quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pela extensão do cabo de fibra óptica

mais de uma década que as populações das ilhas das Flores e do Corvo vêm sendo ludibriadas com consecutivas promessas nunca cumpridas, quer pelos sucessivos Governos da República (PSD, CDS/PP e PS) como também pelo Governo Regional (PS), quanto à extensão do cabo de fibra óptica que já passa há bastantes anos pelas restantes ilhas do arquipélago dos Açores.

Este tratamento desfavorável das ilhas ocidentais açorianas repercute-se no seu quotidiano em todo tipo de telecomunicações nestas duas ilhas: a muito lenta velocidade de acesso à internet, a fraca pujança na comunicação e troca de dados que as empresas comerciais e as entidades públicas necessitam fazer com o exterior, a medíocre qualidade das chamadas telefónicas (quer sejam fixas, quer sejam móveis), a inexistência de televisão por cabo que seja efectivamente cablada (apenas há o muito mais oneroso acesso por satélite), etc.

No passado dia 18 de Maio de 2011 foi anunciada a assinatura do contrato de instalação das redes de nova geração e do cabo de fibra óptica de interligação das ilhas das Flores e do Corvo a todo o Arquipélago e ao Continente. Afirmou-se também que o projecto envolve um investimento de cerca de 20 milhões de euros, a maior parte do qual será proveniente de financiamento público com recurso a fundos comunitários.


Após mais de uma década de muitos enganos, os Povos corvino e florentino estão absolutamente cansados de repetidas e ilusórias promessas da extensão do cabo de fibra óptica até às suas ilhas! Assim, deste modo e numa acção cívica pela transparência dos contratos públicos, vêm as pessoas abaixo assinadas requerer que seja tornada pública informação sucinta, clara e concreta acerca da pormenorizada calendarização e dos prazos para a execução das várias fases desta empreitada de extensão do cabo de fibra óptica às ilhas ocidentais açorianas.

São entidades destinatárias desta Petição: o Governo Regional dos Açores, a Assembleia Legislativa Regional, o Governo da República, a Comissão Europeia e a Portugal Telecom.

Assinar (e divulgar pelos vossos contactos e amigos!) a Petição pela «Extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo» em http://www.peticao24.com/fibra_optica_ilhas_ocidentais_azores.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Ha uns anos que existem umas coisas chamadas satelites.

Mais baratas e mais comodas.

Anónimo disse...

Já estamos cançados de tanto lutar

Anónimo disse...

À muitos anos à esperar pelo Cabo de Fibra, é como nós nas Lajes á espera de uma Marina e fazem um Porto de Recreio.
Assim vai os Açores.

Anónimo disse...

Nao mereciam era nada!!!
No dia da inogoraçao nem se dignaram a aparecer!!! Isto em relaçao ao porto de recreio!

Anónimo disse...

aparecer para um porto de recreio nós sempre lutamos era por uma marina e não um porto de recreio. em são miguel fazem marinas por todos os lados e não passa por lá iates. a poucos dias vi no fecebook em vila frança uma grande marina em ponta delgada outra para que, andar ás moscas mas já se sabe que nas ilhas pequenas não se faz nada de jeito por isso não vale a pena aparecer em inaugurações.