sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Valorizar a cultura do nosso inhame

O Governo Regional tem mecanismos próprios para apoiar e dinamizar projectos de âmbito agrícola, nomeadamente a cultura do inhame.

A cultura do inhame insere-se no desenvolvimento da política agrícola da Região, nomeadamente no que se refere à implementação da diversificação agrícola, contribuindo também para o rendimento dos produtores, para a redução da dependência do exterior e para o incremento das culturas tradicionais.

O secretário regional dos Recursos Naturais salientou que é importante “acarinhar e reorganizar” a cultura do inhame, permitindo aos agricultores “obter melhor rendimento das suas culturas e contribuindo também para o escoamento dessa cultura com uma marca própria”. De acordo com Luís Neto Viveiros, trata-se de “uma cultura que se insere naquilo que está a ser desenvolvido neste momento, nomeadamente a marca Açores”.

Os apoios do Governo Regional neste âmbito consistem na “promoção do espírito associativo entre os produtores, assim como na disponibilização dos apoios do novo Quadro Comunitário de Apoio”.


Notícia: «Jornal Diário» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Tenho pena da minha idade ser avançada e as pernas não me ajudarem que eu dedicava-me à plantação do Inhame como sempre o fiz em pouca quantidade. Já comi inhame do Faial, da Terceira, e de São Miguel, mas nenhum deles tem o bom paladar como o nosso.

Anónimo disse...

Alguns "inhames" que por aí andam estão mesmo a precisar de ser cultivados!

Anónimo disse...

Que Deus me perdoe, mas há certo inhame imposto nos Açores pelo continente, que arranha a garganta e é raizento.

Anónimo disse...

Os melhores inhames dos Açores são os da Fajãzinha e da Fajã Grande.
Parecem manteiga.

Anónimo disse...

Aqui está mais um tema interessante para debate sério, no interesse da nossa terra,podendo ser útil para os mais novos e contar ainda com os conhecimentos e experiência dos mais velhos.
Estamos a falar de diversificação da economia agrícola.O inhame é tradicional,é agradável de comer,pode ser cultivado em terrenos hoje abandonados é, mais um produto agrícola e o seu cultivo não exige muito trabalho, uma vez feita a limpeza dos terrenos, hoje cobertos de cana roca e incenso.
Aplaudo a ideia.
Florentino.

Anónimo disse...

Boa ideia Florentino, mas é preciso que haja vontade desta juventude, e quererem receber o apoio dos mais idosos. O inhame é muito bom para o sangue, e hoje cada vez temos o sangue grosso derivado à péssma alimentação que temos e que nos dá enfartes. Eu quando criança tinha-mos inhames e meu Pai cosia no inverno num grande caldeirão e alguns minha Mãe fritava às rodelas na banha do orco e nós comia-mos com pão de milho e café antes de ir para a escola.

Anónimo disse...

Olá Anónimo de 25, 08h47,também vivi isso tudo, de pé descalço e com a saca de serapilheira na cabeça, que era o único fato de água que havia.
Mas muitos dos nossos jovens também são voluntariosos e abertos à novidade e à inovação e compreendem que alguma coisa teremos que fazer. Os subsídios estão a acabar e os empregos são só para alguns...por isso...
E trabalhar, sentir-se útil e ver as coisas a crescerem e a frutificarem, estimula. Força!
Hoje é mais fácil, há botas,fatos de água,carrinhas,etc.

Anónimo disse...

O inhame é um excelente alimento, de sabor agradável quando de boa qualidade que se come cozido ou frito depois de cozedura.
Acompanha tudo, desde linguiça frita, torresmos e até peixe. Há gente que os come com leite apenas e outros, usam-no como guloseima embrulhando-o ligeiramente em açúcar.
Aqui vão alguns dados sobre a sua composição por 100g:
Calorias: 118
Gorduras (lípidos): 0,2 g
Colesterol 0 mg
Sódio 9 mg
Potássio 816 mg
Carbohidratos 28 g
Fibra dietética 4,1 g
Açúcar 0,5 g
Proteína 1,5 g
Vitamina A 138 IU
Vitamina C 17,1 mg
Cálcio 17 mg
Ferro 0,5 mg
Vitamina D 0 IU
Vitamina B6 0,3 mg
Vitamina B12 0 µg
Magnésio 21 mg

O inhame tem sido usado na cura de diversas doenças.
É um excelente depurativo do sangue, ajuda a controlar o peso, reduz o risco de doenças cardiovasculares e ajuda a controlar a pressão arterial.

Anónimo disse...

Eu sabia que o inhame era bom para algumas doenças, e agora agradeço ao anónimo das 19,48 a gentileza de esclarecer aqueles como eu que não sabiam as finalidades do inhame. Obrigado amigo pelo teu comentário.

Zé Inhame disse...

Sou produtor de inhames na ilha Terceira. Acho que devia haver mais apoios para poder evoluir. Posse dizer que sou um dos maiores produtores da Terceira.