quarta-feira, 17 de junho de 2009

Adjudicada a empreitada de reabilitação da Fábrica da Baleia do Boqueirão

A empreitada de reabilitação da Fábrica do Boqueirão, na ilha das Flores, foi adjudicada à empresa Somague Ediçor. A obra, orçada em 945 mil euros e com uma duração de 210 dias [7 meses], vai permitir a reabilitação da antiga Fábrica da Baleia do Boqueirão e a sua adaptação a Museu.

Com esta adjudicação vai ser possível, a breve trecho, recriar um espaço representativo da importante actividade que foi a pesca baleeira, em particular, na ilha das Flores e, de um modo geral, em todo o arquipélago dos Açores. A adaptação da antiga Fábrica da Baleia a Museu vai permitir ao público um contacto directo com a actividade em tempos desenvolvida no local, nomeadamente o desmanche dos cachalotes e a transformação dos vários produtos deles extraídos para a sua posterior utilização em vários ramos artesanais e industriais.

A reabilitação da arquitectura do edifício [da antiga Fábrica da Baleia do Boqueirão], dos vários equipamentos instalados, a implementação de diversos serviços e a criação de todas as infraestruturas necessárias ao bom funcionamento do complexo, nomeadamente a criação de condições de conforto e segurança, são contemplados nesta obra. A reabilitação da Fábrica do Boqueirão e a sua adaptação a Museu é, a par do Hotel das Flores (já em fase de conclusão), mais uma das obras que se inserem na estratégia de promoção, qualificação e dinamização da actividade turística e económica das ilhas de menor dimensão, que tem sido implementada pelo Governo [Regional] dos Açores.

Notícia: «Diário dos Açores» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

19 comentários:

farto de mamões... disse...

Este empreendimento constitui uma mais- valia para o Turismo na Ilha das Flores, para além de preservar a memória duma actividade económica muito expressiva.

Com a construção do novo hotel e da reabilitação desta antiga fábrica para fins museológicos e turísticos, é urgente que se faça a reabilitação da orla marítima e igualmente da zona urbana circundante.

Estes dois empreendimentos não podem "conviver" lado a lado ou de costas com armazéns, oficinas e estaleiros de obras.

Anónimo disse...

Mais valia sim... mais valia o mamões tar calado!

Agora a sério, considero uma mais valia para a ilha... quanto a ser mais valia para o turismo, desconfio!

Ninguém paga 300 e tal € mais 100€ de estadia para ver o museu da fábrica da baleia na ilha das Flores!

farto de mamões... disse...

Ninguém paga a mais para ficar no novo hotel de 4 estrêlas e para ver o novo museu da baleia, e vai continuar a pagar ente 80 a 90 euros por dia (época alta) para ficar em casernas da tropa a que chamam erradamente de hotéis???? com camas pequenas duras e cm'a ferro, pão duro e "air condicioned" que faz mais barulho do que a pedreira da tecnovia?

Anónimo disse...

Ó mamões acorda! Nem com hotel novo nem velho... não vem turismo às flores com os valores de avião e hotel, falta de transportes, restauração e estruturas de apoio por causa do museu da fábrica da baleia! Simples!

farto de mamões... disse...

Caro comentador das 14H53 de 20JUN09:


São quase quatro horas da madrugada e eu estou bem acordado.
Aliás eu a dormir vejo mais do que V.Exª. acordado.

O que "lixa" o turismo das Flores não são só os transportes, mas principalmente as estruturas de apoio (ou a falta delas...).

"Hoteis" muito parecidos com aqueles que vi nas savanas do ex-Congo Belga; Carros de aluguer a cair aos bocados; restauração muito precária à base de ementas "very tipical" com muita paprika e carbonato de sódio; preços bem "espetados";serviços de animação inexistentes com excepção das actividades turistico-marítimas,etc.

Com uma reconfiguração da capacidade instalada e da urgente requalificação da oferta, até acho que os operadores turísticos açorianos e estrangeiros possam vir a obter da Sata tarifas promocionais interessantes para a Ilha das Flores.

Só que os "industriais" da hotelaria das Flores têm que aprender o que é o Turismo.

PS: Há alguns autarcas, nesta ilha como noutras ilhas, que pensam que promover o turismo é fazer embarcar num dia para o outro excursões de veraneantes doutras ilhas, transportados pelos barco(s) do tal lobi dos "encalhados", cuja mais valia que deixam é meia dúzia de cervejas emborcadas e meia dúzia de bifanas...

Isso, para mim é mais "toirismo"...

Anónimo disse...

então este farto de mamar é gato diz que a dormir vê mais que acordado e os gatos também veem melhor de noite. tamta asneiras diz por essa boca fora este farto de mamar, e agora diz mal de tude e de todos para ver se mama. descança que não chegas à panela.

Anónimo disse...

O museu não tem nada que ver com a foto. Os edificios da foto vão permanecer iguais, abandonados.
O Hotel ocupa o desnivel do Porto e surge enterrado. Só se vê a porta e as clarabóias por cima. Tá giro...
Mas e o resto? Coragem de mexer naquela zona?

farto de mamões... disse...

Caro Anónimo das 14H16:

Fico sempre grato com V.Exª. pela bondade dos seus comentários.

A minha humilde pessoa não é merecedora de tantos encómios.

Por outro lado muito grato ficaria com V. Exª se apresentasse alguma ideia sobre os assuntos aqui versados, nomeadamente os reparos que fiz ao turismo na Ilha das Flores.

Anónimo disse...

O Mamões anda tão desorientado que naquele comentário às 4 da manhã nem percebeu que estava a concordar comigo... devia ser do soninho ou das bjecas que esteve a emborcar em certa e determinada barraca enquanto conspirava para certas e determinadas eleições...

Anónimo disse...

pois...pois este mamão leva pancadaria de todos os lados tem de andar já descontrolado. eu tenho para mim que ainda vai parar à casa de saude.

Farto de Mamões... disse...

A "insurgência da cana roca" não me deixa descansar.

Estava eu na piscina a dar umas revigorantes braçadas, intervaladas aqui e ali, por uma refrescante taça de vinho branco "Bacalhôa" do meu amigo Joe Berardo, quando me vejo impelido a responder aos meus estimados oponentes.

A verdade é que em poucos dias já me chamaram de tudo: doido; psicopata; a precisar dum «psicólogo»; a fazer-se ao "tacho" e à "panela"; felino; "amaricano"; etc, etc.

Será que ainda vão ter o descaramento de insinuar que o signatário tem "perfil para se candidatar à Câmara»??

Aí sim, seria o cúmulo da desfaçatez...

Cordialmente,
o vosso cireneu, FDM...

Anónimo disse...

eu vou-me candidatar à camara de santa cruz.

Il Duce disse...

Sr. Mamões eu também gostei muito do filme "Big Fish" mas isso já é demais...

Fala 57 línguas, viaja que se farta, até é conhecedor dos paraísos Aruba e Coraçau, bebe grandes vinhos e dá umas braçadas na piscina ahahah e é amigo do Joe Berardo... ah e tem muito dinheiro!

Só lhe fica mal tanta cagança, se de facto fosse essa a sua vida e fosse bem formado, não tinha essa cagança!

Mas vamos descodificar isto tudo!

Bebeu umas sagres que lhe souberam a "bacalhôa", bebeu tantas que já enrolava a língua e falava 57 línguas, tombou numa poça e teve de esbracejar para alguém o ajudar a levantar-se... e lá por se ter cruzado com um africano algures em santa cruz não quer dizer que tenha estado no Congo Belga e em Angola!

Cumps

PS: Joe era o seu amigo trolha (com todo o respeito pelos trolhas, claro) com quem partilhou umas bjecas lá nas Américas... Foi expulso ou veio por opção?

farto de mamões... disse...

Segundo o camarada "Il Duce" (da Barroca de Cima, I presume) é pecado ter dinheiro e levar a vida com elegância e bom gosto.

Camarada "Il Duce", por acaso acha que eu sou pessoa para andar atascado, a cheirar a fritos, a comer com as mãos, a beber pelo gargalo e a ouvir chungaria?

Acaso faz-lhe confusão de eu ser amigo pessoal do Joe Berardo que o conheci em Joanesburgo na década de 70?

Il Duce disse...

Se calhar é por isso que o Berardo está sempre vestido de preto... Se o Mamões me considerasse seu amigo também andava de luto!

Joanesburgo também!?! Ou era caixeiro-viajante ou é consumidor de cogumelos alucinógeneos...

Quanto ao resto, só o imagino a comer marisco, a beber dos melhores vinhos e a ouvir Bach mas depois começo-me a rir e paro de cheirar as hortênsias por causa das visões!

farto de mamões... disse...

Este "Il Duce" (da Barroca de Cima, I presume) é um indíviduo traumatizado na infância e que transfere o seu ódio para a sociedade.

Tem inveja dos ricos; de quem se veste bem;de quem sabe aplicar o dinheiro; de quem não passa a noite em tabernas e em petiscadas...

Talvez - e se o permitissem "nacionalizaria" os meus "trocos"...

Só que ele vai ter que nadar até a um "off-shore"...

Sois um triste...

Nelson Fraga disse...

caros comentadores "Farto de Mamões" e "Il Duce",

por favor não monopolizem este espaço de comentários com as vossas briguinhas...

por mero acaso, algum de vós ainda se lembra qual é o tema deste texto publicado no «Fórum ilha das Flores»?? não é certamente estas vossas desavenças algo infantis...

saudações florentinas!!

farto de mamões... disse...

Sr. Nélson Fraga:

As vossas recomendações são ordens.

Porém, tem sido o estrambólico "Il Duce" (da Barroca de Cima, I presume) a inundar a caixa de comentários com consecutivos ataques à minha pessoa.

Numa sociedade democrática, temos direito à defesa da honra.

Os meus respeitosos cumprimentos e um bom S.João para os blogguers de serviço.

Anónimo disse...

É uma vergonha. O vosso conceito de democracia é demasiado anárquico, embora não concorde com a vossa forma de se defenderem, aceito-a; - é assim que são os verdadeiros democratas. As vossas discussões são pura perda de tempo; - o que temos de mais precioso.