domingo, 12 de outubro de 2014

Rever gestão das Reservas da Biosfera

Região vai passar a dispor de um Comité MaB Açores (Man and the Biosphere), que irá contribuir para rever o modelo de gestão das nossas Reservas da Biosfera.

“O facto de dispormos, atualmente, de três Reservas da Biosfera e de estarmos confiantes de que as fajãs de São Jorge se lhes juntarão em breve, aconselha que repensemos o modelo e a sua estrutura de gestão, bem como a respetiva promoção, numa perspetiva integradora, que em simultâneo promova a partilha de experiência e potencie as vantagens específicas de cada Reserva da Biosfera. Para tanto, criaremos um Comité MAB Açores”, declarou Luís Neto Viveiros.

O titular da pasta do Ambiente falava na abertura do seminário “Reservas da Biosfera – um contributo para o desenvolvimento local”, que decorreu em São Jorge, integrado no XII Encontro Internacional da REDBIOS, onde ocorreu uma mostra de produtos originários das Reservas da Biosfera nos Açores.

O governante açoriano revelou, por outro lado, que o Governo Regional está a preparar “sem embargo, o quadro normativo do sistema de incentivos à manutenção de paisagens tradicionais integradas em áreas classificadas em toda a Região”. Luís Neto Viveiros acentuou que este projeto vai contemplar as paisagens de vinha e pomares em currais, em fajãs e em socalcos, aproveitando o que considera “a experiência e o extraordinário sucesso dos últimos anos dos apoios à reabilitação da paisagem da cultura da vinha do Pico”.

O secretário regional da Agricultura e Ambiente reiterou que ainda este ano, vai ser promovida a revisão do Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores, que dará lugar ao Plano Regional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos Açores. Luís Neto Viveiros concluiu que serão acrescentados aos projetos de educação e sensibilização ambiental um programa de dinamização que visa “levar a todos – cidadãos e empresas – informação sobre o valor social e económico do nosso património natural e cultural e as vantagens de uma cultura de sustentabilidade, associada ao conceito de economia verde”.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: