sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Corte de 200 mil € à Câmara das Lajes

Oito municípios vão ter redução de 10% nos duodécimos das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro do que previsto no Orçamento do Estado, devido ao incumprimento dos limites de endividamento municipal.

No Diário da República são hoje publicados oito despachos conjuntos dos gabinetes dos secretários de Estado do Orçamento e da Administração Local relativos aos municípios de Câmara de Lobos, Cartaxo, Espinho, Freixo de Espada à Cinta, Lagos, Serpa, Chaves e Lajes das Flores.

Estes oito municípios vão ter uma redução de 10% nos duodécimos das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro, previstas no Orçamento do Estado para 2013 e seguintes, até à verba equivalente ao montante ultrapassado.

Lajes das Flores não cumpriu em 31 de Dezembro de 2011 o limite de endividamento em 199,9 mil euros, revela o despacho relativo a esta autarquia, pelo que vai ter este montante reduzido nas transferências do Estado.

Os despachos referem que a análise aos dados financeiros daqueles oito municípios permitem verificar que se mantiveram em situação de incumprimento em 2012: “A manutenção da redução será reapreciada no primeiro semestre de 2014, após análise da evolução do endividamento municipal verificado em 2013”, realçam os despachos.

As verbas cativas por violação dos limites de endividamento municipal serão afetas ao Fundo de Regularização Municipal, que serve, em primeiro lugar, para pagar as dívidas a fornecedores das Câmaras Municipais.


Notícia: semanário «Sol» e jornal «i».
Saudações florentinas!!

56 comentários:

Anónimo disse...

hurra!Hurra!hurra! três vivas ao JL!
Agora é que quero ver como vai ser! e todos aqueles que apoiaram e continuam a apoiar afincadamente a gestão efetuada por este senhor, deveriam era "chupar no dedo"!
coitados daqueles que vão sofrer com estes cortes!

Anónimo disse...

UAUUUUUUU!!! É bem feita!! agora é que vai tudo de patins para casa!!!

Anónimo disse...

olha que nao! olha que nao!cada vez estao a entrar mais! parece que havia muita massa a prazo que é preciso acabar com ela!

Anónimo disse...

mas eles não pediram dinheiro o ano passado

Anónimo disse...

mas eles não pediram dinheiro o ano passado!.....

Anónimo disse...

Camara das Lajes tem que acabar com vicios,acabar com aqueles ordenados 1300 euros por mes alguns trabalhadores e ter alguem ganhar 500 euros por mes.Por hoje nao digo mais.

Anónimo disse...

O JL dizia que a jermanazinha tinha feito mal o smapas para deixar o deixar mal na cmpanha. não sei mas isto é dficil mas eles vam se entender

Anónimo disse...

Ué iso e muto dinheiro.
Para esceser essas coisas parece que a tvi quer fazer o procimo capitlo da caza dos segredos no girasol das lajes.
Ta lá tudo o que é preciso para o programa, lutas duelos traisoes.
Ninguem se entende, é só mexericar e quando ão podem é massages no telemovel.
A tereza guilerme lá do sito nem da por nada e o diretor do programa tambem não
Já estam ensaiando. Oje já ouve a primeira espulsão ou melhor uma das residente paresse que mudou de companheiro e voltou ao inicial.
Ta pra dar muito que falar

Anónimo disse...

Ùltima Hora. Acabo de saber que a Camara das Lajes em 2014 vai investir cinco milhoes de euros em obras não sei se está incluido a Piscina. Afinal há dinheiro só não há é na minha casa.

Anónimo disse...

...e ainda lamentam não se terem endividado mais. Só é pena que estes servidores do povo não respondam em tribunal pelos seus atos.
Mesmo perante estas evidencias e possivelmente outras que ainda não vieram à tona ainda haja gente a clamar por mais obras.

Anónimo disse...

será verdade ou é brincadeira que a camara das lajes vai gastar 5 milhoes em obras no concelho.

Anónimo disse...

Almas de Cristo , uma camera tem de ser gerida como um negocio e não como as administração do governo , um presidente de camera tem de saber fazer dinheiro , o jl sabia se orientar meus caros , isto e uma realidade !

Anónimo disse...

ja falta pouco pra puxarem o tapete debaixo dos pes do presidente e mandalo de patins pra casa , com essa gerençia e guerrinhas de poder nao vai ate o fim do mandato . huurraaa

Anónimo disse...

Afinal as camaras dos açores não são concideradas como excesso de divida assim disse um senhor entendido na matéria nas noticias da rtpaçores ontem dia 10.

Anónimo disse...

as maquinas estão pra ir para o lajedo a um mês ainda não foram

Anónimo disse...

Era uma linda ideia fazer "obra" e mais "obra" sem ter dinheiro para as pagar.
O resultado está à vista.
Dividas e dividas acumuladas e o governo a intervir para os fornecedores não arderem também.
Enfim..... uma tristeza, pela qual somos todos responsáveis.

Anónimo disse...

pois...pois...aqui nas lajes estamos a precisar de um centro de saude, aumento da marina, um grande hotel com o nome de inatel que este concelho tem grande potencial para o turismo e não esquecendo o ensino obrigatorio.

Anónimo disse...

Confirma-se o estouro.
Há muito que se dizia que a Camara estava falida. Murmúrios diziam uns, mentiras vociferavam outros.
A Camara está no prego, porque a bancarrota chegou.
A confirmação está aí, preto no branco, para quem for como incrédulo como Tomé.
Onde é que este desgraçado rapaz se foi meter? Que pouca sorte foi esta ter ganho as eleições...
E agora?
A democracia é assim: todos são responsáveis porque foram todos que escolheram.
Há ainda por aí um cabeça de abóbora, tolo como os pés que o arrastam, que quer escolas, marinas e mais piscinas.
Com quê? Com favas ou tremoços?
Os cebolões do costume, que faziam corte e batiam palmas, expliquem-me lá onde é que se vai buscar dinheiro para aquecer a água da piscina?

Anónimo disse...

este anónimo das 14.30 deve estar-se a referir à camara de santa cruz que está a fazer um grande caixote. quanto às lajes não falta dinheiro falta é vontade de trabalhar e fazer obra para desenvolvimento da vila.

Anónimo disse...

para os que querem mais obras ainda, a câmara das Lajes devia fechar de vez. bancarrota. não se justifica uma câmara para mil e poucas almas!
os fanáticos do costume vão ficar bem contentes! Espero que chegue o dia de ver muita gente a prestar contas pelo que foi feito!

Anónimo disse...

Oh anonimo do dia 10/01/2014, das 19:53:00 . nao e girasol nem casa dos segredos mas sim arco iris i atl. Nao sabes o nome do local onde trabalhas? Se dises que e casa dos segredos qual e a tua personagem!!! Es a carochinha!!!

Anónimo disse...

pois...pois...um corte de 200 mil ainda vão receber muito e com dinheiros da união europeia para obras como o joão lourenço fazia esta camara ainda vai fazer muito fume em 2014.

Anónimo disse...

Apesar da chegada da fibra ótica ainda há muito pessoal por estas bandas que teima em manter-se alheado da realidade do país, da região e da câmara municipal das Lages das Flores.
Mais uma vez "O maior cego é mesmo aquele que se recusa a ver".

Anónimo disse...

Tal como o anónimo das 23:09:00 diz o "jl sabia se orientar".
...e na verdade orientou-se bem, basta avaliar o património que tinha antes e o que tem depois de ter sido autarca.

Anónimo disse...

Mas k á cada cavalgadura por ai .... Servos de Cristo em vez de novelas vejem noticias , o pais ta no buraco , prego , la o k seija , sem grana ! O jl com todos os seus defeitos e qualidades , não meteu o nosso kerido Portugal na banca rota ! Usem os neuronios e arranjem solução foi para isto k a população os elegeu !

Anónimo disse...

"O jl com todos os seus defeitos e qualidades", pelos vistos também ajudou a meter o "nosso kerido Portugal na banca rota".
Qualquer "servo de cristo" mesmo sem neurónios na tola percebe isto.

Anónimo disse...

Com as gavetas vazias e com cortes destes, fruto de desmandos anteriores, este presidente não tem outro remédio senão gerir o dia a dia, se é que tem margem de tesouraria para isso, dar emprego à conta dos programas do governo regional e, com um bocadinho de habilidade, manter alguns dos mamarrachos inúteis que por aí foram feitos.
Com sorte o governo regional intervém e faz umas obras quaisquer.
O tempo das obras acabou. Neste mandato e nos outros que vierem.
Ou temos juízo, ou não temos viabilidade.

Anónimo disse...

Investir nas pessoas e potenciar o que se tem é o melhor caminho.
O privado, para florescer, não pode ter concorrência pública.
Há que estimular o empreendedorismo, sobretudo nas áreas do turismo, do artesanato, dos produtos locais e da agricultura biológica.
Há que potenciar as ferramentas disponíveis, sobretudo o cabo de fibra optica e através do ensino à distancia por as Flores com acesso ao ensino superior.
Ambas as Camaras das Flores deviam organizar um evento, que juntasse a massa critica florentina e não só, para debater o nosso futuro, identificar oportunidades e fomentar propostas.

Anónimo disse...

Quem esta contra o Sro Luis Maciel quem souber ler como escreve aqui veja o Decreto Lei publicado no Diario da Republica e veja que este buracao que a Camara tem agora vem desde 2011 portanto o JL o HS o AM e a Secretaria L deviam prestar contas em Tribunal porque todos eles aumentaram o seu patrimonio

Anónimo disse...

tu anonimo das 23.07 deves andar com a pança cheia para falares desta maneira. se o país está mal todos dizem que foi o socrates que o pôs no fundo. esta conversa de dizeres com sorte o governo faz alguma obra nas lajes, não é com sorte é um dever do governo fazer obras em qualquer ilha. e aqui nas lajes volto a repetir precisamos um centro de saude de há muitos anos que se espera e até hoje nada feito, precisamos um grande hotel nem que seja o nome do inatel já que este concelho tem grande potencial para o turismo e precisamos do aumento de marina que aquilo ficou uma vergonha.

Anónimo disse...

o anonimodas 19,37 nunca viu fibra ótica e para ele é um novo brinquedo e fala pensando que a fibra muda as ideias das pessoas, deves ser muto atrasadinho por só veres pela primeira vez aqui nas flore fibra e nunca a teres visto em outra ilha onde ela já existe á mais de uma década.

Anónimo disse...

E tu anónimo, com letra pequena, das 9:16:00 és um radicalista inculto e um frustrado que não tem mais que fazer senão vir fazer comentários que não tem pés nem cabeça.
Deves ser daqueles que ficaram sem "teta" e que agora em vez de uma precisam de duas, tal é a ganância!
Queres um grande hotel nas Lajes para quê? Para estar fechado durante o inverno, como está o de Santa Cruz, e para te sentares lá de perna cruzada apenas para fazeres valer a tua posição medíocre na sociedade lajense?Queres um aumento da marina para quê? Para encostares o teu grande iate durante o mês de Agosto?
Já agora pede um aeroporto nas Lajes e pode ser que os aviões comecem a aterrar em cima da tua cabeça oca!
Por mais radicalistas que sejamos,e independentemente da nossa ideologia política, devemos ter consciência que não vivemos em tempo de fartura e que o mais importante é manter o que temos e implementar medidas de combate à desertificação, à fuga descarada e triste dos jovens desta ilha.
Querem ideias?
Puxem pela cabeça, pois é para isso que ganham ordenados milionários!
Quanto a centro de saúde, esse sim é uma grande reivindicação, pois mais cedo ou mais tarde todos precisamos de cuidados urgentes e a viagem até Santa Cruz deita por terra muitas esperanças de sobrevivência perante um caso grave.
Nem que te "rachem" a cabeça ao meio te enxergas e o pior de tudo é que não enxergas a realidade bem atual!
Dá-te por satisfeito com aquilo que tens e publicita o que há!

Anónimo disse...

Cada ilha, e as Flores são uma ilha, deve ter um centro de saúde em condições.
Não é possível ter equipamentos sofisticados, tipo RX e funcionários especializados nas três Vilas no Pico nem nas duas das Flores. É um e ponto final.
Quem achar que é pouco, faça contas à população, às receitas que irá receber, e invista.
As Camaras e os Governos, que conste, não são empresários de turismo. Não tem vocação para fazerem hotéis, muito menos para os explorarem. O seu papel, atendendo ào excepcional potencial turístico das Flores é incentivar. Dar incentivos para que os privados façam.
O anónimo das 09:16 que procure conhecer os programas e habilite-se a fazer, no lugar de mandar outros fazerem com o dinheiro dos contribuintes.
A marina é outra história. É uma infraestrutura que traz retorno porque potencia o iatismo no grupo Ocidental e, comprovadamente, fomenta o turismo.
As Flores não podem ficar fora do turismo de cruzeiros, que se prevê ter incremento interno. O porto tem de estar preparado para o desembarque, directo se o barco for de pequeno calado, ou através de lanchas se for maior. Investir nestas estruturas, que trazem retorno à economia da ilha, deve ser obra do governo.

Anónimo disse...

eu gostava de saber quando vamos ter bombeiros nas lajes 24 horas por dia ninguém fala.promesa do presidente luis maciel

Anónimo disse...

há aqui um sepo que não posso chamar outra coisa em falar no iate no mes de agosto, não deve ver um boi á distancia de um metro ou então não percebe em envestmentos rentaveis.Claro que aquela marina nas lajes com aquele tamanho foi uma autentica vergonha numa ilha que é a porta aberto ao iatismo e que necessitava de muito maior que é um envestimento rentavél já que chegam no verão algumas centenas de iates e muitos mais atracavam nas lajes se esta marina tive-se condições.

Anónimo disse...

O que tem de se fazer nas Lajes é ter um sistema de ambulâncias em condições, equipadas com equipamento de suporte de vida para ataques cardíacos ou AVCs.
Simples, eficaz e barato.
Depois num espaço a eleger (casa do Povo por exemplo) ter um enfermeiro nas horas de expediente e um consultório para consultas médicas em determinados dias da semana.
Simples e eficaz.
Querer uma escola sem ter alunos é coisa de quem não é bem discreto.
Hoteis e estruturas de animação turística: vamos dar lugar aos privados, apoiando as suas iniciativas.
Estruturas náuticas de apoio ao turismo: investimentos públicos com retorno garantido.
Criar centros de empreendedorismo, apoiando os jovens e não só nos seus projectos, e potenciar a formação, através das ferramentas disponíveis (a fibra óptica é uma delas), é essencial para se estar ligado ao mundo e fixar jovens aqui, neste lugar incrível para viver.

Quatro mil pessoas não justificam dois centros de saúde.

Anónimo disse...

eu gostava de saber quando vamos ter bombeiros nas lajes 24 hors por dia.

Anónimo disse...

4000 pessoas era bom se tiver 3500 agora é o muito o que tem de bom foi que foi quase tudo psd que andou lol

Anónimo disse...

eu vi logo que este das 20,01 que era de santa cruz por não apoiar o centro de saúde nas Lajes, e até se calhar é daqueles que encalhou aqui e nunca mais saiu. Para quando os bombeiros nas lajes, para quando o inicio da piscina.

Anónimo disse...

Eu estudei tude o que meus pais me puderam dar, mas com os estudos que tenho não tenho vergonha de pegar num sacho e fazer o que é preciso na terra por isso nunca sai da Ilha, não vejo porque saiem, se cá há tanto trabalho nestas terras para produção rentavél.

Anónimo disse...

Pois...pois... eu bem avisei antes das eleições que não vota-sem no P.S. para não ficarem prejudicados com respeito a obras porque os dois da mesma cor nada fazem e eu já vi este filme em algumas camaras dos açores. Agora voces que aguentem que já só falta pouco mais de 3 anos.

Anónimo disse...

o partido comunista daqui 4 anos vai dar que fazer nas lajes.

Anónimo disse...

Há aqui um Marciano infiltrado que pelo tipo de reivindicações que faz vê-se que é um ser que habita muito longe do planeta Terra e mais ainda de Portugal e da câmara das Lajes em particular.

Anónimo disse...

Por este andar ainda vamos governar para espanha

Anónimo disse...

Não é marciano. É tolo.
Que "obras".
Enquanto foi tempo de vacas gordas, se tivessem juízo, tinham feito obras reprodutivas, sustentáveis e fomentadoras da criação de riqueza.
Não. Fizeram "piscinas aquecidas" e outras obras triviais, que não trazem um chavo de retorno à economia da ilha.
E como se isso não bastasse há quem queira ainda mais um recinto para banhos, mais uma piscina, agora de águas frias.
É marciano? É mas é tolo.

Anónimo disse...

Em relação aos bombeiros da secção destacada das Lajes ninguém sabe porque razão chegou ao ponto que chegou? Ainda me lembro no inicio quando começou a haver bombeiros nas Lajes houve uma altura aproximadamente em que havia mais de 20 bombeiros onde andam eles agora? Quais os motivos que os levaram a sair? Quantos é que se encontram la neste momento ao serviço? Se algo está mal porque não mudam?
Alguém me sabe responder?

Anónimo disse...

Tolo é uma palavra modesta!

Anónimo disse...

Se tolo é uma palavra modesta, és então um ignorante.

Anónimo disse...

então pessoal sempre vai haver piscina no porto ou não vai.

Anónimo disse...

ouvi à bocado no porto antes do barco dos contentores chegar que a camara vai começar a prometida piscina no porto em pouco tempo, será verdade? esperar para ver.

Anónimo disse...

O "marciano" voltou a dizer das suas.
São um autêntico delirio as suas intervenções.

Anónimo disse...

Que não morra o marciano nesta agonia.
Vão fazer uma piscina no porto sim senhor, mas com um SPA acoplado. Vai ter estuaria marmórea no meio e esguichos de agulheta pelos cantos.

Anónimo disse...

Não precisa-mos de Piscina, mas sim do aumento da Marina era só partir aquela baixa da Calheta e ficaria um pouco melhor aquele aperto ali dentro.É uma boa proposta apresentar ao Governo.

Anónimo disse...

Para quando um Cento de Saúde nas Lajes das Flores.
Nota-Esta pergunta é derigida ao Governo e não à Camara das Lajes.

Anónimo disse...

eu bem disse que eram 6 milhoes de euros para a camara das lajes e ainda há quem me chame marciano.

Anónimo disse...

eu dou a razão ao anonimo das 13,52 para quando o centro de saude nas lajes. a camara das lajes já deveria ter feito este pedido ao governo já que tude é da mesmo cor é muito mais facil.