sábado, 1 de novembro de 2014

Incentivar o consumo de fruta na escola

O projeto Heróis da Fruta chega este ano letivo a todas as escolas públicas do primeiro ciclo e pré-escolar dos Açores para incentivar o consumo diário de fruta.

Iniciado em 2011, o projeto “Heróis da Fruta – lanche escolar saudável” desenvolve, de forma gratuita e ao longo do ano letivo, um ciclo de aprendizagem que culmina com a entrega de diplomas onde as crianças assumem o compromisso de continuar a comer fruta na escola e estender este comportamento a casa.

Mário Silva, presidente da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, disse que o consumo de fruta no país está “abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde”, ou seja, três peças por dia, pelo que o objetivo “é produzir resultados muito significativos de hábitos alimentares saudáveis na faixa etária até aos dez anos”, através do projeto Heróis da Fruta, que compreende três fases ao longo do ano letivo.

A primeira destas fases, com a duração de 12 semanas, consiste na motivação das crianças através de um programa educativo, com materiais pedagógicos desenvolvidos por uma equipa técnica multidisciplinar de dietistas, educadores de infância e professores, com o intuito de promover a degustação e valorização da fruta na alimentação diária.

“Todas as crianças que integram este projeto têm também de preeencher diariamente o quadro de mérito dos Heróis da Fruta, uma forma de as recompensar pelo comportamento saudável”, acrescentou Mário Silva, indicando que numa segunda fase, denominada “mobilização dos adultos”, são produzidos Hinos da Fruta.

Posteriormente, numa competição nacional que decorre durante um mês, os adultos votam no Hino da Fruta de cada escola com o objetivo de promover o projeto junto da comunidade.

“Finalmente, um júri, que em edições anteriores já contou com personalidades do mundo da música e da representação, elege os Hinos da Fruta do ano. E estas escolas são premiadas com uma peça de teatro interativa”, explicou o presidente da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, indicando ainda que são atribuídos diplomas de Heróis da Fruta.

Mário Silva salientou que o protocolo com a Direção Regional de Educação permite agora a participação de todas as escolas públicas açorianas, uma vez que no passado abrangia apenas alguns estabelecimentos de ensino nos Açores.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: