quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

«Para grandes Esperanças, maiores Enganos», por Maria José Sousa

Cego é aquele que não quer saber!

Já dizia um velho ditado que “cego é aquele que não quer ver”. Pois bem, eu hoje atrevo-me a dizer que cego é aquele que não quer saber. Pois ver, toda a gente vê.

Eu vejo o jardineiro a sulfatar as ervas daninhas que teimam em crescer nos novos passeios, vejo e pronto. Será que mais ninguém vê?

Eu vejo o candeeiro caído no Parque quando estaciono o meu carro, vejo sim. Será que mais ninguém vê?

Eu vejo a Lixeira que continua a céu aberto quando vou a Ponta Delgada, pois vejo. Será que mais ninguém vê?

Eu vejo os Polidesportivos abandonados, sem redes, por pintar, em completo estado de degradação, será que, também, ninguém vê?

Percebo porque alguns vêem, mas calam-se ou não querem saber.


Infelizmente não vivemos num país que respeita a liberdade de expressão. Todos dizem, todos falam, mas há quem pague bem alto preço pela língua afiada. Pois, caros leitores, a minha ninguém corta. Antes mordesse bem a sua, quem recorre a “cortar na casaca” nos gabinetes à porta fechada e esconde-se no anonimato em blogues para dizer o que não tem coragem de dizer cara a cara. Mais parece uma comédia. O mundo apresenta-se como um circo em que entre o sério e o lúdico se tece uma rede inesgotável de cumplicidades que protegem do desespero. Esta terra é pequena, mas a gente dela é Grande, por isso os “animadores” de pista, que desçam o pano, que abandonem o palco, porque já está tudo visto. Para os que não querem saber desejo grandes enganos, porque aos que permanecem lúcidos ainda sobra alguma esperança.

Ah! Já agora, não há necessidade de esconder no café da esquina quando o relógio já marca um atraso na hora para o serviço, pois uns são filhos de “deus”, os outros é que não!

Maria José Sousa

Este artigo de opinião é parte integrante do jornal «As Flores», edição de 22 de Novembro de 2007.

5 comentários:

Anónimo disse...

O que não deixam de ver é o salario a cair todos os meses.Canditaram-se com este único objectivo.

Anónimo disse...

Polivalentes para pintar?Ainda há dias diziam aqui que TINTA era coisa que nunca faltava....
Estranho....

Anónimo disse...

Então oferecem a tinta que era para usar na manutenção de infra-estruturas públicas. Já estão fazendo campanha? Será que vão ser candidatos???

Anónimo disse...

pois ,pois! à dias ouvi nas noticias que os deputados é que faziam o seu aumento de ordenado que era de 6% e quando em janeiro o governo dá o aumento para a função publica tornam a ter aumento eu fiquei com uma vontade de votar sempre já que estão tanto cançados e desgraçado do zé escravo que trabalhou mais de 40 anos e vive com uma miséria de 400 euros, e viva a democraçia.

Anónimo disse...

Bota pra baixo que é fiado....