terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Câmara Municipal das Lajes ultrapassou em 2011 o seu limite de endividamento

Com a publicação em Diário da República do Despacho 472/2014 verifica-se um corte mensal de 10% nas transferências para o município de Lajes das Flores, devido ao excessivo endividamento da autarquia lajense no ano de 2011, representando um corte superior a 20 mil euros mensais.

De referir que o excesso de endividamento referente aos anos de 2012 e 2013 é consideravelmente superior ao verificado em 2011, pelo que a verificarem-se outros futuros cortes [ainda relativos à gestão de João Lourenço] serão também muito maiores aos presentes cortes. Como é possível verificar no Despacho 472/2014, o excesso de endividamento da Câmara Municipal das Lajes em 2012 foi de quase 1 milhão de euros.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

55 comentários:

Anónimo disse...

boa noite não faz mal ta tudo bem

Anónimo disse...

há outras socialistas nos açores com milhoes de divida e estão bem calados.

Anónimo disse...

Luís Maciel andava por lá e sabendo da desgraça sempre votou a favor, agora tem o que merece!

Anónimo disse...

Vai ser só menos um milhão que a CMLajes das Flores vai receber este ano, tenho a certeza que o SR. J.L. não se deve preocupar.

Anónimo disse...

então não é que agora já querem o empréstimo de 300 mil que antes recusaram! cá para mim agora é altura de usar a celebre frase " cá se faz cá se paga"
espero que a oposição não durma " e amor com amor se paga"

Anónimo disse...

Cortem um vereador a tempo inteiro e um chefe de gabinete, que já ajuda alguma coisa. Mas não, isso não querem: o chefe de gabinete foi designado pelos chefes de São Miguel em reconhecimento dos serviços prestados ao longo do tempo - há que pagar favores. Quanto à Sra vereadora, não sei bem, não vejo bem o que é que ela acrescenta na gestão do município.

Anónimo disse...

e mentira este dinheiro fica no gov PS para ser aplicado em facturas que irão ser apresentadas de futuro.

Anónimo disse...

Ultima hora o ambiente não aceita amenima sombrinha do JMS (o que era fascista) mais outors vão pra camra ajudar a recuperar o dinheiro em falta

Anónimo disse...

depois de perderem os direitos dos fundos europeios é que querem pedir dinheiro emprestadado. só visto contado ninguem acredita.

Fonssecaa disse...

A senhora Vereadora concorre contra os privados no aluguer gratuito das casas, a pobres e ricos, com base em regulamentos e concursos que nao existem!

Anónimo disse...

Fala-se muito e sem saber-mos o que dizemos.
Sem dinheiro não se pode fazer obras,mas no tempo do João Lourenço fêz-se muita obra e estão a vista de todos,mas só agora é que se crama,o empréstimo que o João quis fazer e foi reprovado pelos Socialistas agora fazia falta,o senhor presidente parece que não estava nas reuniões da Câmara quando era debatido esses problemas,estava sim mas reprovavam tudo,leiam o que estou a escrever,se o João continuasse na Câmara não havia falta de dinheiro e porque seria?vou dizer-vos mais uma coisa,se o Hélio Silva estivesse a frente do lar de idosos e se nunca tivessem entrado outros dirigentes tudo ainda hoje corria as mil maravilhas sem ninguém se queixar de nada nem sabia-mos da dívida que existe,e tudo rolava normal,falam que haviam muitos trabalhadores na Câmara,hoje se calhar há mais aínda.
Espero que tudo melhore tanto num como no outro lugar,sou amigo de todos em geral.

Anónimo disse...

Eu ainda não entendi a divida desta Camara das Lajes, fala-se em 3 milhoes, já ouvi 2 milhoes e recentemente ouvi falar em 1 milhão, daqui a dias a Camara não deve nada tude foi feito com apoios comunitários o que acredito que é verdade e só envestiram o dinheiro que tinham no plafon.

Anónimo disse...

Os apaniguados do João Lourenço no seu melhor, tentando tapar o sol com a peneira.

Anónimo disse...

O estouro apareceu, tal como já esperava.
Cupa das obras doidas, feitas para enfeitar o postal.
Culpa de investimentos malucos, que não trouxeram um tusto de retorno
O sol não se pode esconder com uma peneira: as administrações do PSD da Camara das Lajes foram desastrosas e puseram o municipio no fundo,
E a responsabilidade, por mais cantigas que arranjem, é de quem mandou fazer sem tino nem tarelo. Não é minha, não é do manuel, muito menos de quem estava na oposição.

Anónimo disse...

este anónimo das 15.03 está bem recheado, não precisa dizer mais nada, basta para um bom entendedor meia palavra.

Anónimo disse...

já virão as marcações no sitio da boca da baleia onde um TOLO qualquer do governo veio marcar para tirar areia, ou seja é muito simples estão a desporteger a bacia da lagoa Funda estavão a cavar no lado oposto e veio uma cabeça iluminada dizer não sr. é do outro lado ,e nós por cá sem ser o ( Povo ) não há ninguem que diga não sr. ali não está correcto ,a CML está muda não existe corrones o Ambiente que para nada serve idem aspas e assim estamos a ocidente a ser governados por gente que não vê a realidade nua e crua

Anónimo disse...

dou a razão ao anónimo das 21.16, eu já tinha dito quando é tude das mesma cor não fazem nada não dizem nada para eles está tude certo e ainda vamos ter que amarrar mais tres anos com essa paciencia toda.

Anónimo disse...

Não se pode esconder mais.
A Camara das Lajes está no prego e fala-se já na venda de aneis.
As administrações que tivemos, na doidura de obras de fachada e na velhacaria dos votos, empurraram-nos para isto.
A viabilidade das Lajes como municipio está em causa.

Anónimo disse...

eu gostava saber que faz a vitorina na camara ela era boa pra estar na escola tomar conta das crianças nada mais.dr luis tem que acabar com estes mamões todos já meteu mais afilhados que joao lourenco

Anónimo disse...

Ultima Hora.
Acaba de chegar à minha redação um FAX e informar que este ano não haverá festa do Emigrante nem Sopas, se alguem estava para vir nesta altura tire o cavalinho da chuva que não há dinheiro. Assina o sempre atento para o melhor no Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

antigamente ouvia-se música por um disco de plástico mas tinha que se ter muito cuidado quando se apoiava agulha para não riscar. aqui temos o anónimo das 09,54 que anda com a pança cheia e já comentou por varias vezes a mesmo conversa que eu até já sei de cor. diz ele a camara das lajes está no prego, deve ter engulido um disco riscada porque repete sempre a mesma coisa.

Anónimo disse...

vamos a ver se na próxima asembleia da camara decidem pedir ao governo um enfermeiro 24 horas para as lajes, e nas folgas dele autorizar que venha um de santa cruz. uma ideia tanto fácil de resolver, é preciso que haja vontade.

Anónimo disse...

Há quem clame aqui que já ouviu a mesma música muitas vezes, mas pelos vista ainda não percebeu a letra...

Anónimo disse...

Apelo... Senhor Presidente da Camara das Lajes das Flores, para quando um pedido ao Governo para que seja feito um Centro da Saúde nas Lajes. Um desesperado.

Anónimo disse...

A Camara das Lajes estourou e foi parar ao prego.
Culpa de quem?
Minha? Do cebolão das 15:48? Da tia Chica da Praça?
Não.
A culpa foi de quem mandou até agora.
Repito: culpa de quem? De quem mandou até agora.

Anónimo disse...

Se eu fosse o actual presidente pela via legal e com a ajuda das entidades proprias os antigos presidente vereadores secretaria e o Silva e mais alguns iam direitinhos a Tribunal e que fosse hipotecados todos os seus bens para repor a divida que deixaram. O dinheiro e propriedades dessa cambada dava para pagar o endividamento e ainda restava para comprarem antidepressivos e outros.

Anónimo disse...

a camara das lajes vai subir agua lixo e as rendas das tapadas onde vamos parar com tantos impostos parece passos coelho.

Anónimo disse...

afinal o do disco riscado voltou com o mesmo tema, agora não deve ser disco de 45 rotações mas sim de 33 trás umas outras versões como cebolas mas aconselhos a não picar muitas para os olhos não chorarem. volta joão lourenço tu é que sabes dar movimento a este concelho.

Tanso Que Ainda Tem Fax disse...

À momentos chegou um fax à minha direção em que diz amanhã segunda feira entra dois novos empregados, mais diz que não compreende como é possivel tanta gente se dizem que não tem dinheiro.

Anónimo disse...

Santa casa das lajes não paga a trabalhadoras!

Anónimo disse...

Ùltima hora. Acaba de chegar um FAX à minha redação, em que afirma que João Lourenço vai concorrer à Camara nas próximas eleições.Monços vamos a preparar para a vitória que chegará aos 90%.

Anónimo disse...

Presumo que a camara admite gente à conta de programas governamentais. Não à custa do seu descarnado orçamento, feito de heranças esqueléticas.
Chegamos a isto. A Camara não tem dinheiro para ordenados, mendiga as migalhas que o governo dá e já pensa alienar património.
Oh tempo, diz o mogango do costume, volta para traz!
Pois é.

Anónimo disse...

os que tão por conta da camara vam receber afinal á dinheiro

Anónimo disse...

O homem do FAX que é uma pessoa sempre muito bem informada deve saber quem é que geriu mal a coisa para agora não haver dinheiro para pagar às funcionárias.
Os responsáveis da gestão ruinosa quer da Câmara quer da Santa Casa era gente que jogava na mesma equipa, portanto não deve ser difícil chegar lá, é só enviar um FAX...

Anónimo disse...

Muito se fala em quem tem culpas disto, culpas daquilo, responsável por isto, responsável por aquilo!
O certo é que não se vê ninguém a ser responsabilizado nos locais próprios por tudo o que se fez, sejam eles do partido A, B ou C, pois justiça e política são filhas do mesmo pai e mãe, logo andam de mãos dadas e o velho paradigma de que a justiça é soberana, não passa disso mesmo, um paradigma.
Os que com muito ficaram ou "tiraram", continuarão com muito e os que pouco têm continuarão a "fazer cruzes" para dar continuidade à podridão existente que não escolhe partidos nem pessoas!
Rezo para que chegue o dia em que acabe tudo de uma vez só!
Que acabe o dinheiro para pagar ordenados!
Que acabe o dinheiro para pagar o misero sistema de saúde que temos!
Que acabe o dinheiro para o descarrilado sistema de educação!
Que acabe o dinheiro para "sacos azuis!
Que acabe o dinheiro para a mais cabal sobrevivência humana!
Nesse dia alguém irá tomar consciência da verdadeira dimensão do problema, mas será tarde demais!
Em tudo isto, só me aflige o futuro dos meus filhos, dos meus netos, e assim sucessivamente, porque esses não tiveram a mínima culpa de terem sido concebidos e muito menos do que, aqueles que supostamente existem para nos defender, tem vindo a fazer em proveito próprio e não da comuna.

Anónimo disse...

O Actor do FAX não é nenhuma pessoa daquelas que o anónimo 11.43 pensa, haja cuidado para nao condenar pessoas inocentes.

Anónimo disse...

A ruína vem sempre de investimentos mal feitos com retorno mal calculado.
Gastou-se muito dinheiro nos últimos anos em obras de fachada, pouco reprodutivas, que serviram apenas para ganhar eleições.
Aqui e por este país fora!
Estarraçou-se muito dinheiro em latas de tinta, ferro, cimento e brita, na conquista desenfreada aos votos.
Aqui e por esse país fora!
Fez-se muita obra sem pensar nos custos de manutenção, que são incomportáveis hoje.
A comentadora das 17:36 diz que anda a rezar para que acabe isto e aquilo e para que se exponha a podridão.
Cara senhora. Isto não vai com rezas, mezinhas e paninhos quentes. Vai com escolhas acertadas, que foi coisa que não soubemos nos últimos anos fazer.

Anónimo disse...

Com tanta preocupação que estão algumas pessoas com os ordenados da santa casa, que sempre foram pagos a tempo e horas, assim todos os empresários, instituições e demais diversas entidades estivessem com os ordenados tão em dia como a santa casa...não se preocupem tanto com o que não é preciso, bem haja a todos, e não se preocupem com o que não devem...

Anónimo disse...

ihhhhhhhhhhh isto tá ruim... ora um diz uma coisa ora outro diz outra ... bem isto aqui pessoal é assim ... o pessoal tem uma ideia do que se passa mas é nos cafés e vem falar de algo que não entendem.... muito bem a verdade é só uma e uma só, assim vocês não dizem nada ou nada dizem que é praticamente a mesma coisa!

Anónimo disse...

nunca tivemos foi ninguém de jeito para escolher!
e quanto se continua a gastar pensando em eleições anónimo das 19:40?
quer ver que os que estão agora são uns santinhos?
é preciso ter lata!
enquanto os actuais e os próximos políticos estiverem a desempenhar funções a pensar apenas no seu bem estar e continuidade, o circulo vicioso mantém-se !

Anónimo disse...

sempre vai haver enfermeiro na casa do povo das lajes 24 horas por dia ou não em vez de advogado. fica a pergunta no ar.

Anónimo disse...

será verdade que joão lourenço vai concorrer de novo ou é brincadeira. se for verdade aqui está um homem que vota nele.

Anónimo disse...

Oh minha Senhora!
Os políticos são todos feitos da mesma massa, estejam no partido preto amarelo ou azul.
Raríssimos são os políticos sérios. Abundantes os que são canalha, alguns da pior espécie, e aos montes os frustrados, sempre ávidos de protagonismo, bajulação e poder.
Lata, minha senhora, é pensar o contrário.
Infelizmente não há volta a dar: temos de os ter.
Tem de haver quem dirija.
Agora não precisamos é de ter tantos.
Uma ilha como as Flores, com menos de quatro mil almas e menos de mil pessoas a trabalhar e produzir, tem porventura condições para sustentar quatro deputados que custam em ordenados, passagens, estadias e ajudas de custo uma pequena fortuna?
Temos condições para isso? Produzimos riqueza para isso?
Os benefícios que este numero de políticos traz (não estão aqui em causa as pessoas) compensa aquilo que se gasta?
Depois escolhemos dois presidentes de camara e vereadores. Será que precisamos de tanto? Será que metade não faria o mesmo, saindo a todos mais barato?
Depois vem os cargos políticos por nomeação. Assessores e chefes de gabinete por exemplo.
Uma camara com menos de 2000 mil pessoas precisa de assessores políticos para quê?
Vivemos nisto, como se fosse possível enganar a nossa pequenez.
Qualquer uma das camaras das Flores era governável com um bom líder e com um corpo técnico (técnico não politico) competente.
E temos gente das Flores - jovens técnicos - a enriquecerem outras paragens, porque os quadros de cá estão preenchidos, por gente inculta, ignorante, incompetente, porque não tem preparação para o que faz, e desinteressada do seu trabalho e do desenvolvimento da sua terra.

Anónimo disse...

tem toda a razão anónimo das 09:30.
que fazer?
baixar os braços e deixar andar?
é triste , mas é a realidade que temos.

Anónimo disse...

A politica hoje é basicamente feita por quem não presta, por uma "gloriosa canalha" que se serve, serve os amigos e as cliques e só depois, em função da lei do voto, dá migalhas aos eleitores.
Os resultados desta charanga, que dura há dezenas de anos, estão à vista de todos. Quer nível nacional quer a nível regional.
Raros são os sérios, honestos e que prestam, no sentido mais genuíno das nossas ilhas, que se dispõe a prestar serviço público. Porquê?
Porque o campo da politica é sujo e o jogo é viciado.
Conceitos como "servir", "dar contributo", "prestar serviço público" foram, já não são.
Certos comportamentos como "lábia", "conversa fiada", "mentira", "trapaças", "aldrabices", "prepotência", "velhacaria" e "barriga inchada", de maus passaram a bons. São descaradamente glorificados pelos agentes da politica quando se comparam entre si.
Infelizmente, não precisamos ir muito longe.
Lembram-se o que era ser presidente de uma junta de freguesia há 40 anos atrás?
Era servir os outros. Prestar serviço público. Lutar pelo progresso da sua terra.
A troco de quê, lembram-se?
Do respeito dos seus concidadãos e da consciência de dever cumprido.
Só e apenas.

Anónimo disse...

ainda ninguem me respondeu à minha pergunta se vai haver enfermeiro na casa do povo das lajes, é que eu preciso mais de um enfermeiro do que advogado.

Anónimo disse...

Não é preciso ir tão longe, já me lembro de meu pai ser da junta de freguesia e não receber nada, mas hoje em dia vão para lá, têm uma remuneração e ainda metem a mão até dizer chega. Outros vão para a câmara e ainda querem que a comissão de serviço fique suspensa. Era bom era . mamar é na Agualva...

Anónimo disse...

metemos eeses politicos pra rua e vamos todos ao poder fora com eles

Anónimo disse...

Já aqui li muito sobre um Centro de saúde nas Lajes das Flores e também em um Enfermeiro permanente na Casa do Povo. Eu como sou ausente da Ilha nos U.S.A. perguntava a alguem se chegaram alguma conclusão sobre o que escrevi. José António California.

Anónimo disse...

A Camaara deve ter muito dinheiro e muitas obras, digo isto, porque cada dia que vou à Camara vejo mais um funcionário na secretaria deve ser deve ser a secção de logistica, 12 funcionários fora os cargos politicos`´e muita gente, deve ser para organizar a festa do emigrante, com 20mil euros precisa-se muita gente, o Meireles com 20mil organizava sem sair de casa.

Anónimo disse...

ó vargalhudo não vez que deve ser uma grande festa e tem que ter muita gente para não fazer nada, esta é como a hestoria que meu avô contava quantos mais gatos mais ratos.

Anónimo disse...

Quem é o vereador da câmara das lajes que quer que a comissão de serviço do anterior cargo , serviço de origem,fique suspensa?

Anónimo disse...

é homem da américa a camara tem dinheiro para pagar advogados mas não tem dinheiro para pagar um enfermeiro para se manter na casa do povo, aqui quere-se medir a tensão a tarde não tem um enfermeiro

Anónimo disse...

quem sera os artistas da festa do emigrante mandei vir adriana lua.

Anónimo disse...

é mentira...
este blogue tem algum interesse para quem deseje trocar ideias e opiniões,mas tem muito mais interesse para quem mentir e o oxigeno que respiram de manha a noite, para aqueles que alem de mentirosos compulsivos e outros predicados que me abstenho de aqui comentar,nao passam de uns cobardes.isto a proposito de uma noticia publicada neste blogue por anonimo a 29-01-2014 as 17 horas e 53 minutos.uma qualquer pessoa que publica uma mentira sua e lhe da o nome de outra pessoa e um mentiroso doentio,um cobarde,nao me surpreende porque o mentor caseiro que tiveram e o maior mentiroso e alcoviteiro das flores e arredores,cuja fama vai para la da america.