quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Zonas perigosas na Fajãzinha podem não voltar a ser habitadas como antes

regressaram a casa os moradores da Fajãzinha que no [passado] dia 3 de Dezembro ficaram desalojados devido aos deslizamentos de terra provocados pelas chuvas fortes que se fizeram sentir um pouco por todo o arquipélago. No entanto, duas das quatro famílias que tiveram de ser realojadas, dificilmente poderão voltar às suas habitações. 
As suas casas localizam-se em zonas perigosas que o Governo [Regional] quer interditar à habitação. As derrocadas e inundações de 3 de Dezembro deixaram duas casas em perigo de ruírem e outras três sem condições de habitabilidade, tendo os seus moradores sido alojados em moradias da Fajãzinha em melhor situação.

O Governo Regional deverá publicar no próximo ano as Cartas de risco geológico dos Açores. Nesses documentos, [ainda] em preparação, poderá mesmo vir a ser indicado que as fajãs são locais perigosos para se viver, pelo que o Executivo [regional] poderá mesmo avançar para a proibição de habitações nesses lugares a partir de 2012. 
As derrocadas têm sido frequentes nos caminhos de acesso a estes lugares junto ao mar, o que tem obrigado a obras dispendiosas.


Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: