quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Relatório da «XIII Expedição Científica do Departamento de Biologia da UAç: ilhas das Flores e Corvo 2007»

A Universidade dos Açores [UAç] realizou a XIII Expedição Científica do Departamento de Biologia, [no Verão do ano passado], às ilhas das Flores e do Corvo. Os resultados do relatório [dessa XIII Expedição Científica] já foram publicados.

A «XIII Expedição Científica do Departamento de Biologia: Flores e Corvo 2007» foi realizada há um ano pelo departamento de Biologia da Universidade dos Açores, de 16 a 26 de Julho [do ano passado]. Este evento realizou-se no âmbito das actividades de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade nas áreas da Biologia e da Geografia.

O departamento de Biologia teve a colaboração de cientistas e técnicos de instituições internacionais, nacionais e regionais, com os quais a Universidade dos Açores vem colaborando. Nos trabalhos de campo participaram alunos de vários ciclos de formação académica, desde a licenciatura ao doutoramento. A interacção entre os participantes e os corpos científicos aprofundou as metodologias de aprendizagem das ciências da terra e da vida em situações naturais e de campo.

No relatório foram apresentados vários resultados importantes, pelo director do departamento de Biologia e investigador responsável pela XIII Expedição Científica, João Cândido Tavares. Segundo o responsável por esta expedição, as ilhas do grupo ocidental encontram-se em bom estado de conservação. João Tavares fala na beleza rara que percorre as ilhas das Flores e do Corvo, o qual está sujeito “a uma observação mais atenta”, pois este ecossistema [da ilha das Flores] revela “algumas perturbações que devem ser avaliadas em termos de risco”.

Nesta expedição, descobriu-se, igualmente, que a doença Machado-Joseph afecta, principalmente, famílias que têm origem nas ilhas das Flores, de São Miguel, Terceira e Graciosa. Desenvolveram-se actividades de cariz teórico-prático sobre questões ambientais e de valorização do património biológico, e conferências sobre variados aspectos do ambiente, da fauna e da flora.

O relatório [da «XIII Expedição Científica do Departamento de Biologia: Flores e Corvo 2007»] estará disponível na rede de Bibliotecas que cooperam com a Universidade dos Açores e através do sítio internet do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores.

Notícia: «Diário dos Açores», «Jornal Diário», «Correio dos Açores» e «Azores Digital».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: