segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Reactivação da emigração pode levar a maior despovoamento de algumas ilhas

A reactivação do fenómeno da emigração nos Açores, originada pela crise económica, poderá resultar no despovoamento das ilhas com menor número de habitantes e menos desenvolvidas, já atingidas por elevados índices de envelhecimento.

O alerta foi feito por Gilberta Rocha, investigadora da Universidade dos Açores, numa intervenção na 16ª Conferência Internacional Metropólis, o maior fórum mundial sobre migrações que decorreu em Ponta Delgada, acrescentando que estudos recentes indicam que apenas as ilhas de São Miguel e da Terceira revelaram crescimentos e equilíbrios demográficos nas últimas décadas. Em sentido contrário, ilhas como São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo registaram perdas da população da ordem dos 50 por cento e, segundo esta especialista, estão particularmente vulneráveis a um eventual retorno do fenómeno da emigração.

Gilberta Rocha, que falava num painel dedicado à mobilidade humana em contextos insulares, sublinhou que as ilhas, “por serem regiões normalmente mais débeis”, confrontam-se com fenómenos de emigração “mais intensos”. “Nós precisamos de gente jovem em termos de renovação das gerações e de pessoas qualificadas para o desenvolvimento económico e social e podemos assistir a uma situação gravosa” se esses activos deixarem as ilhas, frisou a investigadora da Universidade dos Açores.

No debate esteve também em destaque a especial ligação das ilhas aos fenómenos migratórios, considerando os conferencistas que as regiões insulares tanto podem funcionar como regiões de acolhimento de diáporas, de escala de emigrantes com outros destinos ou de emigração.


Notícia: «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

E depois?
Ficamos todos mais ricos e mais à larga!

Anónimo disse...

fazendo um arremedo da lei de lavoisier...na história nada se cria,nada se perde.Tudo se repete.
go west young man...enquanto é tempo,mas para o canadá porque as "californias de abundancia" do nosso saudoso Pedro das Mendonças,já estão falidas.
nicolau florentino

Anónimo disse...

Menos gente significa melhor distribuição de riqueza.

Anónimo disse...

imigrar para onde se o mundo está na banca rota, ainda ontem estiva a falar com meu primo da california através de video e ele disse-me que está uma grande crise por lá e muita gente desempregada e os patrões pagam uma bacatela de dolas á hora . como dizia meu pai mal por mal antes ficar na terra onde se nasce pelo menos ha-de haver um bocadinho de terra para plentar um pé de couve para matar a fome, e ele tinha razão.

Anónimo disse...

Aqui no Canadá, o 'calor' da crise vai dissipando gradualmente como o calor do passado verão.
Ouve-se no noticiário que [estão pondo mãos à obra] e prometem que em pouco tempo tudo se normalizará.

Respeitante à Califórnia, o que ela era dantes, já não é. Quem imigrou naquele tempo, trabalhou e poupou, comprou casa e terreno, agora está gozando as reformas.

-Principalmente os faialenses e picoenses,aquando do vulcão dos Capelinhos em 1958 tiveram (open spaces)acto e amabilidade do Presidente Kenedy. Imigraram, trabalharam, venceram, pouparam.

Muitos que o fizeram podem visitar os Açores.Não haja equívicos aqui, nem ilusivas aparências. Mas esse vulcão já se extinguiu e o Kenedy já morreu...

Nada desconfio da situação estar assim."pagar uma bagatela" na Califórnia, como acima leio. A patronagem no Cadadá é obrigada a pagar o mínimo. Serviu-se?.. Não pagou o mínimo? Vai ao tribunal e cadeia com ele.
Estou a par disso. Leio as notícias, vejo e ouço televisão.
Denis Correia Almeida

Anónimo disse...

Eu venho avisar desde alguns anos a estes moços novos para pegarem no sacho que eu estava a ver onde a loucura ia chegar. O que me matou a fome dezenas de anos o milho até vinha de fora não se preduzia nada, agora apertem o cinto e arregasem as mangas para indireitar o que está torto de á muitos anos para cá.José Fernandes.

Anónimo disse...

Direitinho Fernandes, eles não querem dobrar a giba; é só falar mal do governo e de tudo. eles que vaiam trabalhar com o sacho. Cavar terra planter couves, semear milho e, esse das Lajes que é muito inferior da maneira que fala de SC é um tolo qualquer, porque Santa Cruz é uma vila superior às Lajes, lá tem o Tribunal; a meteorologia que informa o mundo português e os imigrantes como o tempo está. A tua inferioridade faz-te ladrar dessa maneira sem resultado. cala a boca diabo tolo.