segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Internet [mais rápida, só] por um dia

A visita do Presidente da República, Cavaco Silva, às ilhas mais pequenas dos Açores é salutar. É importante que as mais altas esferas do poder conheçam as dificuldades das regiões mais remotas e isoladas do país. Consideramos é que não vale falsear essa realidade, dotando essas ilhas de condições que os locais não usufruem durante todo o ano, aliás todos estes anos.

Gostaríamos que o Presidente da República, bem como toda a sua comitiva, onde se incluem os jornalistas deslocados para o acompanhar, tivessem constatado a dificuldade existente nas comunicações virtuais, por exemplo. Mas ao contrário, por um dia e um dia só, os corvinos e florentinos usufruiram de uma qualidade e velocidade de internet há muito desejada, mas nunca até então possível.

Para o Grupo Ocidental, ilha das Flores e Corvo, o isolamento é agravado e muito pela inexistência do cabo de fibra óptica e, se por um lado compreendemos a necessidade dos jornalistas poderem enviar as respectivas reportagens e cobertura jornalística para as suas redações atempadamente, compreendemos também o quanto é fundamental a uma população inteira aceder à informação e à comunicação global durante todo o ano. Daí que para que o Presidente da República e sua comitiva poderem realmente constatar o isolamento desta ilhas, seria importante que partilhassem as reais dificuldades que nessas ilhas se fazem sentir. Tal não aconteceu.

Posto isto, colocamos as seguintes questões: será possível estas ilhas usufruirem de internet mais rápida sem a presença do senhor Presidente da República? Qual foi o custo desse reforço de sinal de satélite por um dia? Será possível manter esse reforço até à instalação do cabo de fibra óptica?

Ficamos com a ideia de que existem realmente cidadãos de primeira e cidadãos de segunda e que a população do Grupo Ocidental é sistematicamente tratada como composta por cidadãos de segunda, excepto aquando da visita de um Presidente da República. Lamentamos.

Queremos, para finalizar, realçar a denúncia desta situação por parte da população florentina e do grupo de colaboradores do MR9 das Flores, que desta vez tiveram menor dificuldade em o divulgar via net.


Notícia: sítio do MR9 - «Movimento Regional 9 Ilhas».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Quem incluiu as Flores no padrão das ilhas mais pequenas??

A ilha das Flores é a maior das quatro mais pequenas. A ilha da Flores, p'ra ser tamanho do Faial só lhe falta 2.5.Bem se poderia dizer que, incluindo o Faial nas 5 mais pequenas, as Flores seria a segunda maior. Corvo, Graciosa e Santa Maria essas 3 ilhas são mais pequenas doe que as Flores.

Anónimo disse...

Os funcionários publicos que possuiam viaturas mercedes, audi e bmw foram dispensados das suas funções para acompanharem sua alteza pela ilha, ehehehehehhehe vivemos de aparencias neste país! Mais ridiculo que isso tudo foi o transporte de viaturas via avião para passear este lorde. Nas Flores não hà viaturas suficientemente boas para passear este lorde! Mas para os florentinos é muito bem feito pois foram todos bater palmas ao aeroporto, santa ignorancia! Ai se eu tivesse uma bomba tornava-me um verdadeiro terrorista!

E ele a dar! disse...

O Pereira é que dava um grande presidente da república!

Anónimo disse...

sim é verdade que o faial tambem deveria estar incluido nas ilhas mais pequenas, porque é do tamanho das flores. o faial foi maior que as flores na altura do farol dos capelinhos mas o mar levou aquele monte de cinza e ficou dos mesmo tamanho que as flores.mas é vergonha meter nas ilhas pequenas por ser cidade.

Anónimo disse...

Numa época de crise, o Sr. Presidente devia ter ficado em casa, poupando a carteira dos contribuintes.

O Sr. Presidente não se devia ter prestado às manobras da líder laranja, ao visitar S. Miguel. Porque é que não foi à Terceira?

Fórum ilha das Flores disse...

Breve resenha histórica sobre as actuações dos nossos governantes [nacionais e regionais] nos últimos quatro meses e meio sobre esta temática.

Em 18 de Maio de 2011, Antonio Mendonça [então ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações] assina protocolo referente à extensão até às ilhas das Flores e do Corvo [do cabo submarino] da fibra óptica durante o próximo ano. "É imprescindível que todos os portugueses possam beneficiar rapidamente destas novas tecnologias [Redes de telecomunicações de Nova Geração (RNG)] nas suas casas, nas escolas, nos hospitais, nos centros de saúde, em todos os serviços da administração pública", afirmou o [à época] ministro numa cerimónia em Santa Cruz das Flores.

Em 22 de Agosto, o Governo Regional revela querer falar com [o novo] ministro da Economia sobre a extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo.

Em 26 de Setembro, o Governo da República assegura [após reunião com o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos] que a ligação [do cabo submarino] da fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo "é para avançar".

Anónimo disse...

alguem sabe quanto custou a vinda do presidente aos açores, eu acho que nós contribuintes deveria-mos saber.

Anónimo disse...

um porco não se quer só e quando toca a ir aos bolsos do contribuinte eles são aos pares, vejamos as fotos. O que desejo é que estes abutres usem e abusem destes ignorantes portugueses! Viva à democracia!