domingo, 19 de junho de 2011

Alunos açorianos têm mais dificuldades quando ingressam no Ensino Superior

Os alunos açorianos são mais fracos psicologicamente e não têm hábitos de leitura, apresentando assim mais dificuldades quando ingressam no ensino superior, afirmou o professor universitário Miguel Monjardino.

"Os alunos das ilhas são pouco robustos do ponto de vista psicológico (comparativamente aos colegas do Continente, quando chegam à Universidade)", afirmou Miguel Monjardino, salientando que os alunos açorianos "estão habituados a seguir a opinião dos professores", não tendo, por isso, opiniões formadas, "quando na Universidade a opinião do aluno é fundamental".

Na intervenção que proferiu no II Encontro de Pais [que decorreu em Angra do Heroísmo], o docente da Universidade Católica Portuguesa frisou ainda que a "participação nas aulas é importante", salientando que os alunos açorianos nas suas aulas "sentam-se nas filas de trás" e "pedem resumos dos livros".

Para inverter este quadro, Miguel Monjardino defendeu que a escola [nos Açores] deve ser mais exigente e os alunos devem "ler mais".


Notícia: «Açoriano Oriental», «Diário dos Açores» e TVi24.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Vamos acabar com a gosma e a ronha! disse...

Têm dificuldades porque as famílias não incentivam o estudo e os professores passam o dia a elencar «reinvindações» e a pedir mais carcanhol.

Trabalhem e estudem, e o resultado será outro!

Anónimo disse...

Esta pergunta não tem nada a ver com o artigo que está escrito mas eu não tenho outro meio senão este. Com o novo Governo Central P.S.D. que entra em funções terça feira espero que este mes de junho chegue ás Flores e Corvo o cabo de Fibra para as Telecomunicações, TV,Internet,etc,etc. Assina o sempre atento para o melhor do Grupo Ocidental.

Anónimo disse...

Concordo plenamente que a escolas açorianas devem ser mais exigentes!! Obviamente não as conheço todas, só aqui nas Flores. Os professores do "antigo" ensino é que não só tenha moral mas também eram exigentes. Não tou a dizer que hoje não há bom professores, porque há muitos, são é limitados no que podem fazer. Onde é que se vê um aluno repetente só poder ter aulas de apoio ou seja frequentar os "clubes" de Matemática ou outra disciplina só no segundo período...e as desculpas sendo "ai os professores ainda estão a fazer o seu horário ....o que é isto, se são repetentes é preciso começar a trabalhar com eles desde o primeiro dia de escola!! Em fim um desabafo de uma mãe frustrada com o sistema e com a burocracia.

Anónimo disse...

É a condição de ilhéu.
Viver num lugar pequeno, com fronteiras bem limitadas pelo mar e sujeito a pressões sociais significativas, tem os seus custos.

Há açorianos contudo que são melhores entre os melhores.
A serenidade que o isolamento traz, propicia a reflexão.

S.D. disse...

Bem, eu a ler isto, fez-me recordar um episódio que se passou comigo há uns 3/4 anos quando estava ainda na Licenciatura, que um senhor professor disse-me que nós nos Açores tínhamos as coisas muito facilitadas, que era um fim de Mundo, etc. etc. ... Na verdade nessa altura tive quase a certeza que só faltou ele chamar-me burra!
O ponto a que quero chegar, é que acabei a Licenciatura e agora estou a finalizar o Mestrado, afinal não era assim tão burra! Não é por sermos dos Açores que temos mais dificuldade no ingresso no ensino superior, isso vai de cada um porque eu por exemplo sempre li, sempre me apliquei nos estudos! E a verdade é que temos muitos jovens açorianos a distinguirem-se pelo Mundo fora...
Este senhor professor possivelmente está a fazer uma generalização a todos os açorianos, mas no entanto fala dos alunos açorianos que tem nas suas aulas!! Será que ele fez um estudo ou simplesmente afirma com base nos seus alunos?? Eu gostava que ele fizesse um estudo, e não se reduzisse somente à Católica, porque é uma universidade privada e desde que os paizinhos tenham dinheiro mais facilmente se pode entrar!
Também dou a mão a palmatória e concordo com a mãe frustrada (peço desculpa, mas foi a forma de me referir ao seu comentário) … porque eu tenho um irmão mais novo que eu, 8 anos, e notei bem a diferença, tanto a nível da escola ser menos rigorosa como dos professores… A culpa de quem é? Não sei, e normalmente a culpa nunca morre solteira! Mas também a verdade é que ele teve a mesma educação, teve o meu exemplo por perto e mesmo assim fartou-se da escola…
É tudo o que tenho a dizer!