domingo, 3 de agosto de 2014

Dificuldade na distribuição de produtos

O deputado regional do PCP alerta para os constrangimentos na distribuição de produtos "de elevada qualidade" da ilha das Flores, por causa da rede de transportes no arquipélago que impede a criação de um mercado regional.

Aníbal Pires inicia amanhã uma visita de dois dias à ilha das Flores, que termina a deslocação anual do deputado do PCP na Assembleia Regional às nove ilhas açorianas. Nas Flores, o dirigente comunista vai reunir-se com autarcas e "representantes do setor produtivo e transformador", ao nível da agropecuária.

"A ilha das Flores tem produtos de elevada qualidade, mas há alguns problemas com a distribuição. Estes problemas têm a ver com a organização, mas também com os transportes", sublinhou o dirigente comunista, insistindo na questão do "circuito da distribuição" por estar relacionada com "o tal mercado interno de que alguns se lembraram de falar agora", mas que para o PCP "tem sido o grande problema que já deveria estar resolvido há muito tempo".

"O aumento da produção regional, alguma diversificação agrícola, só é possível se o mercado interno estiver a funcionar, o que depende dos circuitos de distribuição, que estão fortemente dependentes do transporte", sublinhou Aníbal Pires, dando como exemplo o caso dos iogurtes da Cooperativa Ocidental, considerados de grande qualidade, “diferenciados”, mas há “alguma dificuldade” em os comprar fora da ilha das Flores.

A par destas questões, Aníbal Pires pretende analisar com a Associação de agricultores e a Cooperativa de lactícinios das Flores os problemas que "subsistem e outros que se adivinham" e que afetam a generalidade do setor em todo o arquipélago. É o caso dos problemas financeiros e de gestão que enfrentam muitas cooperativas e o fim das quotas leiteiras na União Europeia em 2015.

Aníbal Pires lembrou que o PCP não aceita o fim das quotas para os Açores: "Julgamos ser possível, ao abrigo do estatuto da ultraperiferia, encontrar soluções de exceção para a produção de leite nos Açores e garantir, assim, a produção de leite em função da capacidade instalada na Região. Continuaremos certamente a lutar para que o fim das quotas não seja uma inevitabilidade nos Açores", afirmou o deputado comunista.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», RTP.Notícias e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

espero que seja desta que volte a CDU para haver oposição a fim de se fazer alguma coisa nas Lajes como por exemplo o aumento da marina um enfermeiro todo o dia e todos os dias na casa do povo das lajes, enfim uma serie de coisas que faltam nesta vila.

Ricardo Salgado disse...

A criatura do enfermeiro, da marina, da escola e da piscina marítima, não desarma.
Ainda não percebeu que vive num concelho e num país falidos, com as finanças estouradas por gente sem juízo.

Anónimo disse...

snhor ricardo salgado que culpa tenho eu do senhor socras do partido socialista ter estourado com as finanças, eu defendo a minha saúde no meu concelho lajense.

Anónimo disse...

O senhor socras estourou, como estourou o Portas dos submarinos e como estourou o Coelho ao vender o BPN por 50 tostões furados.
Estourou também quem gastou o que tinha, fruto dos nossos impostos, e o que não tinha, encavando as dividas às costas de outros. Estou a falar das Flores, daqui junto à nossa porta.