Cavaco nos Açores para visitar as ilhas menos desenvolvidas do arquipélago
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, chega na terça-feira [dia 20] aos Açores para uma visita oficial que o levará às ilhas menos desenvolvidas do arquipélago, onde estará acompanhado por Carlos César [presidente do Governo Regional] com quem tem mantido uma relação tensa.
Aníbal Cavaco Silva desloca-se a Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo, passando ainda por São Miguel, onde preside à inauguração do Centro de Estudos Natália Correia, já sem a presença de Carlos César, que estará numa reunião do Conselho de Governo [Regional].
Esta visita [presidencial] ocorre quatro anos depois da primeira deslocação de Cavaco Silva aos Açores e depois de várias divergências públicas com o presidente do executivo regional. O afastamento entre os dois começou em Julho de 2008 quando Cavaco Silva pediu a fiscalização da constitucionalidade do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, que culminou com a declaração de inconstitucionalidade de oito normas do diploma, aprovado por unanimidade na Assembleia da República.
Uma declaração de Cavaco Silva ao país em finais de Julho [de 2008] alertando para a possibilidade de estar em causa a separação de poderes e as suas competências constitucionais marcou o Verão político e, mesmo depois de o Parlamento [nacional] ter corrigido as oito normas, o Presidente da República vetou o diploma em finais de Outubro.
O Estatuto Político-Administrativo dos Açores acabou por ser reconfirmada pelo Parlamento Regional com os votos contra do PSD e uma abstenção do CDS/PP.
Notícia: SiC Notícias e «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!
22 comentários:
Adenda informativa com o programa da visita presidencial para as ilhas ocidentais:
23 de Setembro de 2011
09:05 - partida [de São Jorge] para as Flores
10:00 - chegada à ilha das Flores
10:30 - visita à antiga Fábrica da Baleia e ao Centro Interpretativo Ambiental do Boqueirão, em Santa Cruz das Flores
11:50 - partida para o Corvo
12:00 - chegada ao Corvo
- recepção nos Paços do Concelho do Corvo
- almoço com a população do Corvo
14:50 - partida para as Flores
15:00 - regresso à ilha das Flores
16:45 - visita à exposição fotográfica “Aproximações”, de Jorge Barros, no Museu das Flores
17:45 - recepção na Câmara Municipal de Lajes das Flores
19:00 - visita à Fajã Grande e jantar oferecido pelos presidentes das Câmaras Municipais de Santa Cruz das Flores e de Lajes das Flores
24 de Setembro de 2011
10:00 - partida [da ilha das Flores] para São Miguel
eu acho que nem o deviam deixar entrar nos Açores...se ele e toda a cambada que traz consigo quer fazer férias , que o façam da sua algibeira.
nicolau florentino
diz aqui almoço oferecido pelos presidentes das camaras. no tempo do salazar é que se dizia almoço oferecido pelo governo mas agora deve-se dizer almoço oferecido pelos contribuintes.
Seja bem-vindo Sr. Presidente
Pois é, este malandro vem comer e passear às custas dos meus impostos, espero que chova muito e faça muito vento e que tudo corra pelo pior, são os votos de um contribuinte deste país!
se o país está em crise o que vem cá fazer o presidente nada então ficava lá e poupava-se milhares de euros.
Será que os estrondosos calotes Madeirenses não mereciam, da parte do Sr. Presidente, uma comunicação ao país?
Da Madeira dizem que o Sr. Presidente sabia de tudo. Da ocultação de dividas e dos escadalosos montantes. A ser verdade, este presidente foi irresponsável, não acautelou o interesse dos contribuintes, e por isso devioa demitir-se.
A camarilha laranja açoriana te
Sem palavras a fotografia diz tude.
Ele que vá para a Madeira.
Os Açores não precisam de Presidente nenhum!
eu não estou nas flores mas se tive-se eu nem o queria ver.um país em crise e vem ver as ilhas que não viu da outra vez e gastar uns milhares de euros do meu bolso que já são poucos.
as pessoas que estão aqui a fazer os comentários contra o sr.presidente da República,se poderem vão ser os primeiros a esticar a mão para o cumprimentar.
assinado:fanecas.
ó anónimo das 23.11 espera por mim para veres mas mantem-te sentado e a uma sombra.
O país em crise e este marmelo a gastar à grande o dinheiro dos contribuintes, haja vergonha e paciencia para aturar este sistema politico! É uma vergonha! Que vêm ele fazer às ilhas mais pequenas? Nada! Vêm ver a desgraça, a pobresa e no final fazer um discurso da treta! Hà pessoas que gostam mesmo de ver a desgraça dos outros e ser recebido que nem um rei. Estes presidentes da Câmara oferecem um banquete mas esquecem-se que o povo também têm barriga, pelo menos o do Corvo oferece a toda a população. Que democracia é esta? Engoradar os chulos! Espero que os presidentes das Càmaras fiquem com uma caganheira da pior e que tenham de ficar pelo menos uma semana de cama! Tenho vergonha desta mentalidade portuguesa e muito mais de ser portugues!
Adenda informativa com notícia da RTP/Antena 1 Açores: "Visita do presidente Cavaco Silva aos Açores começou com um incidente aéreo".
Ontem à saída do aeroporto de Ponta Delgada um avião militar CASA 295 da Base das Lajes, que transportava para Santa Maria autoridades regionais, militares e o Representante da República, perdeu um motor à descolagem.
A aeronave conseguiu regressar à pista em segurança. Os passageiros seguiram para Santa Maria num helicóptero Merlin que se deslocou da ilha Terceira, e ainda chegaram a tempo de cumprimentar o Presidente da República.
O avião que sofreu o incidente já está a voar, mas não acompanha a comitiva presidencial que se faz transportar em dois aviões da mesma classe, CASA 295, aparelhos que se deslocaram de Lisboa.
Esta brincadeira vainos custar uns milhares de € ????
Meus senhores
As barbaridades que aqui são ditas àcerca do Senhor Presidente da República e da sua visita aos Açores, são de bradar aos céus! De três uma; Ou o anonimato permite muito mais do que se imagina,ou os comentadores deste blog são muito mal educados, ou simplesmente não merecem ser cidadãos de uma Pátria com 900 anos de história.Sinceramente! O Presidente da República, enquanto tal, não é um cidadão qualquer;é a mais alta figura da Nação, eleito pelos portugueses. Não é um oportunista que necessite e queira passear à custa de quem quer que seja,valendo-se,para isso, do cargo que exerce.Tem o direito e o dever de exercer as suas funções em todo o território nacional e as Flores é Portugal. Custa dinheiro ? custa.Tal como custou a visita da esposa do Presidente do Governo Regional ao Canadá, como custou a deslocação dos Deputados do PS para as Jornadas Parlamentares nas Flores, só para citar duas, de memória.Pensem pela sua cabeça, porque um povo que não pensa é um povo alienado. Boa noite.
um povo que não pensa diz o anónimo das 23,47. não o povo pensa e tem razão se o país está cada vez pior não tem que fazer visitas ao açores. sou do tempo do z salazar e só veio uma vez aos açores o américo tomaz e este já são duas ou tres vezes estamos em crise não é de sair de casa com um simples telefonema ou uma carta se resolve vários assuntos como se fazia no tempo do salazar.
Barbaridade é o que este comentador
das 23;47 escreve.
Cavaco demonstrou por várias vezes que odeia os Açores e os Açorianos.
Por mim ninguém devia aparecer no aeroporto.
Quem não se sente não é de boa gente!
Muito bem, caro anónimo das 23:47. As declarações que têm sido feitas neste blog acerca do assunto, revelam para além de falta de educação, uma enorme falta de patriotismo, e... de memória claro
Deveriam ir ao aeroporto e voltar as costas a este lorde mas como sei e bem conheço esta gentinha vão estar todos presentes para receber o presidente da republica das bananas! As Flores infelizmente está repleta de gentinha sem inteligencia!
Sem papas na língua, são os três últimos indíviduos dos comentários acima. Destaco mais o comentador das 12:50 por abordar o que eu não encontro agora: a volta do Exmo
Presidente Cavaco Silva dizer que "não gosta dos açorianos" Verdade pura e nua. Tenho isso algures por aqui num Jornal com esse desgostoso manifesto. Ele disse-o!..Então, se sabe que o disse, para que veio aos Açores??
Apenas fazer seu dever e uma ementa variada? Nós nos Açores merecemos mais que isso...
Este cavalheiro acima das 23:47, deve ser outro 'choquinha' de nariz acastanhado; ou um bom canto de mesa que compartilha dos jantares presidenciais e acólitos.
-Para lhe ter sido mais normal, e discreto, ficaria num cantinho sem abrir a tampa do espermacete. Se assim fosse, mesmo acastanhado, ninguém lhe via o nariz.
A maior patifaria, foi funcionar tudo enquanto o PR esteve no Grupo Ocidental. Agora, mesmo que a cabo seja instalado rapidamente, o seu orgulho de Presidente e validade das suas palavras nada vale.
-Outra nota a esse/a das 23:47, se você é assim um (pró-cu-rador) do Sr. Presidente, apresente-se com o nome escarrapachado por baixo das baboseiras virtuais que proferiu.
Caiu um motor do avião, que esses (beija-cus de esgrima nasal)apanharam o cagaço, para regressar a horas de lhe enfiar bem o nariz.
-O tempo e a inconveniência que os florentinos e corvinos passaram, de não ter usufruido dos benefícios desse CABO, por descuido e falta de consideração dos governantes algures, e sempre da parte governativa,é intolerável. Não há desculpas.
Eles, nem se lembram que, a abnegação e desapego do cantinho mais retirado de Portugal, pode-lhe custar dissabores. As ilhas Flores e Corvo, levaram 50 anos para serem povoadas e aceitaveis.
O desleixo pode-lhes custar desapontamentos.
Os Açores, propriamente vistos, em relacionamento com o Governo Central,já está como uma balança desequilibrada ou perpendicular...
A independência dos Açores,chegará
primeiro que a do Quebec com o Canadá. P'ra lá vamos!..
Denis Correia Almeida
Hamilton,Ontario, Canadá.
Este senhor nunca deveria ter ido aos Açores...enganou-se no destino de férias
os portugueses e os acoreanos estão fartos dele e da sua governação onde nunca abre a boca pra nada e sobre nada se pronuncia
para passear à nossa custa não...o Sr Silva que vá para a Madeira ter com o seu amigo do peito e que vá ajudar a tapar o buraco que o ditador da ilha fez...nos Açores nao faz falta
Enviar um comentário