quarta-feira, 2 de abril de 2008

O jornal «As Flores» no Fórum (VII)

Jornal «As Flores», edição de 20 de Março de 2008
(nº 623, II série, ano XXXVI) : : : : JÁ NAS BANCAS!!! : : : :
Directora: Maria José Sousa


Títulos e resumos da 1ª Página:

Jornal “As Flores” tem nova secção: ESPAÇO JOVEM
Estamos entrando na Primavera. É a época do ano em que andamos todos mais inspirados. O sol arrebitado no alto do céu aquece os corações e inspira a alma.
Nesta edição estreamos uma nova secção intitulada “Espaço Jovem”. Pretende ser nada mais nada menos que um cantinho dedicado à juventude florense, onde serão tratados diversos temas relacionados com o crescer, amadurecer, os problemas mais profundos, as aspirações mais ambiciosas dos nossos jovens.
Eliana Cabral de Sousa é uma jovem de 16 anos, estudante no 11º ano da Escola Básica e Secundária das Flores, que vai colaborar connosco ao longo das próximas edições.
Jovem e determinada detém todas as qualidades necessárias para uma colaboração de qualidade e que vem enriquecer o conteúdo do Jornal.
Esta é também a prova de que o Jornal pretende fazer parte da sociedade, nela integrando-se com o papel de mensageiro das ambições e aspirações das gentes da ilha.
Com rigor, justiça e verdade pretende-se continuar a levar até ao leitor temas actuais, problemas reais e histórias contadas por quem sabe.

ROQUE FREITAS MOURA: uma vida ao serviço da comunidade

PARA GRANDES ESPERANÇAS, MAIORES ENGANOS: As verdades são para ser ditas
Não pretendendo ser sempre a má da “fita”, Maria José Sousa louva alguns trabalhos positivos que tem sido efectuados na ilha, no entanto não deixa de se sentir incomodada com o que continua a ser mal gerido, defendendo que o cidadão comum deverá ser ouvido no contexto das obras uma vez que é alvo dos transtornos que estas causam no seu dia-a-dia.

LAR DE IDOSOS EDITA BOLETIM
O Lar de Idosos António Peixoto Pimentel, de Santa Cruz das Flores, edita quinzenalmente um boletim intitulado “Terceira Idade”, no qual noticia os vários eventos que ocorrem com os seus idosos.

SINTAP satisfeito com Governo Regional
Sensível aos protestos dos funcionários públicos, o SINTAP/Açores propôs ao Governo Regional a adaptação do Decreto-Lei nº 181/2007 às necessidades da Região.

FARPAS FARPAS FARPAS
Que se cuide quem não quiser ser “farpado”, e nunca é demais relembrar que quem avisa, amigo é. Os olhos andam bem abertos a tudo o que se passa e a verdade quer-se nua e crua.

ALGUNS DOS OUTROS TÍTULOS EM DESTAQUE NESTA EDIÇÃO:

GABRIELA SILVA LANÇA “UM CONTO DE NATAL”
No passado dia 14 de Março, no Anfiteatro da Escola Básica 1,2,3/JI/S Pe. Maurício de Freitas a escritora e professora Gabriela Silva lançou “Um conto de Natal”, um livro que contou com ilustrações feitas pelos alunos do 11º D.
Gabriela Silva já com vários livros escritos e publicados, surpreende-nos desta vez com um conto que retrata de alguma forma o Natal mais íntimo de cada um de nós.
Com uma escrita apaixonante, corajosa e rebuscada, dinamiza uma vez mais a literatura açoriana.
Colaboradora deste Jornal e Coordenadora do suplemento mensal “A Voz do Ocidente”, vem uma vez mais provar que não cruza os braços e que continua de uma forma jovial a afirmar-se na sociedade literária.

Prémio Jornalístico Roque Moura
Considerando a grande personagem jornalística que foi Roque Moura, creio que não haverá melhor forma de o homenagear do que através de um concurso literário de carácter jornalístico.
Assim sendo o Jornal “As Flores” tem a honra de lançar o “Prémio Jornalístico Roque Moura” convidando a participar todos os interessados com mais de 16 anos.
O tema é livre podendo ser distribuído nas seguintes [4] categorias: Actualidade; Política; Social e Opinião.
Em cada uma das categorias haverá um vencedor que receberá um ano de assinatura do Jornal “As Flores”. De entre os vencedores será escolhido o vencedor do “Prémio Jornalístico Roque Moura”, que receberá um prémio no valor de 100 euros. Todos os trabalhos serão publicados nas edições que se seguirão ao longo do ano.
Os trabalhos poderão ser enviados para a sede de Redacção: Jornal “As Flores”; Rua Roberto Mesquita, nº14; 9970-335 Santa Cruz das Flores. Ou para o correio electrónico: jornal.asflores@sapo.pt.
Os trabalhos deverão chegar até ao dia 30 de Abril de 2008. Ficarão depois numa fase de apreciação até ao dia 10 de Maio. Serão avaliados pela Redacção e Direcção. No dia 10 de Maio realizar-se-á uma pequena cerimónia na sede para entrega de prémios e felicitações.

Assinaturas “As Flores” estão a pagamento

Navio "não garante segurança" dos passageiros

“CDS-PP é um Partido útil ao serviço e a favor dos Açorianos”


ALGUMAS DAS PEÇAS DE OPINIÃO:

Onde vamos nós parar? - por Sinhozinho

Governo não cumpriu promessa - por Manuel M. Esteves

ALGUMAS DAS SECÇÕES:

Espaço Jovem: Que geração jovem é esta? - por Eliana Cabral de Sousa

O Cantinho da Saúde: As alergias respiratórias - pela enfermeira Ana Gil

Espaço Saúde: Actividade física e sistema nervoso central, síndrome de Alzheimer - pelo Dr. Rui Moura

Tal Qual: Uma semana à espera de autópsia - por José Renato Medina Moura

Re-Pensando: Roque Moura 25 anos depois - por filho de Roque de Freitas Moura

3 comentários:

Anónimo disse...

ò Moços o primeiro navio da atlanticoline ainda este ano nos mares das ilhas e já tem nome ...chama-se atlantida... tem um bico para partir gelo.

Anónimo disse...

É,e vai atracar no boqueirão nos tanques de óleo a fábrica da baleia,que já estão sendo preparados para o efeito.

Anónimo disse...

José das Poças... tinha ouvisto falar que era nas poças e aquele bico de partir gelo era para partir pedra na entrada das poças.