sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Lavradores continuam à e$pera...

Os presidentes da assembleia geral e da direção da Cooperativa Ocidental não se entendem sobre a marcação de uma reunião com a Caixa Geral de Depósitos para esclarecer o problema dos atrasos no pagamento do leite à produção.

O presidente da direção da Cooperativa diz que essa reunião - uma assembleia geral extraordinária - só pode ser marcada depois do dia 18 de Janeiro, o que é contestado pelo presidente da assembleia, Armindo Tavares.

O certo é que os produtores de leite da ilha das Flores já não recebem há vários meses e muitos produtores não têm dinheiro para o gasóleo e rações.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

30 comentários:

Anónimo disse...

O presidente da assembleia geral devia mas é estar bem caladinho , pois já há muito tempo que nem se quer produtor de leite é, quanto a reuniões com qualquer instituição bancária é a a direcção quem sabe se marca se os recebe ou não ,este sr.presidente da assembleia geral foi o tal que numa última reunião com deputados eleitos pelas Flores queria falar d tudo até da vida privada ,n-ao falou nem sequer uma palavra sobre o assunto em cima da mesa pois tinha sido levado para esta mesma reunião pelo pato só para destabilizar a mesma ,também já houvi por ai que o gerente da CGD queria ir explicar aos produtores um empréstimo,mas o que é que é isto este tambem tem que se resumir a sua insignificancia e mais nada ,como diz um conterraneo meu tenham mas é tarelo .

Anónimo disse...

Quando ias ter com o Presidente da direcção para te adiantar dinheiro de leite ,este era o melhor ,quando o Presidente da direcção ia fazer o teu silo gratuitamente com as suas máquinas e seu gásoleo era o melhor ,quand o Presidente te limpou a porta das vacas era o melhor, agora que a torneira fechou já não presta tenha mas é juizo e faça um pouco de reflexão

Anónimo disse...

É ponto assente que a cooperativa está em dificuldades.
As razões, por mais voltas que se dê vão dar todas ao mesmo sitio: as despesas ultrapassam as receitas e o deficit vai sendo pago com "subsídios".
O dinheiro de todos, que alimenta os tais subsídios, é cada vez menos e mais penado a sacar.
Só gente doida é que vai cortar nas reformas e pensões para as quais as pessoas descontaram, para aguentar negócios falidos.
Não há volta a dar.
A cooperativa - e todos os produtores que lá põe leite são parte - é que tem de dar rumo ao seu futuro.
Há várias alternativas:
A primeira é fechar, abrindo espaço a outros melhores,
A segunda é aproveitar fundos, investir na sustentabilidade e modernizar-se.
A terceira é juntar-se a outra ou outras, garantindo volume de escoamento.
A quarta é por tudo à venda.
Se estivesse-mos na Rússia estalinista do comunismo soviético ainda havia uma quinta opção, que era viver à custa dos impostos de todos. Ora, nos dias que correm, ninguém quer o comunismo.

Anónimo disse...

as vacas eram coop ou do armindo na altura.mal pior

SempreAtento disse...

O Presidente da direção pode não ter tempo para reuniões com a Banca, nem para Assembleia Gerais com os sócios, mas para vir para aqui mandar postas de pescada, lá isso ele tem bastante tempo...

Anónimo disse...

estes lavradores dos dois concelhos está na hora de pegarem no sebo e começarem a untar o rodeiro do carro para o transporte de encencos cana roca para as vacas comerem de inverno, nas lajes alguns ainda se safam porque o joão lourenço fez muitas estradas só não fez na canada do fundão onde antigamente o juino andrade trazia grandes carradas de incenço da pedrinha para as vacas comerem no inverno e os garranchos serviam para o forno para coser o pão de milho e a acha para a lareira para fazer a sopa. pois mues amigos havia muito para escrever mas voces vão de pouco a pouco vendo como isto voltou para trás.

Anónimo disse...

eu não sou agricultor mas acho que armindo falou bem no meu ponte de ver acho que presidente da coop parese ser dono daquilo tudo cada burro seu lugar.

Anónimo disse...

O sempre atento está bem enganado . Apenas vejo a realidade a fábrica de lacticinos não é do Presidente da direcção ,mas foi ele que deu o corpo ao manifesto que criou novos produtos e produtos de qualidade ou seja foi ele e os funcionários que tem levado aquela casa á frente pois os outros produtores só pensam no cheque ao fim do mês e estão -se nas tintas para o resto,agora que os pagamentos atrasaram então é um deus nos acuda ,mas que eu saiba não vejo nemhum deles se chegar á frente com soluções vejo sim é um tal bota a baixo,por isto tudo e apesar de não ser produtor de leite tal como o presidente da assembleia geral estou com o Presidente da direcção .

Anónimo disse...

no meu tempo não havia subsidios e esperava-se do martins rebelo mais de seis meses para receber um mês do leite que todos os dias ia-mos desnatar na leitaria, e o que nos salvava era as terras que tinha-mos o milho batatas couves repolhos etc,etc, e no inverno era carradas de incensos para o palheiro para o gado comer e cana roca e aquele feito tenro do mato, apesar da crise da epoca tenho saudades deste tempo que trabalhava-se muito e havia muita saude e sopa na mesa. carne era pela matança do porco e de vaca pelo espirito Santo mas tambem hoje em dia segundo o que já ouvi falar mais de 70% das pessoas já não comem carne porque não há dinheiro e até eu sei de casas que voltaram ao lume de lenha como no tempo que eu me criava.

Anónimo disse...

os funcionários pensão que são donos daquilo mas segundo sei vai ser por poucos dias

Anónimo disse...

em primeiro lugar lugar quem manda na fabrica é d isabel em segundo lugar quem pediu ao armindo a reunião foi os agricultores todos estam cramando que não recebem menos 1 lavrador vai se saber porque.ele já fez cilo de milho ao armindo mas armindo já lhe fez muita coisa.ja ta na hora de por ordem na fabrica já devia de ter sido á muito não era agora que a fabrica esta num caus por causa de um homem que so pensa nele.nao sei porque ter medo de uma reunia com o chefe da caixa pois a associação costuma marcar reuniões e dar as despesas que fazem ele tem é muito mentira junta mas vai ser descuberto e fora da fabrica.o dever dele e atraz das vacas e que tenha limpeza e que não mesa o leite a olho é um abre olhos.

Anónimo disse...

Andavam dois náufragos à bulha numa barcaça arruinada. Um remava para uma banda outro para a outra. À força de tanto brigar abriram um rombo no casco e a água começou a entrar.
Sem remedio nem solução foram ambos ao fundo, porque não cooperaram.
Como é que numa cooperativa, com meia dúzia de sócios, não se entendem?
Organizem-se, porra!
O produto tem qualidade excelente e é feito num lugar limpo, saudável que se tem por idílico.
Falta marketing.
Uns rótulos apelativos.
Um acondicionamento especial, a sugerir raridade.
Um dizeres "ecológicos" referenciando o que nos distingue: pastoreio livre nos campos, animais saudáveis e bem tratados, pasto excelente, temperado pelo atlântico, leite de qualidade superior, com reconhecidas propriedades anticancerígenas, etc... etc... etc... .
Falta agressividade comercial.
Meter-se com nichos de mercado com poder de compra e que apreciem a qualidade e a raridade do produto. Certas lojas gourmet, por exemplo, em Portugal e no estrangeiro.
Hoje não basta produzir bem. O que se segue, depois do queijo estar curado, é importante na mesma medida.
Aqui vai um excelente exemplo de uma cooperativa asturiana, que, comercializando produtos locais, hoje é referencia na Espanha.
http://www.coasa.es/

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero responder a pessoa que disse que o Armindo não urdinhava vacas,quero dizer o próprio chefe da união de cooperativa fechou o posto de leite do mosteiro é sinal que não tem falta de leite para trabalhar,em segundo lugar quem pediu as reuniões foi os lavradores o Armindo foi pedir reunião E D.isabel disse que já tinha mandado para o correio o próprio disse que ligou para os funcionários e eles negaram que tivessem entregue alguma coisa nos ctt a partir da 3 e tal da tarde é que foram meter a carta nos ctt e o Armindo esteve na fabrica a 1 da tarde agora veijam quem esta mentindo há e ligou logo para o marido quando foi pedido reunião pois o S.Vitorino tratou o S.Armindo abaixo de cu de cao quem manada na fabrica é dona isabelinha. tenho dito alguém tem de o endireitar,se andasse direito não tinha tanto medo das reuniões ele se soubesse mandar tinha os ordenados em dia pagos o dele deve estar pago sabe se lá como.

Anónimo disse...

senhor presidente e os seus vogais terão os ordenados em dia houvi hoje aqui faja grande que esses estão em dia

Anónimo disse...

O Presidente da União de cooperativas da Ilha das Flores nem tem medo das reuniões nem dos associados da mesma. Se fechou o posto do Mosteiro foi por não ser rentável um carro se deslocar aquela Freguesia ir levantar meia duzia de litros de leite ,ou seja custa mais o carro para ir levantar o leite ao Mosteiro do que o Própio leite , que eu saiba e tenho a certeza já há muitos meses que o presidente da assembleia geral não vira leite ,até sei que já nem vacas leiteiras tem, por isso todas as afirmações que aqui fiz são verdadeiras .

Anónimo disse...

ouve uma pessoa que disse que o sr vitorino disse que as vacas do sr armindo não prestavam tanto que prestam que andaram todas,e para abrir uma loja em s.miguel ouve dinheiro por isso é que se fichou os postos era fechar o da fazenda tembem.agora para s.miguel paga se é aviões sai mais barato é o presidente que temos.

Anónimo disse...

Há aqui algumas pessoas a comentar que antes tive-sem apanhar cana roca incensos para as vacas para não virem daqui a uns dias dizer que não há nada para o gado comer e andar a pedir ao governo subsidios dos impostos dos contribuintes. Haja paciencia ee vaiam trabalhar e trazer o gado para o palheiro para não andar ao frio na relva.Assina um antigo lavrador.

Anónimo disse...

ve se logo que é um lavrador antigo,se calhar no seu tempo cria subsídios...quem sabe bjs para o sr o gado so com cana roca e incensos devia de ter que ver.

Anónimo disse...

Este episódio de folhetim, relatado em pormenor pelos anónimos de 05/01/2014, 17:32:00 e de 05/01/2014, 21:22:00 dava uma ou novela ou um romance de espada, com enredos mirabolantes.
Esta gente quer lá saber da cooperativa e de criar riqueza e mais valias! O que esta gente quer é o dinheiro suado dos outros, revertido em subsídios.
Com estas peripécias todas, se fizessem um filme de cowboys, ganhavam mais dinheiro do que vender leite e fabricar queijo.
A cana roca não serve só para dar às vacas. No tempo dos afonsinhos, com as raízes desta planta moídas, faziam-se uns bolos para matar a fome, temperados com baga de junça.
Descanse o "cana roca". Falta pouco para chegarmos lá.

Anónimo disse...

os agricultores da ilha das flores estão proibidos de falar pra comunicação social.mas problema continua sem solução a vista não sabemos por quanto mais tempo.

Anónimo disse...

Mas estão à espera de quê?
Expliquem-me.
Quem tem que resolver o problema é a cooperativa com os seus produtores.
Repito:
Estão à espera de quê?
Expliquem a toda a gente, sobretudo aqueles que pagam os seus impostos no fim do mês, como se se tratassem de burros.

Anónimo disse...

ouve um sr que foi a reunião e contou que o sr vitorino ia fazer imprestimo mas não podia dizer aos lavradores para eles não estragarem o negocio,pensando bem pois não acaba de pagar a caixa e aos lavradores e já se esta a meter noutra divida preparem se para a fabrica e sem os vosso dinheiro ser pago,e nem podem falar para a comunicação social dito pelo presidente da cooperativa,deseijo sorte para os lavradores pois já sou reformado.

Anónimo disse...

Estão à espera que os outros, os que pagam os seus impostos e não bufam, lhe resolvam o problema.
Por mim, esperavam sentados de sofá.

Anónimo disse...

é engrsaçsdo que haja por aqui sempre o mesmo a falar que não recebe. será que este senhor não tem relvas para mondar e arranjar o palheiro para trazer o gado para o palheiro, ou será que está à espera de morrer algum e depois ir para e tv dizer que elas estão a morrer de frio como o ano passado. no meu tempo havia muitos lavradores e nunca ouvi dizer que o gado morria nos pastos com frio porque trabalhava-se muito mas hoje em dia deixam morrer e até tem tempo para virem à internet dizer que não recebem o dinheiro do leite. por agora não digo mais nada.

Anónimo disse...

Há lavadores que não tenham dinheiro para gasoleo para a lavoura acredito, mas teem dinheiro para gasoleo para ir a festas de jantares de alta sociedade.

Anónimo disse...

estes lavradores de hoje em dia estão habituados à mãma e pouco trabalho, já tem tude que até se dão ao luxe de ter nos pastos agua encanada que é só abrir a torneira e encher o poço e não pagar nada pelo consume e ainda querem mais. no meu tempo era pegar em duas latas metidas num pau e encher na ribeira e acarretar pelas relvas inclinadas para encher a selha e fazia-se 3 e 4 viagens antes de ordelhar.

Anónimo disse...

A alta sociedade das Flores, anda de botas de cano.

Anónimo disse...

não é só nas flores que alta sociedade anda de botas de cone até nas outras ilhas era comprar um carro para a filha um jipe para o filho os arados e mais ferramentas ficam na rua à chuva no inverno a criar ferugem ´. haja respeito pelos contribuintes.

Anónimo disse...

agricultores das flores continuao sem receber seu dinheiro.

Anónimo disse...

os agricultores das flores continuao sem receber seu dinheiro.