sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Nossas ribeiras estão em bom estado

O relatório sobre o estado das ribeiras nos Açores indica uma "diminuição progressiva" do número de incidentes registados em 2015, um "bom estado" que continua a merecer atenção do Governo Regional por este ser um "processo dinâmico".

A avaliação referente a 2015 abrangeu cerca de 396 quilómetros de extensão de ribeiras, das quais 284 quilómetros foram novas avaliações, num total de 193 bacias hidrográficas distribuídas por oito das nove ilhas açorianas.

Assoreamentos e obstruções (68%), depósito de resíduos (32%) e derrocadas (14%) foram as principais ocorrências registadas, tendo os dados sido recolhidos entre Outubro de 2014 e Setembro de 2015, através do preenchimento de formulários.

“É um relatório que revela um trabalho muito exaustivo ao nível de centenas de quilómetros que são diariamente percorridos por toda a equipa afeta a esse trabalho”, afirmou Luís Neto Viveiros, acrescentando que esta avaliação constitui “uma ferramenta importante” para definição de políticas neste domínio com “bons fundamentos e visão geral”.

Em 2016 estão previstas várias intervenções ao nível dos recursos hídricos, com destaque para as ilhas das Flores, Terceira e São Miguel, respeitantes a ações de manutenção e limpeza e a intervenção de reperfilamento e outras obras hidráulicas nas linhas de água.

Os Açores têm uma rede hidrográfica com cerca de 7 mil quilómetros, distribuída por mais de 700 bacias hidrográficas. Desde 2012 que é realizado anualmente no arquipélago o relatório do estado das ribeiras nos Açores, que compila por amostragem dados generalizados sobre o estado dos cursos de água regionais, incidindo na identificação de situações de risco ou que necessitam de manutenção.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Tá lindo as Ribeiras que o governo arranjou no Porto Judeu Ilha Terceira que nem uma Ponte fez para os morradores que morram no outro lado, ficam em casa de castigo quando a ribeira vier. Gastaram milhões em ferro e betão para nada.

Anónimo disse...

Uma das pontes que fica entre a Lomba e a Caveira, tem uma árvore virada do lado de cima há um ou dois invernos. Será que aquela ribeira foi considerada em bom estado de limpeza?