terça-feira, 4 de novembro de 2014

À conversa com Gabriela Silva

Gabriela Silva nasceu a 1 de Julho de 1953 na freguesia da Fazenda, concelho de Lajes das Flores, onde sempre viveu. Licenciou-se em Português e Francês pela Universidade Aberta, aliás, o que lhe viria a servir de suporte para a actividade/profissão principal, sendo actualmente professora aposentada. Foi eleita deputada pela ilha das Flores, entre 1984 e 1988, à Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

É na escrita que, sem dúvida alguma, Gabriela Silva encontra a sua maior vocação. Nesta área é de salientar algumas suas publicações: “Anatomia de um sonho”, “(In)Confidências”, “Nem bruxas nem homens maus”, “Califórnias de bruma”, “I Love Califórnia”, “Ilha - colecção de poesia portuguesa-inglesa”, “Um conto de Natal”, com ilustrações dos alunos do 11º B, turma de artes, da Escola Básica Integrada das Flores. Muitas participações em outros livros, revistas e programas. Por falar em programas, foi em 2003 que Gabriela Silva deu rosto e voz ao programa “Olhares” da RTP Açores.

É membro fundador do Lion´s Club Pérola do Ocidente, pertencente ao distrito múltiplo 115 do Lion´s Internacional.

Actualmente dedica muito do seu tempo à cultura do espírito, sendo uma praticante de alguns dos mais conceituados métodos alternativos de medicina e esotéricos. Também dedica uma parte substancial ao serviço dos outros, nomeadamente das comunidades estrangeiras cá radicadas ou mesmo de passagem...

Sobre Gabirela Silva, muito mais há para dizer, por isso não perca duas entrevistas conduzidas por Rúben Correia (escritor) e Fernando Rocha (jornalista da Canal FM), respectivamente.

Não quero deixar de transcrever uma afirmação da Gabriela, que ilustra um pouco sobre este ser humano extraordinário: “Eu não sou mais do que uma mulher das Flores que ama a sua terra e vive aqui à espera... como as nossas avós, que esperaram décadas por baleeiros, emigrantes, filhos da guerra... Cada um de nós é apenas um bocado de terra e uma mancha de verde no meio deste oceano fabuloso."

Muito obrigado à Gabriela Silva, aos entrevistadores Rúben Correia e Fernando Rocha, e às Câmaras Municipais do Corvo e Lajes das Flores, pela cedência dos espaços onde foram realizadas estas entrevistas, bem como muitas outras.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: