Será construída Mini-hídrica na Fajãzinha
Esta nova Central elétrica será a terceira da ilha das Flores e vai captar a água da ribeira Grande.
O Governo Regional já declarou o interesse público do aproveitamento dos recursos hídricos da ribeira Grande, na freguesia da Fajãzinha.
A EDA Renováveis vai avançar com o projeto de construção da segunda Central Hidroelétrica na ilha das Flores: "Será uma Mini-hídrica com captação de água na zona da envolvente da estrada que vai para a Fajã Grande. Serão pequenos açudes na ribeira, haverá condutas de baixa pressão, uma câmara de carga onde é recolhida essa água e depois uma conduta forçada e uma Central relativamente perto do mar, onde a água é turbinada e será produzida a energia elétrica", afirmou o administrador David Estrela.
A empresa espera ter os licenciamentos concluídos até ao Verão para lançar o concurso público, sendo que a execução física do projeto deverá rondar dois anos.
Depois de concluído, mais de 80% da energia da ilha das Flores será de origem renovável: "Neste momento a energia produzida na ilha é cerca de 50% de origem renovável, sendo uma parte substancial da Central Hídrica de Além Fazenda e um pequeno contributo do parque eólico. Com esta nova Central Hídrica na Fajãzinha esse valor passará para a ordem dos 80%. O que significa que a ilha das Flores ficará destacadamente à frente de todas as restantes pelo grau de penetração de renováveis".
A EDA Renováveis continua a apostar na energia hídrica na ilha das Flores, indo construir uma segunda estação num investimento que deve rondar 7 milhões de euros.
Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!
3 comentários:
As Flores sempre tiveram condições de sustentabilidade energética. Três coisas faltaram contudo: dinheiro para investir, força para controlar o lobby dos combustíveis e juízo.
eleições á vista.
se não começarem a central antes das eleições pode-se dizer adeus central, e já agora qual será a obra grande que o governo vai fazer nas Lajes das Flores.
Enviar um comentário