sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sector leiteiro florentino preocupa PSD

Os sociais-democratas açorianos, através do deputado regional Bruno Belo, mostraram preocupação com o futuro dos produtores de leite da ilha das Flores.

O PSD/Açores confirmou que "as fragilidades do sector agrícola, em geral, se têm vindo a acentuar nos últimos tempos, mas é preocupante o que se passa com a fileira do leite e com o funcionamento da Cooperativa da ilha, que atravessa grandes dificuldades financeiras", disse o deputado Bruno Belo.

O parlamentar, eleito pela ilha das Flores, que visitou a Cooperativa Ocidental e reuniu recentemente com a tutela, não duvida que "apesar dos milhões investidos nas Flores, os problemas persistem, numa situação que se estende a toda a ilha. Além disso, há uma enorme incógnita no futuro, especialmente devido às consequências reais do que será o desmantelamento das quotas leiteiras", adiantou.

Bruno Belo explica que "a maior parte das explorações florentinas são explorações mistas, em que o leite é complementar à produção de carne. Mas não nos podemos esquecer que este é, acima de tudo, um problema da ilha e não um problema de alguns, pelo que o PSD/Açores tem levado a cabo contactos e diligências para minimizar os problemas dos agricultores locais face ao que se está a passar".

O social-democrata lembra que "estamos a falar da área que mais emprego absorve e que maior impacto económico tem na ilha das Flores, pelo que se exige o empenho de todos. E fica aqui mais uma vez demonstrado que acima dos interesses partidários estão os florentinos", assume, referindo-se às recentes reuniões e trocas de propostas: "Muito antes deste problema ser tornado publico, o PSD/Açores fez várias diligências junto do secretário da tutela, no sentido de transmitir estas mesmas preocupações. Assim como para salientar o espírito de trabalho dos produtores, que não viram a cara perante as dificuldades", frisou Bruno Belo.

"Tenho de realçar o esforço dos produtores", continuou o social-democrata, avançando como exemplo que, "há 3 ou 4 meses, quando se iniciou a classificação do leite, mais de 50% dos produtores estavam abaixo do leite-padrão. Passado esse tempo, mais de 70% estão acima dessa referência. Ou seja, responderam ao desafio, mesmo se ser agricultor na ilha das Flores é quase um acto heróico", afirmou.

Bruno Belo reiterou que "não posso mostrar-me insensível à actual situação, afinal conheço pessoalmente a situação, e sei o que sente um produtor que já esteve 18 meses sem receber pelo seu leite e, bem recentemente, cerca de um ano nessa situação", concluiu o deputado do PSD/Açores.


Notícia: «Jornal Diário», jornal «Açores 9» e "sítio" do PSD/Açores.
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Não sei porque o deputado do PSD flores está preocupado ele só se preocupa dos seus problemas nem todos, não preocupa-se da comisão do PSD flores, andam filtrados no PS todos os dias, gentes que não sabe pelo menos pedir a sua demissão do partido, o seu presidente acha que são gajem boas e que pensa que um dia ande conseguir algum perveito delas.

Anónimo disse...

Preocupações, contactos e diligências não resolvem o problema. Quando muito fazem pingar mais um subsidio, à custa dos impostos de todos.
O que tem de se resolver de uma vez por todas, senão não saímos destes ciclos, é o problema do escoamento.
Os produtores fazem a sua parte e produzem bem. A cooperativa, que é dos produtores, tem de fazer a sua, contratando gente que perceba do assunto, conheça mercados e esteja à altura.

Anónimo disse...

foi bom senhor deputado ter dado cara pela sua terra.mas ainda esta muita coisa por -se resolver.era para vir alguém do governo flores ainda ca não chegou os agricultores não vao aguentar muito mais tempo da maneira como esta a decorer processo.esta bem pra presidente que est ferias na america...............

Anónimo disse...

Os sócios têm que perceber qual é o verdadeiro problema e ajudar a resolve-lo. A produção é toda vendida? A formação dos preços é correcta? Os clientes pagam a tempo? Os custos de produção são são de modo a rentabilizar a produção? Tudo isto e porventura mais algumas coisas, têm que ser detalhadamente avaliadas e equacionados.

Anónimo disse...

A feição das empresas hoje, faz-se sobretudo pela net. As ferramentas digitais são um poderoso meio para promover produtos e induzir negócios.
Sem querer ofender ninguém: experimentem a entrar na página web da cooperativa e, se tiverem um bocadinho de tempo, entrem na página de outras empresas similares e comparem.
Repito: não é a cirandar de roda de políticos, sejam eles amarelos verdes ou azuis, que se resolvem os nossos problemas.

Anónimo disse...

Muito bem faz a anónimo a despreitar o deputado do PSD, ele é bom rapaz tem é que ser acordado, dorme muito nos problemas, mas é agricultor , sabe bem bem os problemas dos agricultores, se fosse empressário sabia bem bem os outros problemas, , a nossa deputada é que ainda não pensou no Conservatória , tem que pensar é nova, o nosso deputado do PS, não precisa de pensar está reformado.

Anónimo disse...

O problema da Cooperativa é outro, e muito mais simples: as receitas não dão para as despesas, e quanto a isso não há milagres, ou produzem muito mais leite ou a porta fecha. Até agora tem estado calados porque o governo tem dado o dinheiro para pagar o leite, o que é um absurdo enorme. Ainda se fosse o pagamento de alguns empregados, pois tudo bem, mas ter que pagar a matéria prima adquirida, é um absurdo. E há culpas de toda a gente, nem só dos sócios, nem só do GRA do PS, nem só do GRA do PSD, mas também da CE, etc. Vejamos:
- Na década de 90 e 00 foi um tal resgatar quotas. Era lindo, vinham uns dinheiritos certos sem trabalhar, as vaquinhas ficavam por sua conta, em vez de ir ao pé delas às 0600, podia-se ir ao meio dia, etc.
- Na década de 80 e 90 foi preciso fazer a união das cooperativas, fechar as fabriquetas de freguesia e fazer uma fábrica nova. As coisas arrastaram-se anos e anos. Fizeram queijo na fábrica de Martins e Rebelo, mas não tinha condições e fechou. Passaram a fazer na fábrica de Santa Cruz, ali na Belguinha, mas aquilo não tinha condições para nada, e a nova fábrica só arrancou em 1993, e os novos postos de recolha de leite, em 1996 e 1997. Nessa altura já não havia leite, já tinha sido resgatados muitos milhares de litros de quotas.
- Quando foi criada a União de Cooperativas, arranjaram umas direcções da caca, o de Ponta Delgada parecia que andava com o mundo ás costas, depois o da Lomba fez das que se sabem, e que nem convém aqui referir. Mudou o Governo para o PS e tratou logo de patrocinar uma direção PS para a União de Cooperativas e apareceu esta figura que lá está desde 1997, se não me engano.
- Agora está há pouco tempo em serviço a qualificação do leite. Alguns produtores tem visto a qualidade do seu leite a subir, ainda bem. Mas ninguém se interroga como é que o posto de recolha de leite da Fazenda das Lajes é milagroso, por coincidẽncia é o posto onde o presidente da Direção entrega o seu leite. Quando os produtores das Lajes tinham problemas de qualidade nas Lajes, passava, a entregar na Fazenda, e estava tudo bem. É obra ...
- O GRA põe na U Cooperativas uns técnicos residentes, mas quando eles vão com o dedo à ferida, são postos a andar de lá para fora, e coisa continua rolando . Porque será?

Do que atrás disse, só posso concluir uma coisa: há vinte anos que a fábrica trabalha: muito tem aguentado ...

Anónimo disse...

A propósito do Sr Deputado do PSD, gostava bem de saber como é que ele apresenta os resultados que o PSD obtém na Ilha das Flores aos seus pares e às estruturas regionais do PSD: para as regionais teve mais 200 e tal votos do que o José Francisco, mas ganho no Mosteiro e em Ponta Delgada por mais 3 ou 4 votos, nas restantes freguesias, incluindo a sua freguesia da Lomba, perdeu redondamente: resultado brilhante. Para as autárquicas, apesar de prometer cueiros e universidades em santa Cruz, e nas Lajes ameaçarem tudo e todos, perdeu redondamente, gostava de saber como apresenta estes resultados. Pode sempre fazer como fazia o Alvaro Cunhal: oas resultados dele eram sempres vitória das forças democráticas sobre as forças fascistas e fascizantes.

Anónimo disse...

Ele respondeu ao seu chefe é um plano a longe prazo, penso de aqui a 4 anos vou ganhar nas Flores 3 a 0, os meus pequenos já vão ter 30 anos e eu já vou ter quase 50, os meus melitantes do PSD já vão ser velhos já não vao chatear e eu vou ganhar, a minha comissão não teve projecção no PS. penso que vou recuperar-

Anónimo disse...

os agricultoree das flores vao voltar fazer greve que cooperativa não paga 5 meses não conseguem aguentar mais esta situação que o sector atravessa.

Anónimo disse...

As receitas não dão para as despesas porquê?
Porque se acomodaram-se no "bem bom dos subsídios", para mitigar despesas esquecendo-se de desenvolver estratégias para aumentar as receitas.
A estratégia do subsidio, que como toda a gente sabe tem os seus dias contados, é a que está uma vez mais a ser ensaiada.
Chamam-se deputados e políticos ao terreiro, mostra-se a insustentabilidade das contas e explica-se quantas famílias dependem do negócio, para se perceber quantos votos andam em jogo.
O politico que der maior rombo no erário público, sustentando o que está falido, é que vai ser o herói.
E desenvolver estratégias de venda? E procurar mercados alternativos? E valorizar a excelência do produto em nichos do mercado com dinheiro? E juntar-se com outros que tem problemas similares para adquirir mais força?
Não. É mais fácil chamar deputados.

Anónimo disse...

As receitas não dão para as despesas porquê?
Porque se acomodaram-se no "bem bom dos subsídios", para mitigar despesas esquecendo-se de desenvolver estratégias para aumentar as receitas.
A estratégia do subsidio, que como toda a gente sabe tem os seus dias contados, é a que está uma vez mais a ser ensaiada.
Chamam-se deputados e políticos ao terreiro, mostra-se a insustentabilidade das contas e explica-se quantas famílias dependem do negócio, para se perceber quantos votos andam em jogo.
Isto tem jeito?

Anónimo disse...

Fazer greves não paga a pena o Presidente foi à america tentar arranjar fornecedor para exportar o queijo e a manteiga para USA. vai chegar com boas noticias, o pai Natal vai ajudar.

Anónimo disse...

O deputado do PSD muito tem feito.
Vai ás freguesias, reune com o pessoal, com aconteceu com este problema da Cooperativa, em que já tinha estado previamente com o secretário regional, recentemente conseguiu que o Dha200 fosse trocado pelo 400, se nao muitos dos estudantes ficavam em lista de espera....

Anónimo disse...

O deputado do PSD muito tem feito: uma boa p****. Ele chega sempre atrasado a tudo. O ano passado foi fazer a festade Natal da Lomba para Ponta Delgada porque perdeu na Lomba e ganhou emPonta Delgada por 3 votos. Está na AR para por as contas em dia, pagar a casa, a carrinha, arranjar o pátio, etc. Mas ele que se acautele porque já há alguém a preparar-lhe a cama.

Anónimo disse...

mais problema para sector do leite nas flores cooperativa florentina vai cortar fornecimento de racao a os sócios que estão dever como podemos compar racao se não recebemos 5meses o nosso trabalho

Anónimo disse...

Os privados, que arriscaram o seu dinheiro porque julgam que vivem num país onde a concorrência é leal, podem porventura dar fiado nos dias que correm?