prova que a mostre.

Anónimo disse...

bem como ja tinha ditto LM nao é flor que se cheire mas sim uma grande merda

Anónimo disse...

se por acaso os ordenados dos 3 reforços que luis maciel adequeriu.fosse 1500 euros cada, tudo somado dava 270000 mil euros sem sobecidios de natal e ferias digam la se era necessario ter essas tres pessoas .um encarregado geral nao era o suficiente .pense em numeros senhor precidente

Anónimo disse...

O economicismo puro e duro, referenciado por certas azelhas e pelo bolesma quando fala em ordenados, só nos afunda a todos.
Temos uma camara e os seus membros, que, por força do que está estipulado na lei, tem os seus ordenados com montantes fixos e são conhecidos.
Estes recebem o que é seu por direito, como os que os antecederam também já o fizeram.
O concelho lajense tem escassas 1700 pessoas. Os impostos que esta gente paga, por muito que se esmifre, não dá para pagar quem dirige.
Esse é que é o drama.
Isso é que nos afunda.

Anónimo disse...

o concelho das lajes e o de santa cruz nos impostos que recebem não dá para pagar os ordenados e o de santa ainda é pior que só dá grande despeza.

Anónimo disse...

Sr/srª anónimo das 20:05, permita me descrever qual é a drama....o filme, em palavras simples é que o Dr. Luís foi deputado da assembleia 8 anos que como tal tinha obrigação de conhecer as finanças da câmara...decidiu não aprovar o empréstimo antes das eleições, um empréstimo que não era um simples empréstimo, mas era para assegurar que a câmara podia continuar a ter aceso ao quadro de apoios da UE. Com tal também nem pode contratar um empréstimo e não tem aceso aos fundos europeus mas, no meio de tanta drama, em vez de praticar uma politica de contenção de custos, mete chefes de gabinetes e secretários para endividar ainda mais esta câmara.
Pausamos o filme aqui, porque já não há condiciones para continuar a ver.... a ver comunicados que não há dinheiro para cumpri as promessas, e a ver as vidas dos trabalhadores penduradas a espera de outro comunicado.
Espero que o filme não acabe numa tragédia. Haja juízo nas cabecinhas dos que mandam no nosso concelho.

Anónimo disse...

O filme há longos anos, que tem o fim anunciado.
Quando se investe em coisas improdutivas, que não trazem riqueza nem receitas, acaba-se nisto.
Termina-se com obras na mão, lindas, que renderam votos e eleições ganhas, mas que não se sustentam.
As contas das camaras são da responsabilidade de quem as gere. Não é de quem é deputado e de quem é vereador sem pasta.
Um empréstimo antes das eleições?
Este país tem tido muito disso. Muitos pontapés para a frente.
E que é que o pagava depois?

Anónimo disse...

está na hora de haver novas eleições para a camara das lajes. volta joão lourenço tu é que sabes como se trabalha e fazer obras.

Anónimo disse...

mais uma tristezaque acabou os bombeiros nas lajes e este presidente nada faz para voltarem leva ambolancia duas horas para chegar às lages, se ouver um infarte em alguem morre antes da ambolancia chegar.façam alguma coisa e deichem de andar a chorar todos ops dias por causa das dividas que há camaras nos açores piores e els não estão preocupados.

Anónimo disse...

Estamos ricos e consolados com uma piscina aquecida, lindíssima para enfeitar, e sem tusto para aquecer a água!

Anónimo disse...

Mas será que alguém acredita que o empréstimo chumbado e muito bem chumbado daria acesso a fundos comunitários? Que lógica é que isso tem?
Os argumentos do grande João da cabeça grande continuam tão estúpidos como sempre. O empréstimo destinava-se a campanha. Para quem não precisava da câmara para nada, esperneou muito para esta não mudar de cor.
Ainda vais apodrecer na prisão, engasgado com maços de notas!

Anónimo disse...

O anónimo das 13.21 é uma pessoa tão culta e informada que nem sabe qual o cargo que o actual presidente ocupava... Foi vereador durante oito anos, é verdade, mas quem quiser saber como eram esclarecedoras as reuniões de Câmara e Assembleia só tem de consultar as atas... O Presidente ou não sabia naquela altura, ou ia tentar saber ou quem podia responder não estava... enfim... Chutar para a frente... à boa maneira portuguesa... Quanto às nomeações, é verdade que podiam ter sido menos mas também acredito que, devido à história recente, tivessem de por pessoas da sua confiança... Mas em democracia é assim... agora estão estes... daqui a 4 anos se não convencerem muda-se outra vez...

Anónimo disse...

Eu gostava de saber porque é que insistem tanto no fato do dr. Luís Maciel ter sido vereador da oposição durante 8 anos e não ter conhecimento da situação financeira real.
Claro que não tinha conhecimento. Os dados que lhe eram facultados vinham do próprio cabeçudo e dos seus capangas. Como é que não haveriam de ser alterados?

Anónimo disse...

joao cabeçudo esta rico e a camara pobre como pode ser kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anónimo disse...

a teoria do anónimo das 00.21 não me convense, já não sou rapaz de ir às compras.

Anónimo disse...

este anonimo do dia 6/12/2013 às 00.09 está com a cabeça muito atrasada séculos. então você não sabe que tem de haver uma certa quantia de dinheiro para se receber fundos da união europeia para fazer obras.doulhe um conselho passe pelo seu médico e peça umas vitaminas para a memória.

Anónimo disse...

"Uma organização só funciona quando os elementos na equipa de comando tem confiança entre si".
"Nenhum gestor pode gerir bem sem confiar em quem dá ordens".
"As organizações ou sociedades costumam dar liberdade ao gestor para formar a sua equipa".
Isto vem nos manuais de gestão organizacional.
Também vem mais umas coisinhas:
"A concorrência" ou "quem se opõe ao gestor", "procura conhecer o que se passa na equipa deste, introduzindo ou mantendo espiões e bufos".
Claramente.
As minhas desculpas aos leitores, porque isto não tem nada a ver com o post.

Anónimo disse...

trabalho nas flores não falta estes moços novos estão habituados à mama eu ainda a semana passada falei com dois para cavar e semear umas batatas do cedo e a resposta foi que não podiam.

Anónimo disse...

O que está feito está feito.
Não podemos voltar atras no tempo, nem levar a vida toda a lamentar.
Julgar inquisitorialmente na praça pública é que não.
Os erros políticos cometidos - só os políticos - fomos nós que os sancionamos em eleições.
A isenção garante-se com auditorias externas.
Parece-me ser altura de olhar para frente e explicar claramente as circunstancias que temos.
As pessoas tem o direito de serem informadas preto no branco.
O actual presidente tem o dever de informar.
O espirito acusatório e vingativo não justifica nada nem nos encaminha para lado nenhum.
As pessoas percebem melhor as coisas do que aquilo que se pensa.
Depois é ter a humildade de reconhecer que uma coisa que fazemos todos nas nossas casas: uma coisa é o bom que se quer para todos, outra é o que é possível fazer.

Anónimo disse...

Agora acusam o L. M. de já saber o que se passava na câmara.
Então e os munícipes não sabiam que a histeria das obras "sem rei nem roque" ia dar nisto?
Os únicos que pelos vistos não sabiam são os que querem mandar as culpas para cima dos outros, comeram na gamela e agora andam "com ele apertadinho" com medo que se descubra a extensão do cancro em que deixaram as finanças da câmara.
É lógico que o presidente corra com "os abutres" e escolha pessoas da sua confiança para o coadjuvarem.
Daqui a quatro anos cá estaremos para os julgar.

Anónimo disse...

jose vacas ainda vende carne pelas portas

Anónimo disse...

Este rapaz tinha alguma necessidade de se andar a ralar com dívidas que outros fizeram?
Este rapaz tem necessidade de ouvir de tudo?
Tenho muita pena de quem se mete em coisas publicas, fica com a canga às costas e com pouco proveito pessoal.

Anónimo disse...

Só lamento que a bomba vá rebentar nas mãos de quem não teve culpa...
O crime por vezes compensa

Anónimo disse...

paciencia a todos se fossem as reunioes da camara,que qualquer um pode ir via a verdade toda de quando o enprestimo foi chumbado e outras coisas agora fala se mal de um ora de outro paciencia isto de lidar com povo........

Anónimo disse...

Pois já se estava a ver que a câmara ia estar no buraco negro. Pois mesmo não pode ter medo porque ainda antes da tomada de possa da actual presidência alguém andou fora de horas na câmara apagar registos dos computadores e até parece que computadores desapareceram. Mas o engraçado disto tudo parece que alguém anda a ficar mais socialista porque será?

Anónimo disse...

Vamos se entender.
Os bancos não dão nada a ninguém. Nem a camaras, nem a governos nem a pessoas.
Emprestam dinheiro, para voltar a ser pago e com juros.
Vir pedir um empréstimo em fim de mandato, para cobrir despesas, chutando a bola das prestações e dos juros para quem viesse a seguir, não ficou bem.

Anónimo disse...

vamos lá ver
o espreita é um homem de confiança....
volta joão l
estás perdoado

Anónimo disse...

Não tem dinheiro mas apoia 28 passagens para o Fazendense para tenis de mesa que são tem um florentino a jogar.

Anónimo disse...

O conselheiro das 06/12/2013 às 07:49:00 não sabe que para UE dar dinheiro é necessário que haja de facto um projeto específico de uma obra específica e com uma candidatura específica dirigida a essa entidade. Não basta ter dinheiro na carteira e dizer que se vai gastar por aí.
Também acredita no Pai Natal?

Anónimo disse...

Os contribuintes alemães já toparam que andam a ser bem enganados.
Escutem bem: a mina dos "fundos europeus" tem os dias contados.

Anónimo disse...

Parece-me que o Delmiro Tavares,o Leandro Silva e o Marco Oliveira, jogadores de ténis de mesa são das Flores ou será que estou enganado? E se querem inventar não exagerem tanto. Foram dezoito passagens, correspondente a 6 deslocações, ora fazendo as contas 6*3=18. Em vez de apoiar o que se faz bem nesta terra tenta-se sempre pôr abaixo por isso é que não se evolui.

Anónimo disse...

tenho muitas duvidas que marco oliveira joga tenis, as maus linguas dizem que é o treinador.

Anónimo disse...

Os nossos dirigentes foram eleitos luis Maciel, Paulo Reis e vitorina , o resto não.

Anónimo disse...

houve falar que o cabeçudo tinha sido convidado para um gargó no governo alemão mas não vão se não poder ter loja de matérias nem sei uma coisa a que tem a ver com a outra

Anónimo disse...

As más línguas que se informem e verifiquem quem foi representar o clube no último fim de semana por exemplo. Tanta gente a falar sem saber.

Anónimo disse...

os mortos no cemiterio das lajes já não podem com tanto barulho das garagens da camara a picarem ferrugem eles até nem conseguem dormir de noite. quando é que começam a fazer obras para as lajes não parar no tempo.

Anónimo disse...

o fazendense faz mal muita gente mas fazenda e a melhor

Anónimo disse...

tens razão anónimo das 14,04, já é tempo do presidente pedir ao governo o aumento da marina um centro de saúde para as lajes um hotel, estas são obras rentaveis num concelho com grande otencial para o turismo.

Anónimo disse...

Programa Eleitoral ...confiança no futuro !
AGRICULTURA E PESCAS
Abertura de novos caminhos agrícolas e conservação dos existentes.
• Programa de apoio na construção de abrigos para animais.
• Simplificar, agilizar e desonerar os licenciamentos das construções agrícolas.
• Apoiar a realização de feiras agropecuárias.
• Promover no Concelho e no exterior a produção agropecuária local.
• Programa de apoio ao melhoramento de pastagens.
• Melhorar as condições de trabalho em terra dos pescadores.
Estamos aguardando Dr.Luis Maciel !

Anónimo disse...

e o Victor da ponta ruiva qual é o cargo dele

Anónimo disse...

Esperam sentadinhos!!!!

Anónimo disse...

Vão mas é tomar banho de assento na famosa piscina aquecida!
Fazer omeletes com quê? Com os ovos que deixaram?

Anónimo disse...

mas para que é que votaram neste ps que já sabia a camara como estava e agora está no lugar que ele queria já alguns anos e não vai fazer nada durante estes 4 anos . o governo ´que diz quando tude é da mesma cor é muito mais facil, e então quero ver durante estes 4 anos quais as obras que vão ser feitas nas lajes.

Anónimo disse...

Este anónimo 21,25 que nem é preciso dizer de onde é que todos já sabemos e conhece-mos já anda com a carteira recheada e tenta sempre deitar para baixo as Lajes e sempre com a referência piscia aquecida, será inveja ou será que não tem competencia para dirigir uma obra desta invergadura sendo a unica nas Flores. Na minha terra havia um Senhor muito trabalhador e sempre com ideias novas, quando alguem lhe criticava respondia com a seguinte frase. Tens inveja do meu progresso trabalha malandro.

Leandro Silva disse...

Para quem não sabe, por ignorância ou puro desconhecimento, o Fazendense joga na 2 divisão com jogadores da casa. Leandro Silva, Marco Oliveira, Delmiro Tavares e Nuno Vieira, este último é treinador/jogador e está a 2 épocas como treinador associativo.

Tanto se fala, muito se diz, muito se inventa. E tudo se desconhece. Falar de cor parece ser a imagem de marca de muita gente. Mas já se sabe o que a casa gasta.

Já agora, se tiverem alguma dúvida, dêem a cara e falem como pessoas adultas. Joguinhos de anónimos etc, não obrigado.

E sim, sou Leandro Silva. Cumprimentos

Anónimo disse...

Repito: vão tomar banho de assento na piscina aquecida.

Anónimo disse...

vai trabalhar malandro de anónimo das 22.27.

Anónimo disse...

disseram-me esta manhã que o presidente tinha falado na tv de são muguel ontem e que as obras que ele tinha prometido não ser agora e eu que já estava a fazer os meus planos para dar uns mergulhos este verão na nova piscina no porto.

Anónimo disse...

O "banho de assento" é para o indecifrável das 10:55 e outros comparsas que para além de se nutrirem do acinte, difamam como quem bebe um copo de água.
Não tem rigorosamente nada a ver com os briosos jogadores, que a todos orgulham, nem com meritório trabalho dos dirigentes desportivos.

Anónimo disse...

Confiança no futuro !
Rede viária, urbanismo e protecção civil
•Manutenção e reabilitação dos arruamentos do Concelho.
•Asfaltagem do troço de acesso à freguesia da Fajazinha.
•Garantir o pleno funcionamento da Secção Destacada dos Bombeiros das Lajes.
•Atualização do Plano de Emergência Municipal.
•Construção de um Canil Municipal.
•Programa de apoio à construção: cedência de inertes e máquinas.
•Promover a reabilitação urbana.

Anónimo disse...

presidente que bote pessoal que esta na aparada trabalhar como condutores doque pessoal recib verde andar camionetas e esta

Anónimo disse...

Anda por aqui um anonimo sempre a falar das piscinas. Oh homem a quanto tempo nao te lavas? Tens assim tanta lama no corpo que precises das piscinas assim depressa? Ou entao se calhar a tus casa de banho mete nojo e nao tomas banho nela. Com o buraco que o Joao Lourenco e seus comparsas deixoe e parece que o buraco e maior porque havia cousas escondidas de anteriores mandatos e segundo ouvi dizer quem tiver que ir parar a cadeia vai mesmo desta vez porque o buraco cafa vez mostra mais falcatruas. Porque acham que o Luis Maciel foi a Lisboa com urgencia? De certeza que foi comprar algumas prendas de Natal mas nao as que os senhores pensam talvez traga umas prendas chamadas ALGEMAS