sexta-feira, 1 de agosto de 2014

À conversa sobre a prática do Reiki

Reiki é uma prática espiritual enquadrada no vitalismo, criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui, tendo por base a crença na existência da energia vital universal "Ki", manipulável através da imposição de mãos. Através desta técnica, os praticantes acreditam ser possível canalizar a energia universal a fim de restabelecer o equilíbrio natural, não só o espiritual, mas também emocional e físico.

Enquanto desenvolvia o sistema do Reiki, o monge Usui condensou alguns dos trabalhos do imperador Meiji num conjunto de princípios éticos (chamados de "conceitos Gainen"), que mais tarde se tornaram os Cinco Preceitos do Reiki (ensinamentos baseados na prática budista contra o assassinato, roubo, má conduta sexual, mentira e intemperança). Para muitos praticantes e professores do Reiki é habitual obedecerem a estes cinco preceitos ou princípios.

No entanto esta terapia é milenar, não se conhecendo a data da sua origem e que ao longo dos séculos tem sido praticada por mestres orientais. Mas para nos falar de tudo isto, aqui fica uma entrevista a Pedro Soares, mestre e terapeuta de Reiki, conversa conduzida por Gabriela Silva, que com enorme profissionalismo e empenho levou a bom porto muitas entrevistas/trabalhos ao longo da Festa do Emigrante 2014.

Muito obrigado ao mestre Pedro Soares, a Gabriela Silva, à Câmara Municipal das Lajes pela cedência do espaço para o mini-estúdio e a todos que de uma forma ou de outra tornaram possíveis este trabalho. Obrigado especial à Luísa Silveira pela incansável ajuda/colaboração.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ve-se na RTP Açores falar em regata da Autonomia que liga Santa Maria São Miguel, Terceira, e Faial e como as Flores e o Corvo não faz parte dos Açores não tem direito de fazer parte desta Autonomia mas sim ajudar com os seus impostos.