domingo, 2 de dezembro de 2007

Trilhos pedestres do arquipélago passam a estar disponíveis na internet

A Região [Autónoma dos Açores] dispõe de 47 trilhos classificados nas [suas] nove ilhas. Informação detalhada sobre cada percurso pedestre está agora disponível na internet, no "sítio" Trails-Azores.com.

Localização e acesso, segurança e sinalética são algumas das informações sobre os trilhos pedestres dos Açores, disponíveis no "sítio" Trails-Azores.com, uma iniciativa da Direcção Regional do Turismo.
Garantir a segurança e tranquilidade dos pedestrianistas é o objectivo principal desta página de internet, que inclui dados sobre a Rede de Percursos Pedestres classificados pelo Governo Regional. De referir que esta Rede procura requalificar os caminhos utilizados antigamente pelas populações nas tarefas agrícolas ou em deslocações a pé, de cavalo e/ou burro, entre as várias freguesias. Cada um desses trilhos passa em zonas de beleza excepcional, ligando quase todos os recantos de cada uma das ilhas, tanto junto ao mar, como em altitude.

Presentemente estão classificados 47 trilhos pedestres, espalhados pelas nove ilhas do arquipélago, concretamente: [...] Ponta Delgada-Fajã Grande, Lagedo-Fajã Grande, Poça do Bacalhau e Fajã de Lopo Vaz, na ilha das Flores; e Cara do Índio e Caldeirão-Ponta do Marco-Cancela do Pico, no Corvo.
Sobre cada trilho é disponibilizada informação diversa, tal como a descrição do percurso, a sua duração e os pontos de partida, de passagem e de chegada. É também referido o estado do piso e se a zona por onde se passa é classificada como paisagem protegida ou Reserva da Biosfera. Os trilhos estão classificados pelo grau de dificuldade. No Trails-Azores.com é, ainda, possível ver fotografias, ter acesso aos mapas de cada percurso e fazer o "download" para GPS. Toda a informação apresentada está disponível em Português e Inglês.

Informações sobre segurança
O Trails-Azores.com disponibiliza também uma série de informações que visam tornar os passeios agradáveis e, sobretudo, seguros.
O percurso pedestre não está isento de riscos, que podem ir de uma queda, até ser apanhado por uma intempérie. Neste sentido, os interessados deverão, em primeiro lugar e antes de iniciar o trajecto, ter em atenção a previsão meteorológica. O nevoeiro pode retirar todo o prazer de uma caminhada em altitude, enquanto, junto ao mar, muitos caminhos são seguros e com boa visibilidade, no mesmo momento.
Os pedestrianistas devem, por outro lado, informar alguém do local para onde se dirigem e da hora a que pensam voltar. A melhor garantia do sucesso de uma [operação de] busca é ela ser atempada. Devem, ainda, certificar-se de que têm o equipamento adequado e os mantimentos necessários: conforme a estação do ano, capa de chuva, chapéu, protector solar, água e, por exemplo, alguma fruta. Bom calçado ajuda muito.
Não devem meter-se em atalhos, seguindo sempre o percurso traçado. O agravamento repentino das condições meteorológicas pode dificultar o simples regresso de uma incursão mal pensada. Não devem, também, subestimar a sua própria condição física. Os tempos indicados para cada percurso baseiam-se em valores médios para uma caminhada sem interrupções.

Notícia integrante da edição de 16 de Novembro do semanário regional «Expresso das Nove».
Saudações florentinas!!

28 comentários:

Anónimo disse...

Quando é que o JL dá uma entrevista ao Expresso das Nove?Todo o bicho careta fala pra este jornal.A pessoa mais importante das Flores ainda não falou.Porquê?

Anónimo disse...

"Res non verba"

Gostavam???


Ha,Ha,Ha!!!!!!!!

Anónimo disse...

Na RTP-Açores nunca mais apareceu notícias das Flores.Por quê?
Vivo fora da ilha e gostava de saber qual a razão.

Anónimo disse...

ó homem e depois não querem que eu diga as lajes sempre á frente. pois pois li este artigo tres ou quatro vezes para me inteirar se estava errado ou certo ao ver que no concelho de santa cruz só hà um trilho. mas que pobreza viva as lajes viva as freguesias do seu concelho estamos sempre á frente.

Anónimo disse...

as lajes fora a estrada regional
é so trilhos estas contente?

Anónimo disse...

não precisava vires confirmar os trilhos que eu já sabia que eramos os melhores.

Anónimo disse...

Anónimo de 4 de Dezembro de 2007 15:49:00 AZOT. As Lajes anda sempre á frente no atraso em relação a tudo. Só pode...

Anónimo disse...

As Lajes podia ter ainda muitos outros trilhos pedestres, não fosse o a.n.o.r.m.a.l do JL fazer estradas sobre os antigos trilhos. No futuro ainda hão-de pagar caro a destruição deste património.

Anónimo disse...

Eu se vier a ser eleito deputado vou propôr a elevação das Lajes a cidade e mandar transferir alguns serviços públicos que estão em SC para as Lajes.Não faz sentido fazer uma viagem de muitos quilómetros para tratar dum papel e ainda ter que aturar a soberba daquela gente.Votem em mim e as Lajes vai dar um grande salto.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Tá bom cara!Vá com Deus viu!

Fórum ilha das Flores disse...

Olá!
O comentário das 23h39 de ontem [4 de Dezembro] foi apagado por se tratar de simples publicidade comercial abusiva, conteúdo que (obviamente) não é aqui permitido.
Saudações florentinas!!

NF

Anónimo disse...

cidade ! eu estou comtigo e voto em ti é mesmo um transtorno ir a s. cruz perder horas gastar gasolina para tratar de um papel, é preciso falar para o governo a fim de resolver este assunto para as lajes.

Anónimo disse...

As lajes tem que ser cidade e capital da ilha.Com os combustíveis a subir não há pachorra para ir ver o porto das poças e o boqueirão.Lá também os petiscos não são grande coisa.

Anónimo disse...

Podem ir sonhando rapazes. Antes de sonharem ser como Santa Cruz ainda têm sonhar em ser melhores do que a Fajã Grande ou Ponta Delgada.

Anónimo disse...

Forum ilha das Flores! bem podias apagar estes comentarios TODOS, porque esta estupidez entre Lajes e Sta Cruz ja mete nojo,tudo isso por causa de dois bananas.

Anónimo disse...

E tu 3º banana, bem podias te identificar, identificado.

Anónimo disse...

Ser identificado ou não irá mudar o conteúdo da mensagem?

Anónimo disse...

Se eu vier a ser Mayor das Lajes vou propor a sua elevação a cidade e mudar o nome para Lajes City.
Convidarei a finança internacional a investir nesta nova cidade.Haverá casinos, hoteis de 5*****, sedes de empresas financeiras, marina, campos de golfe, gente bonita,artistas, cientistas, shoppings, zonas francas,etc.
Vou transformar as Lajes num novo Mónaco no meio do Atlântico.

Anónimo disse...

És um sonhador, pede ao Pai Natal, talvez ele te ouça.

Anónimo disse...

a sonhar é que se pode realizar alguma coisa, de certeza com a memoria parada não se chega a lado nenhum.

Anónimo disse...

Apoiado!

Anónimo disse...

Quando nós sonhamos o mundo pula e avança....

Anónimo disse...

muito bem dito.

Anónimo disse...

Por isso, enquanto vocês sonham nós avançamos. eheh

Anónimo disse...

avançam para trás!!!

Anónimo disse...

enquanto sonhas os outros trabalham

Anónimo disse...

eu sonho de noite e realizo de dia.