Amianto ameaça a saúde nos Açores
O amianto está presente em 90 edifícios públicos da Região. O produto gera várias doenças, entre elas o cancro do pulmão.
Amianto, ou asbesto, é um produto que integra, por exemplo, os telhados de fibrocimento. Mas também pode ser encontrado em placas isoladoras ou em mosaicos. Trata-se de um mineral cancerígeno, proibido há muito na Europa.
São Miguel e Flores são as ilhas onde existem mais edifícios públicos com amianto. De acordo com a lei, nos próximos 10 anos a Região é obrigada a retirar este tipo de material das escolas, lares e polidesportivos.
Notícia: «Telejornal» da RTP/Açores.
Recentemente já havíamos noticiado que há "Edifícios públicos [em cuja construção foram usados materiais]... com amianto!".
Saudações florentinas!!€
2 comentários:
O amianto só é perigoso, quando se respira a fagulhas.
Quando de corta, perfura ou parte, libertam-se fagulhas microscópicas para o ar, que, quando respiradas, alojam-se de forma irreversivel nos pulmões.
Daí advém problemas respiratórios crónicos e cancros.
Um telhado de amianto quando muito velho, pode libertar dessas fagulhas.
Aqui nas Flores foi muito moda os fibrocimentos nos telhados, alguns dos quais com percentagens de amianto elevadas.
As nossas telhas de barro, as pedras das nossas paredes, a madeira dos nossos sobrados e a cal e o ocre das nossas paredes, é o mais saúdavel que temos.
No passado sábado [dia 12], o semanário «Expresso» trouxe esta notícia com chamada de primeira-página: "Cancro mata mais nos Açores. (...) População açoriana é a que mais morre por tumores em todo o país.".
Em outras notícias [«Açoriano Oriental», rádio Atlântida e «Jornal Diário»], ficamos também a saber que o cancro provocou 8.465 mortos na Região, na década entre 1997 e 2006.
Enviar um comentário