sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A um mês das Eleições Autárquicas...

Os órgãos das autarquias locais são as instituições representativas de governo popular que se encontram mais próximas de todo e qualquer cidadão, onde este pode e deve exercer o seu poder de exigente escrutínio público e democrático.

Encontramo-nos precisamente a um mês de distância do dia de votação das Eleições Autárquicas 2009; entendemos que em período de (pré)campanha eleitoral para órgãos de governação local (e de grande proximidade), uma activa consciência cívica e cidadã deve ser exercida directamente no terreno pelas próprias pessoas contactando com quem se candidata a esses órgãos democráticos representativos.

Assim, por um período de um mês (ou seja, até ao dia de votação das Eleições Autárquicas 2009) vimos suspender a possibilidade de serem efectuados comentários no «Fórum ilha das Flores» sobre a temática em contenda nestas eleições: assuntos autárquicos.

Ainda duas breves notas: mantemos plena disponibilidade para publicação no «Fórum ilha das Flores» de textos de opinião sobre a temática autárquica florentina (que nos sejam enviados por email e com a sua autoria devidamente identificada); mantém-se a possibilidade de serem efectuados comentários a textos do «Fórum ilha das Flores» que não versem sobre a temática já referenciada.
Saudações florentinas!!

31 comentários:

FDM (boneco virtual e que já regressou da Suiça)... disse...

Bom dia,

O FDM vem por este meio participar ao vasto auditório deste blogue ( incluindo a sua dignissima administração) que já regressou da Suiça.

Foi uma viagem extrordinária e soube bem tomar um banho de cultura e civilização.

Trouxe prendas para todos os estimados leitores, não esquecendo os meus adversários de debate.

Para o Exmo Sr.Duce trouxe um peluche São Bernardo (cão de salvamento dos alpes suíços).

Para a Exma Srª "Farta do Mamões" trouxe uma miniatura duma vaca típica da Suiça (amarela e branca) e que tocando num determinado sítio faz "muuuuu"...

Para os restantes: bombons e chocolatinhos suíços (candilhes à moda d'amerca..).

Have a nice day!

Anónimo disse...

Olha! Olha! A moda da asfixia democrática chegou aqui. Estou surpreendido.

Anónimo disse...

este japones que se está a fazer passar por florentino já vem para aqui mentir e gabar-se.

Anónimo disse...

Faz-me lembrar o que fizeram à jornalista Manuela Moura Guedes na TVI. Realmente vive-se um clima de asfixia democrática em Portugal e nos Açores!

A continuar assim, brevemente teremos uma revolução no pais pois estamos a caminhar para uma ditadura.

Jacob disse...

Pelos vistos a asfixia democática chegou à ilha das Flores.Tenho pena, e estou a pensar seriamente em fazer um Blogue.Depois quero ver quem me calará.
Novidades para breve.

Nelson Fraga disse...

Algumas (devidas?) explicações a quem (aparentemente) lhe anda a "faltar o ar":

faça(m) o favor de (forma breve) ler(em) os 232 comentários realizados aos dois textos do «Fórum ilha das Flores» que divulgam as listas concorrentes aos órgãos das autarquias locais de ambos os concelhos florentinos nestas Eleições Autárquicas 2009.

O que dali mais se retira? Qual a (de longe!) "fatia" maior de todas? Pura e simplesmente, temos declarações de claques de futebol! Quer seja "da minha casa são 'n' votos para o partido XYZ" ou então "no partido WK tomam poucos banhos" ou outras declarações(?) bastante similares... Para apenas isso (insultos e impropérios, sem qualquer debate de ideias nem projectos), aconselho que façam então campanha (pré)eleitoral junto das respectivas caravanas das candidaturas autárquicas florentinas concorrentes nestas eleições.

Para quem queira (de forma efectiva) expressar publicamente a sua opinião sobre quaisquer assuntos da temática autárquica florentina, (reafirma-se que) mantém-se plena disponibilidade para publicação no «Fórum ilha das Flores» de textos de opinião (que nos sejam enviados por email e com a sua autoria devidamente identificada).

A "briga" eleitoral faz-se no terreno real! Este espaço virtual (o «Fórum ilha das Flores») não servirá para (ab)uso de quaisquer dos lados concorrentes nestas Eleições Autárquicas florentinas!

A Democracia faz-se com as pessoas, junto das pessoas... olhos nos olhos, com frontalidade, dando a cara, publicamente expressando as nossas ideias e convicções. "Discutir e fazer" política em época (pré)eleitoral deve ser simples e directo: o "ar" está no terreno real, não no mundo virtual.

A tod@s: boas campanhas eleitorais!! Que todas as candidaturas consigam esclarecer devidamente o povo dos seus projectos e ideias a implementar nos concelhos (e freguesias) florentin@s nos próximos 4 anos.

FDM (boneco virtual e que recorda o dia 11 de Setembro de 2001)... disse...

Foi precisamente à oito anos que morreram mais de três mil pessoas no pior e maior ataque terrorista que há memória.

Esse hediondo ataque às Twin Towers constituiu um ataque ao nosso modo de vida, à nossa liberdade e à nossa democracia.

A resposta dos países e dos povos que amam a Liberdade foi esmagadora, mas muito caminho há a ainda percorrer.

Não podemos vacilar perante as actuais forças obscurantistas e fascistas desse famigerado fundamentalismo islâmico.

A todos os que tombaram nesse dia da infâmia, a minha homenagem.

Rest In Peace.

Nelson Fraga disse...

Outro 11 de Setembro: em 1973, foi assassinado Salvador Allende (legítimo e democraticamente eleito presidente da República do Chile). O golpe de Estado no Chile contou com claríssimo apoio dos Estados Unidos da América, que assim impôs o ditador Augusto Pinochet.

Jacob disse...

Senhor Nelson Fraga,de acordo consigo,mas dizer publicamente se A OU X foi ou virá a ser mau Presidente não estou a ver onde isso é fazer campanha?
Então porque não tomaram logo nos primeiros comentários essa atitude.
Algo aqui não bate certo,mas pronto,adiante...

Anónimo disse...

Boa tarde,

Tenho estado tão quietinho e caladinho, mas hoje apetece-me brincar um pouco!

Ó Mamões, agradeço o seu presente mas que o Sr. é um apaixonado por "São Bernardos" já se tinha percebido... Guarde esse também para si e brinque com ele e com os seus amiguinhos "naqueles" jantares!

E, já agora, digo-lhe que o 9/11 terá sido sem dúvida o mais impressionante atentado até porque foi filmado e sem dúvida um atentado ao NOSSO modo de vida em liberdade...

Mas os defensores da sua crença, movidos também pelo fanatismo religioso e cego, mataram bem mais que 3 mil pessoas nas cruzadas... isto não vem é escrito nos livros ou no livro que lê!

Eles (Fascistas Islâmicos) avisaram que se iam vingar eternamente!

Eu preferia um Mundo com paz... e se não houvessem religiões seria mais fácil!

Viva a Vida, a Liberdade e Força NY!!!

Il Duce

PS: Este Nelson Fraga é uma bela peça! Não assinala a morte de Raul Solnado, mas assinala os 7 mil anos de Zeca Afonso e os 18 mil anos da morte de Allende... Vermelhinho! O resto não posso dizer só posso dizer Chau$&%$&%!

Nelson Fraga disse...

Senhor Jacob: se a decisão tivesse sido tomada um dia antes, se calhar então você perguntaria «mas porque não [o foi] no dia anterior (a esse)?» e por aí adiante... enfim, acho que nunca o conseguiríamos contentar.
A nossa decisão foi tornada efectiva precisamente um mês antes do acto eleitoral, um número redondo, talvez pouco significativo para si mas algo simbólico a meu ver. Assim, é dado um mês completo (prévio ao acto eleitoral) em que as pessoas podem debater as ideias, os programas e projectos para as autarquias locais florentinas, não meramente "discutir" a pessoa A ou a pessoa B e as suas particularidades privadas. Sendo repetitivo: mantém-se plena disponibilidade para publicação no «Fórum ilha das Flores» de textos de opinião sobre assuntos da temática autárquica florentina (que nos sejam enviados por email e com a sua autoria devidamente identificada).

"Il Duce": permita-me que eu (humildemente) tenha liberdade de expressão da minha opinião individual! Bem sei que lhe deverá ser difícil conceder tal a quem pensa diferente de si, como proto-fascista que você é (pelo seu "nick")... mas, vá lá!, habitue-se a viver em pluralidade política!!
Em nome pessoal referi a efeméride dos 80 anos do nascimento do Zeca e (novamente em nome pessoal) referi o golpe de estado "patrocinado" pela CIA no Chile em 1973 (em "resposta" ao FDM). Ambos foram/são efemérides, acontecimentos históricos. A morte de Raul Solnado foi um triste acontecimento da nossa actualidade, amplamente noticiado em muitos meios de comunicação social a que temos amplo acesso (as televisões deram esse devido destaque)...

Anónimo disse...

Este ataque terrorista sobre inocentes vitimas americanas, deve-se a energumenos que não valor á vida humana. Mas é bom não esquecer que os EUA fazem a guerra constantemente longe do seu territorio tendo so a lamentar vitimas militares.
Não vamos esquecer que esta nação ja lançou 2 bombas atomicas na sua historia, que tambem vitimou grande numero de vitimas inocentes!!!!
Cada um tem o que merece ,e o big sam faz por merecer.

Jacob disse...

Senhor Nelson,o Senhor pode ter a sua razão.Respeito-a.Não se trata de me contentar ou não.
Mas se os 232 comentários são assim tão...,bom nem encontro palavras,porque a administração do Blogue não os retira?
Assim sendo,só está alimentado fantasias a quem começar a vir ao blogue pela 1º vez.
Não pretendo voltar ao assunto.
Vxa ganhou...pode ficar com a bicicleta!

Anónimo disse...

Esta republiqueta que temos vai fazer 99 anos a 5 de Outubro.

Fez 101 anos a 1 de Fevereiro, que de forma infame e cobarde, assassinaram El-Rei D. Carlos e o Principe da Beira, D. Luis.

Vem isto a propósito da isenção do recheio do Palácio de Belém, formado pela corte do PPD/PSD e do Srº Presidente da República, eleito apenas por parte dos portugueses.

Ricardo Alves Gomes disse...

Concordo, na generalidade, com a decisão da Administração do Fórum, e com as explicações posteriores que o Nelson Fraga veio acrescentar.

De facto, uma parte significativa dos comentários ultrapassava (e muito) os limites do razoável.

Ainda que no calor da contenda eleitoral, período compreensivelmente propenso a declarações mais exaltadas, isso nunca pode servir de abrigo para um espectáculo degradante, onde vale tudo.

Por outro lado, o Fórum não pode ser um campo aberto para confrontos bárbaros entre brigadas organizadas.

É claro que há excepções, mas o critério na ponderação terá obrigado à opção adoptada.

Nem por isso deve deixar de referir-se que, de entre os comentários a defender o anonimato, existe um que é inteligente e dá que pensar:

Não nos referimos às difamações mais baixas, grosseira e graves - que fique claro. Essas são inadmissíveis.

Mas, há casos de pessoas que têm mesmo medo.
Medo que esta geração só ouvira falar.
Medo que esta geração nunca tinha sentido.

É mais lenha para a fogueira da perversão que corroí a Democracia.
Ou será que o medo desta geração já esteve mais longe de se tornar gasolina?

Anónimo disse...

Colegas,novo blogue existe na ilha das Flores(lagoadaspatas.blogspot.com),pareçeque têm umas cenas engraçadas.

FDM (boneco virtual , mas também solidário com as vítimas da operação "Chove sobre Santiago")... disse...

Como estive a pôr alguns assuntos domésticos e burocráticos em dia, só agora é que pude estar on-line com este blogue.

Quando tiver mais disponibilidade farei o respectivo «up-grade» em relação à produção bloguística aqui publicada, e que duma forma geral, foi bastante intensa e polémica, quer nos posts, quer nos comentários.

Em todo o caso, e em "resposta" ao Sr.Nélson Fraga, estou solidário com a lembrança do 11 de Setembro de 1973, data nefasta para a Democracia e Liberdade, como a entendemos no hemisfério ocidental.

Nessa data fadítica (11-09-1973) houve um sangrento golpe militar
que derrubou o Presidente Salvador Allende, eleito democráticamente pelo povo do Chile.

Esse golpe de Estado foi o culminar de várias manobras desestabilizadoras por parte das forças mais reaccionárias do Chile, com o apoio táctico e diplomático da Administração Americana à data (Nixon e o judeu Kissinger).

Embora esse apoio fosse dado no contexto da "guerra fria" que dividia o Mundo entre as duas superpotências da altura (USA E USSR), a verdade é que esta nódoa perseguirá a América durante muito tempo.

Não esquecer também que foi sob a mesma administração americana (Ford e Kissinguer) que a Indonésia teve carta branca para invadir East-Timor, e com a cumplicidade vergonhosa do governo de Lisboa.

Recordar estas negras efemérides da nossa história contemporânea é fundamental para que crimes desta envergadura não fiquem impunes ou no esquecimento por motivos de "real politik".

FDM (boneco virtual, mas muito intrigado com a "ideologia" duciana)... disse...

Sem querer criar nenhuma polémica,
fico estupefacto com os "vivas" (à vida; à liberdade e a New York) do Il Duce, quando o que ele sustenta em termos ideológicos é precisamente o oposto, não mostrando qualquer respeito ou compaixão por dois grandes combatentes da Liberdade por meios pacíficos: Zeca Afonso e Salvador Allende.

Este Duce é uma personagem curiosa...

Será que bebi "Don Perignon" a mais, ou alguém anda a "boer" em demasia bagaço do Pico?

(Para "matar" alguma curiosidade aqui já manifestada pelo amigo Duce, informo que o tal blaser comprado em Boston já foi estreado.
Foi pelos meus anos e num jantar à luz das velas num restaurante do Swissôtel Metropole Geneve e com uma vista magnífica para o Lago Léman.
Inesquecível!)

Anónimo disse...

E até já se pensa em negociar com os talibãs, o que deve ser facil, amigos do antigamente...
E os artigos de opinião ficam sem resposta? Estes tambem são passados a pente fino por vocês?
Não vive este blogue do diz que disse anónimo? Porquê tanto escrúpulo? Quem mudou na vossa direcção para voçês mudarem de opinião? Quem aí chegou de novo? Quem é essa suprema autoridade?
Reparem, Suprema Autoridade, pia fininho, ai não...

Anónimo disse...

Ó mamão e a tua apologia ao ensino no tempo do Salazar? Fala o roto do descozido, muita assertividade e pouca coerencia...

Farto de poibição disse...

Para muitos o anonimato é o único meio de expressão face a uma máfia dirigente omnipresente.
Impedir esta liberdade precisamente num momento importante como o das eleições é vergonhoso, e espero que alguém abre um blogue onde não haja esta censura.

Anónimo disse...

De facto esta medida da administração do blog não faz sentido nenhum. Como já tive oportunidade de sugerir há uns tempos atrás, basta à administração eliminar os comentários ofensivos (suino, etc) descontextualizados (comentar alhos quando o post é de bogalhos) e o problema fica resolvido.
Dir-me-ão que isto dá muito trabalho, talvez, mas na minha modesta opinião, esta seria a medida mais adequada para, por uma lado promover a dignificação das caixas de comentários, e por outro garantir a continuidade de um espaço onde quem quiser possa transmitir as suas opiniões sobre os diversos temas postados no blog.
Impedir a possibilidade de comentar os posts, mais não é do que asfixiar a tão apregoada democracia que os administradores do blog “defendem”.

Anónimo disse...

Meus Deus depois do livro do Gonçalo Amaral, do Jornal Nacional, só nos faltava esta.

Que vergonha

Para aonde vai este Pais, onde anda esta juventude que não "ker ser rasca"

Senhores administradores se tivesse no vosso lugar dar um tiro nos miolos

Anónimo disse...

Tenho vergonha que sejam florenses,

Malta vamos nos unir e fazer um voto de silencio a estes fascistas de meia tigela

E depois dizem que não são patrocinados.ioool,Estamos todos a acreditar

Anónimo disse...

Ó Mamão, a minha ideologia dá-se bem com a liberdade... não se dá é bem com a anarquia!

Nunca somos totalmente livres, existem regras que são para cumprir por todos!
Simplesmente as minhas regras, ou da minha ideologia se quiser, são um pouco mais "apertadas" que as suas... E têm mesmo de ser, para evitar que apareçam mais Mamões como o senhor!
A sua liberdade acaba onde começa a do próximo... mas o senhor (que se diz democrata E cristão ahahah) mais os seus amigos bloquistas, trotskistas e anarquistas não compreendem isso!

Il Duce

Anónimo disse...

o farto de mamões pelo menos no outro blogue não lhe dão margem para ele postar nada.eh!eh!

FDM (boneco virtual e que acha grave o estado de saúde do Exmo Sr.Duce) disse...

Senhor Duce:

Não diga disparates.

Como é que você vem para aqui com "vivas à liberdade" e outras boutades, quando V. Exª. exibe um nick que é a perfeita antítese daquilo que você apregoa, para além de já ter sustentado aqui ideias totalitárias?

Assume-se como simpatizante dessas ideologias e deixa de travestir-se em "liberal à moda das Beiras»...

Tenha juízo ou fale com o prior da sua freguesia.

Anónimo disse...

"Regras que são para cumprir para todos" ?!
Acorda!

Anónimo disse...

"Regras para cumprir POR todos"!

Exacto! Os impostos são para pagar por todos, por exemplo...

Mas as "regras" a que me refiro estão previstas no código penal, chamam-se leis...
Então temos regras ou não temos?
Alguns à esquerda acham que as regras são muito apertadas e e que as pessoas roubam por necessidade, matam porque andam deprimidas e violam porque lhes apetece...
Pessoas mais à direita, acham que essas "regras" quando não são cumpridas deveriam ser severamente punidas e deveriam existir ainda mais regras...

Viva a liberdade! A minha acaba onde começa a vossa, sou livre, porque respeito as regras!

Il Duce

Anónimo disse...

O post com o endereço do "outro" blogue (livre e sem patrocino)também foi censurado?

Paulo Henriques disse...

Aqui fica o endereço de um outro blogue florentino. http://www.semasfixia.blogspot.com/