segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ilha das Flores com menos habitantes

Nos últimos dez anos a ilha das Flores perdeu 206 habitantes, indicam os resultados provisórios dos Censos 2011. Além da perda de habitantes, verifica-se uma concentração das populações nos maiores centros urbanos e a consequente desertificação das freguesias rurais. A causa aparente deste fenómeno é o encerramento de escolas do primeiro ciclo.

Notícia: RDP/Antena 1 Açores.

Por dados (ainda não definitivos, nem oficiais) recebidos pelo «Fórum ilha das Flores», em 2001 segundo os Censos havia 3.995 pessoas a residir na ilha das Flores e em 2011 foram registados apenas 3.789 indivíduos; isto é, os tais menos 206 habitantes florentinos.

O concelho de Santa Cruz foi o causador dessa "sangria populacional" florentina, passando na última década de 2.493 pessoas para 2.288 habitantes. A freguesia de Ponta Delgada foi a que teve maior perda de população: de 453 passou a 358 pessoas; seguindo-se Santa Cruz (1.810 para 1.724), Cedros (152 para 129) e Caveira (78 para 77).

O concelho das Lajes teve diminuição de apenas um habitante nos últimos dez anos, de 1.502 para 1.501! As freguesias das Lajes (de 540 para 627) e da Lomba (de 197 para 206) foram as únicas da ilha das Flores a aumentarem a sua população na pretérita década. Por outro lado, Fazenda (278 para 257), Fajã Grande (225 para 199), Fajãzinha (105 para 76), Lajedo (107 par 93) e Mosteiro (50 para 43) tiveram algumas perdas.

Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

já não vinha cá hà uns tempos e tenho que acrescentar que apesar do Nelson nunca ter escondido a sua cor (agora mais ténue) politica, não creio fazer sentido a publicação de posts como os que foram publicados.
Pelos vistos o blogue é teu!!
E os resultados eleitorais na ilha das flores? quem eram os candidatos pela nossa região? visto não encontrar resposta nenhuma, creio que a minha ultima visita a este blog, coincidira com a ultima visita de muitos mais!

Fórum ilha das Flores disse...

Caro anónimo,

No dia 14 de Maio foi publicada uma notícia sobre os candidatos pelos Açores. http://ailhadasflores.blogspot.com/2011/05/legislativas-2011.html

Um abraço e não tome a árvore pela floresta!

Anónimo disse...

Se somos menos, e os dados o confirmam, somos também muito mais ricos.

Interessante seria quantificar-se o nosso PIB per capita.

Nelson Fraga disse...

"Amig@" anónim@ de ontem [6 de Junho] às 12h29,

eu irei publicar a minha opinião (assinada, ao contrário da sua!) neste «Fórum ilha das Flores» quando e com o conteúdo que muito bem me apetecer! se você não gosta, tem uma boa solução para isso: não leia! não tenho é que pedir licença a V. Ex.a sobre o que considera ter sentido (ou não) aqui publicar.

como bem se viu pela resposta duma outra pessoa da "administração" deste blogue, você veio com "sete pedras na mão" sem sequer se ter dado ao trabalhinho de fazer uma pesquisa no «Fórum» sobre publicações anteriores desse tema.

então, passar bem! vá-se catar... você nunca foi convidad@ a cá vir e se não voltar a visitar este «Fórum ilha das Flores» não irá certamente fazer (a mim) grande falta. adeus!

Anónimo disse...

Caro anónimo de 6 de Junho,12;29,quero manifestar-lhe o meu apreço pela denúncia feita.
Não ponho em causa a manifestação de uma preferência;afinal vivemos em democracia.Discordo,sim,da forma e do conteúdo.Habitualmente os artigos aqui publicados,são de livre apreciação e discussão.O facto de estes o não serem,faz-me lembrar os
recados que os antigos padres davam nas Igrejas,que por serem nesses locais, não tinham direito a resposta.Quanto ao conteúdo,discordo que se culpem de igual modo, pelo estado a que o país chegou,os três partidos democráticos.Nos últimos 6 anos, da responsabilidade do PS,a nossa dívida externa passou de 88 mil milhões para 170 mil milhões,o défice orçamental duplicou,o desemprego ultrapassa o dobro ...
Há décadas que não éramos desacreditados internacionalmente...
Afinal em que ficamos ? É tudo igual? Tenham juízo !
Quanto ao meio utilizado para indirectamente apelar ao voto em determinado sentido,não me pronuncio.Está tudo dito pelo anónimo de 6 de Junho.
Boa noite

Nelson Fraga disse...

À meia noite da passada sexta-feira (ou seja, às zero horas de sábado, dia 7 de Junho) retirei a possibilidade de se efectuar quaisquer comentários aos meus "posts" sobre as Eleições Legislativas, pelo simples facto de já estarmos em período dito de reflexão para o acto eleitoral e de não ser possível fazer-se campanha (qualquer que ela fosse). Foi tão só por essa simples razão de respeito cívico pelo acto democrático que o fiz!

Mas se mais fosse preciso, os comentários neste «Fórum ilha das Flores» têm um conjunto de regras publicitadas há mais de 4 anos. Se calhar faz falta a algumas pessoas voltarem a lê-las.

Agora, por favor vão fazer esses vossos queixumes (que têm todo o direito de os fazer!) para a publicação relativa às Eleições Legislativas e tentem cingir-se aqui ao tema desta notícia: as perdas populacionais da ilha das Flores.

Anónimo disse...

O anónimo das 12:29 não deixa de ser atrevido.
Pelo trato rude, modos atrevidotes, lingua afiada e estilo adamado, não deve ser dificil intuir o partido por onde ciranda.
Cada um escreve aquilo que entende desde que não difame os outros.
Quem concordar muito bem, quem não concordar - e eu não raras vezes discordo do aqui se posta - tem de aceitar a opinião dos outros.
Vem aqui quem quer.

É na diversidade de opiniões, ideias e posturas que se constroiem os melhores edificios.

Anónimo disse...

Quem está mal muda-se, já diz o ditado e amigo não empata amigo. Tal e qual como tem feito a população das Flores. Viver nas Flores nunca foi fácil mas já houve períodos em que foi menos dificil. Contrariamente ao que julgam os de fora, a vida nas Flores é cara, e é acima de tudo por isso que muitos vão embora. Penso que existem algumas medidas que poderiam ser tomadas pelos politicos para atrair pessoas às Flores, já que no meu entendimento outro dos factores que repele habitantes da ilha são as condições climatéricas contra as quais nada há a fazer.
Como continental residente há um bom par de anos nas Flores, vejo que existem recursos e potencial para melhorar a qualidade de vida dos florentinos e com isso atrair novos habitantes. Pessoas que queira trabalhar, porque uma grande fatia dos que cá vivem não querem mesmo fazer nada, quando cheira a trabalho a coisa complica, bastante.
Não quero com isto ofender aqueles que fazem alguma coisa, porque há gente muito trabalhadora nas Flores, trabalhando até demais, o que é mau na medida em que não lhes permite olhar à sua volta...
Vale mais poucos mas bons, é como os amigos. Eu tenho muito orgulho de "ser" florentino.
Cumprimentos para todos.

Anónimo disse...

Além das Flores com menos habitantes o Governo não ajuda. Vejam que se fez um Porto de Recreio numa Ilha que é a porta aberta aos Iates vindos da América do Norte em vez de se fazer uma Marina. Sabe-se que os iatistas não gastam muito dinheiro mas se tivesem uma Marina juntaria muitos e do pouco dinheiro que eles gastasem seria já muito bom para a econumia das Flores. Escreveu um Florentino que vive na Terceira e era Socialista e por não terem feito a Marina nas Lajes das Flores vota agora P.S.D.