quarta-feira, 25 de maio de 2011

Centros de Saúde passam a decidir para que Hospital deslocar os seus doentes

Os Centros de Saúde das ilhas açorianas sem Hospital vão passar a poder decidir as deslocações dos doentes tendo em conta os tempos de espera dos Hospitais da Região e atendendo, sempre que possível, à preferência do doente.

Esta medida visa aperfeiçoar e facilitar as condições de acesso aos serviços de saúde por parte dos cidadãos que vivem em ilhas açorianas sem Hospital.

O regulamento de deslocação de doentes indica um Hospital de referência, que por exemplo no caso da ilha de São Jorge é o Hospital de Angra do Heroísmo, mas essa indicação preferencial só deve ser entendida para tempos de espera iguais, ou seja não serão encaminhados para Angra doentes que tenham de ficar em lista de espera se se verificar, por exemplo, que o Hospital da Horta ou o de Ponta Delgada tiverem uma resposta mais rápida.

Também foi dada a possibilidade dos doentes optarem por um outro Hospital sempre que isso represente uma deslocação menos onerosa para o Serviço Regional de Saúde, como por exemplo no caso em que as pessoas podem ficar alojadas em casa de familiares.


Notícia: «Açoriano Oriental» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: