quarta-feira, 29 de junho de 2011

Utentes do Serviço Regional de Saúde vão ter que pagar pela primeira vez taxa moderadora a partir de 1 de Julho

As taxas moderadoras de acesso aos serviços de saúde nos Açores começam nesta sexta-feira [dia 1 de Julho] a ser aplicadas pela primeira vez, com tarifas que variam entre 1 euro e 6 euros por paciente.

Os valores foram divulgados em anúncios publicados na imprensa açoriana pela Secretaria Regional da Saúde, que explicam quem vai pagar as novas taxas - até agora o acesso aos serviços de saúde nas ilhas era totalmente gratuito -, e quem está isento do pagamento do novo imposto.

O valor das taxas moderadoras surge em destaque na publicidade feita pelo Governo Regional açoriano, que distingue o preço consoante se trate de acessos aos Hospitais ou aos Centros de Saúde (estes últimos são mais baratos).

Uma consulta num dos três Hospitais do arquipélago (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo ou Horta), passa a custar, a partir de 1 de Julho, 5 euros (apenas 2 euros nos Centros de Saúde), ao passo que as urgências sobem para 6 euros (4 euros nos Centros de Saúde).

As sessões de fisioterapia vão custar 1 euro cada, independentemente do local onde são realizadas, ao passo que as análises clínicas terão o mesmo valor que está definido pela legislação nacional em vigor, embora o anúncio governamental regional não adiante qual.

O mesmo anúncio explica que estas taxas “constituem pagamentos de valores em dinheiro, meramente simbólicos” que têm três objectivos fundamentais: respeitar o “princípio da justiça social”, promover a “racionalização dos recursos” e contribuir para o “desenvolvimento sustentado” do Serviço Regional de Saúde.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Vão pagar tanto como custa um maço de tabaco.

Anónimo disse...

Farto de Mamões avisou que se continuassem a «comer e a boer» à custa do Estado, que iam todos acabar à porta do Centro de Saúde com cheque na mão para poderem ser atendidos...

Mas, nessa altura, andavam todos entretidos com as bifanas, as sardinhas, as Superbocks e a chungaria dos GNR!

Agora chupem que é democrático!

Anónimo disse...

e ainda vai ser pior não quiseram pegar no sacho para produzir que até o milho que numa ilha deu para pão para todo o ano vem de fora, e agora o dinheiro vai faltar ainda vai ser como no meu tempo ia-se quase a pedir por esmola para se ganhar um dia de trabalho de manhã até ao anoitecer e bem contente se vinha para casa com os pés descalços e com 4$oo na aljobeira

Anónimo disse...

Dou trabalho.
1,55 euros à hora.
Para quem quiser.

Anónimo disse...

1,55 à hora?

Vai trabalhar, chulo da Praça!

Anónimo disse...

Muito bem feito, agora paguem o preço do vosso voto, ehehehehehehhehehehehe Pagem e mais nada, ehehehehehehehhehehehhehe que fixe!!

Anónimo disse...

pago 1 euro á hora e é como antigamente de sol a sol.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, através duma notícia do «Açoriano Oriental»: "Pacientes consideram injustas e exageradas [as recém criadas] taxas moderadoras na saúde".

Muitos dos açorianos que [na passada sexta-feira, dia 1] começaram a pagar, pela primeira vez, taxas moderadoras nas unidades de saúde públicas do arquipélago, consideram “injusto” e “exagerado” o valor cobrado por uma consulta.

Anónimo disse...

Acho muito bem...são sempre os mesmos que lá vão..

Anónimo disse...

Bem-vindo seja o FDM!..

Tive um enorme comentário para a chegada triunfante à recepção do F.D.M. Que Deus o traga nas asas dum pardal à coluna de comentários do Forum Ilha Das Flores.
Infelizmente, veio um temporal internetário e levou o comentário consigo.Com tudo isto,agarrei-me ao teclado e cá estou com quatro ou cinco linhas para atirar foguetes à sua chegada------DCA